O PAPEL DO EDUCADOR NO MUNDO DE HOJE



O PAPEL DO EDUCADOR NO MUNDO DE HOJE

Estamos vivendo época de incertezas, mudanças e novos rumos que afetam frontalmente a educação no sentido de modificação de hábitos na prática docente e nas relações que se dão no cotidiano da Escola. O grande problema de tudo isso é que vemos que a estrutura organizacional dos ambientes escolares não se prepararam para as mudanças e acabam provocando um clima de ações que sempre procuram rivalizar professores e alunos tirando sempre a cumplicidade destes no processo de geração e construção do conhecimento. A educação é sobretudo troca, debates , construção de idéias e formação de hábitos que precisam ter como ponto de partida a formação ética e a proposta de construção de novas visões de mundo e busca pela justiça social e na certeza de luta pela igualdade.
As escolas estariam preparadas para o novo contexto de globalização ? Nossos educadores estão preparados para se aliarem aos alunos na construção do conhecimento? Nossos alunos entendem o sentido da educação ? Os pais sabem por que colocam seus filhos na escola? Tais questionamentos devem ser vistos de forma a procurar questionar sempre o papel da Escola no mundo moderno e tentar verificar ações que visem transformar o papel do ambiente escolar e dar ao educando um processo de geração de conhecimento menos traumático revendo modelos avaliativos e buscando relações mais harmônicas entre os personagens do contexto escolar para que o processo de geração de conhecimento tenha sempre uma razão de ser e tenha sempre ações de compromisso de todos no alcance de uma nova forma de entender , analisar e questionar o mundo em que vivemos.
Nos dias de hoje a tecnologia invade nossos lares, nossos locais de trabalho e nos diversos ambientes de vivência dos cidadãos e certamente reserva novas funções aos membros do processo de geração de conhecimento vivenciado na escola onde não é mais possível desenvolver escolas arcaicas em termos de conhecimentos e pautadas em uma lógica de aprendizado que visa apenas o responder a prova e não dá aos educandos oportunidades de conhecimento adequado e voltado essencialmente para a compreensão do valor das transformações e dos aspectos da dinâmica social que molda espaços e faz idéias e concepções. A Escola não é a mesma de décadas passadas , os alunos também não são os mesmos, porém se mal trabalhados podem ser cúmplices do processo de destruição dos idéias propostos para a concretização de uma Escola que seja forte em valores e conhecimentos.
As mudanças do mundo devem ser percebidas e questionadas pelos alunos que precisam estar sempre atentos a cada mudança compreendendo os fatores motivadores das transformações sociais, políticas e econômicas do mundo modernos. A Escola precisa ser modificada em sua essência e deve proceder ações no sentido de desenvolvimento de um processo colaborativo na geração do conhecimento. É papel da Escola hoje entender o mundo e vivificar novas experiências de formação de idéias que visem um aprendizado criativo e prazeroso. A Escola deve ter um papel de aproximação do aluno em relação á realidade que lhe cerca para que este esteja sempre preparado para o mundo do trabalho e para a vida social.
É preciso que a Escola abra sempre espaços para o entendimento dos problemas do mundo atual sejam eles econômicos , ecológicos e socioculturais para que o aluno saiba seu papel no mundo e seja um verdadeiro artífice da mudança. O papel da escola é explicar o mundo compreendendo claramente suas transformações e os fatores motivadores de cada processo de metamorfose da vida política , econômica e social. A cumplicidade é fundamental para a geração do conhecimento e é papel da Escola gerar oportunidades para que esta cumplicidade se efetive na relação professor x aluno. A idéia de uma escola plural, aberta às transformações e viva no sentido de entender a pluralidade do mundo de hoje é vital para o alcance da qualidade e de um conhecimento que seja útil para todos e melhor para a manutenção de uma vida digna e dominada na lógica da justiça e da igualdade social.
O educador é hoje peça fundamental para entendimento do mundo e para criação de hábitos saudáveis de vida que gerem idéias de valorização dos seres humanos , de respeito à diversidade das vidas , de análise das possíveis transformações e de busca plena por um mundo onde reinem ideais éticos e cidadãos para todos os seres que habitam nosso planeta. Valorizar o educador é uma tarefa da sociedade na conquista de um mundo sustentável e igualitário na medida certa do amor universal e na concretização de práticas de cidadania em todos os momentos da vida humana neste planeta.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Projeto Escritores Da Liberdade

A Escola E A FormaÇÃo De Valores

Os Processos De DegradaÇÃo Ambiental E O Papel Da Escola E Dos Educadores

A ProblemÁtica Ambiental E O Papel Da Escola

Como A EducaÇÃo Pode Dar Certo

EducaÇÂo: As MudanÇas NecessÁrias Para Que Ela AconteÇa.

O Enem Como Sistema Avaliativo Da EducaÇÃo Brasileira . O Que Mudar?