C.R.I.S.E.
“C” de CONSUMADO. A crise é um fato consumado e vivemos em crise, seja ela qual for. E mais: saímos de uma e entramos em outra, isso quando não coexistem. Aliás, estar em crise é o que nos faz trabalhar. Só trabalhamos porque existem problemas (crises) a serem resolvidos. E tudo é crise, em maior ou menor grau: dirigir, relacionar-se, escolher esta ou aquela opção. “R” de RECLAMAÇÃO. Apesar disso, precisamos fazer de tudo para não reclamarmos. Reclamar ou lamentar faz com que nossa crise aumente: não só pela força do pensamento negativo mas principalmente porque ficamos conhecidos como os “chatos que só reclamam”...
Da letra “I”, tirei a palavra “INVENTIVIDADE”. Toda crise é a mãe da criatividade ou da inventividade. Gerenciar crises é criar soluções para os problemas. Inventar saídas, encontrar meios de amenizar a crise momentânea é fundamental para vivermos bem. É preciso estar atento para inventar soluções sempre. A letra “S” é de “SAÍDA”. Buscamos incansavelmente uma saída para tudo. Só que essa saída precisa ser honrosa. Não é simplesmente encontrar qualquer tipo de saída, mas buscar aquela que satisfaça a necessidade criada pela crise. Por isso o mundo é lotado de boas invenções: porque buscou-se boas saídas para os problemas. Da última letra,“E”, destaco a palavra “ENTUSIASMO”, que vem do grego e significa “ter Deus dentro de si”. Apesar dos pesares, precisamos ser bons, honestos, respeitosos, colaboradores e enxergarmos nosso as pessoas como irmãos, com base fraterna. Isso é viver entusiasmado.
Assim, apesar das crises, não esmoreça. Lute sempre com todas as suas forças positivas e não deixe de contar com uma ajuda inestimável: DEUS, que como pai vai estar ao seu lado nos momentos mais difíceis.
Autor: MAURILIO LUBENO
Artigos Relacionados
Sobre A Crise
As Crises
Sociologia Aplicada Ao Cotidiano Das Nações
Que Crise é Essa?
A Crise Financeira E A Pequena Empresa
Reformas Administrativas - Sucesso E Causas Do Fracasso - O Caso De MoÇambique
Lidando Com A Crise