O Crime Sempre Compensa



Primeiro vamos ao significado da palavra “Crime”, segundo o DicionárioWeb: Qualquer violação grave da lei moral, civil ou religiosa; ato ilícito; contravenção: cometer um crime de assassínio. Ato condenável, de conseqüências desagradáveis: seria um crime deixá-lo sozinho. Dir. Ato ilícito de maior gravidade para o qual a lei comina sanção de natureza penal. Dir. Crime culposo, aquele em que o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia. Dir. Crime doloso, crime em que o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.

Quem de nós durante a trajetória de nossa existência não cometeu um “crime” por menor que tenha prejudicado outras pessoas ou até mesmo a si próprio, Não há ser humano sobre a terra que possa dizer “eu jamais cometi um crime ou delito que seja”.

Os tipos de sentimentos e o que aprendemos com os crimes cometidos

1. Há pessoas, como eu, que se sente o pior ser humano deste mundo, que ao lembrar do fato chora e sente em seu coração uma profunda dor, principalmente se prejudicou alguém, mesmo que sem querer, mas com esta reflexão tornam-se pessoas melhores, valorizam e respeitam mais o outro..

2. Há outros que por falta de entendimento, imaturidade espiritual e por valores de vida, aceitam cometerem estes “pequenos crimes” com a crença de que no Brasil isso é perfeitamente normal, dado o fato que o mau exemplo vem justamente de nossos governantes, aqueles que juraram amar e defender seu povo, sua pátria e se preciso fosse até morrer por ela e pela sua gente. Mas quando menos eles esperarem alguém os fraga e terão que passar pelo constrangimento de uma delegacia, de uma revista física, vistoria no carro e até mesmo por uma prisão por menor que seja a pena. Mas acho que o maior aprendizado é que nos sentimos menores que o vermes que rastejam na terra e muitas vezes não temos coragem de olharmos nos olhos das pessoas que conhecemos e principalmente das que amamos.

3. Há algumas pessoas que cometem “crimes” mais graves, contra o patrimônio, a moral, o psicológico e até espiritual de outras pessoas, tirando-lhes algo valioso, alguns até se arrependem mais tarde e outros não. Mas com certeza um dia o Universo lhe dará exatamente o que ofereceu... humilhação, desprezo, pobreza e perdem o respeito das pessoas e até de si mesmo.

4. E por último, os piores crimes como tirar uma vida e destruir para sempre o futuro de uma família, de um ser humano, animal ou mesmo se matar aos poucos através de drogas, bebidas e todo tipo de ação destrutiva.
Para estes eu tenho uma pergunta:

- “Quantas pessoas você conhece que cometem crimes como estes e chegam vivos até os 40 anos de idade?”, ou são assassinados pela polícia, por ladrões, traficantes, etc. Lógico que o preço é o mais alto a ser pago: “paga-se com a vida”, que é o nosso maior patrimônio.

Por que o crime compensa?

Por vários motivos:

1. Nos traz para dentro de nós e dando a oportunidade de nos conhecermos melhor, saber até onde respeitamos o outro e a vida e realmente do que seríamos capazes de fazer, pensar ou prejudicar o que quer que fosse. Trazendo a verdade nua e crua para uma profunda reflexão e decidirmos qual o caminho queremos realmente percorrer nesta vida.
2. Para alguns, faz se sentir com a alma cheia de culpa e dilacerada. Causando sofrimento e fazendo com que as pessoas revejam seus valores, amores, mentiras e até onde as conseqüências dos que seus atos podem levar, por caminhos e rumos que jamais poderiam sequer imaginar ou até mesmo ao abismo e jogar um futuro todo fora
3. Para outros, traz a segurança de um futuro mais tranqüilo para suas famílias, embora saibam que para oferecerem o melhor para os seus, estejam tirando a comida da boca de muitos inocentes e um dia fatalmente serão cobrados por isso, e o que mais vejo é morrerem com as piores doenças, como um câncer, porque estas pessoas foram um câncer para muitas outras. .
4. E lógico, há aqueles que têm sempre a confiança em si mesmo e pensam que através dos crimes praticados, nunca serão punidos, pegos ou sequer se interessam em saber o futuro de suas vitimas ou quais conseqüências trará para muitas pessoas inocentes. Realmente a maioria não sabe, é assassinado por alguém antes.

Cometemos crimes todos os dias de nossas vidas, embora na maioria das vezes não percebamos ou damos o devido valor e quantas pessoas estamos prejudicando, julgando-nos sempre como a melhor atitude a se tomar em determinados momentos.
As provas estão na violência e desrespeito no trânsito, com colegas de trabalho, com familiares, com amigos, com todos os tipos de vidas e formas existentes.

Jamais eu faria apologia a qualquer tipo de crime, ao contrário, quando afirmo que o crime sempre compensa, porque através dele aceleramos nosso aprendizado, aprendemos em minutos, horas ou dias o que a faculdade da vida nos ensina em muitos e muitos anos.

Quando você cometer o seu próximo crime, pergunte a si mesmo:
“É isso que eu desejo para minha vida, para a vida dos outros e para aqueles que me são importantes ou para pessoas inocentes?”.

Se sua resposta for SIM, não esqueça de pedir a alguém que me avie um convite para que eu possa visitá-lo na cadeia ou mesmo ir ao seu velório.
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


Artigos Relacionados


Criminalidade

Aspectos Revelantes Sobre O Crime Organizado: Conceito, Características, Os Crimes Praticados Pelas Organizações Criminosas

Ação "ex Delicto" E Reparação Civil

Teoria Do Delito

Na Rede Globo, O Crime Compensa

Requisitos Do Livramento Condicional

Cnh: Permissão Para Matar