DESCASO PARA COM A POLÍCIA MILITAR



DESCASO PARA COM A POLÍCIA MILITAR

Uma insatisfação geral toma conta dos integrantes da gloriosa e briosa Polícia Militar do Ceará. Desde o governo das mudanças encabeçado pelo ex-governador e hoje senador Tasso Jereissati, que os policiais civis e militares vêm comendo o pão que o diabo amassou. O “Ronda do Quarteirão” foi um câncer para os integrantes da Polícia Militar, visto que ficaram relegados a um segundo plano. As diferenças entre “Ronda do Quarteirão” e Polícia Militar são inaceitáveis, pois não pode haver regalias dentro da mesma polícia.


Certa vez um radialista falou em seu programa que o Estado do Ceará tinha polícia demais. Citou: “Polícia Militar, Polícia Civil, Ronda do Quarteirão, Guarda Municipal entre outras. Estas nuanças mostram o desconhecimento total de parte da população sobre Segurança Pública. “Ronda do Quarteirão” é uma parte integrante da Polícia Militar, como é o Gate, O Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE) etc. Esse clima de indiferença e de insatisfação dentro das polícias é um caso de “polícia”.

O governador do Estado Cid Gomes e seu Secretário de Segurança (O homem da gravata borboleta) estão brincando com fogo e podem se queimar a qualquer momento. Na realidade existe uma campanha meio escamoteada com a intenção de enfraquecer os militares e as suas organizações. Nunca vimos uma ação tão deletéria e diabólica que estão fazendo com intuito de denegrir a imagem das FFAA (Forças Armadas) e por tabela inserem as Polícias Militares que são pela Constituição Federal, forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro.


O jornal O Povo em boa hora traz a tona a insatisfação dos oficiais que não estão tendo o devido respeito do secretário da Segurança e do governador do Estado. “Coronéis criticam equiparação de salários entre soldados do Ronda e oficiais”. Se o comandante maior das Polícias Militares não demonstra respeito com seus subordinados temporários, o que ele quer dos policiais? O governador passa, mas a instituição fica.

A população deveria dar o devido valor a sua segurança, mas acontece o contrário. As indisciplinas que acontecem no écran das polícias ninguém de sã consciência procurou averiguar a fundo, de onde estão brotando estas sementes. Como pode a sociedade usufruir de uma polícia de elite se ela mesma não dá bom exemplo. Os integrantes das polícias são também integrantes dessa sociedade que vem deixando muito a desejar. Uma sociedade desumana, orgulhosa, com o poder da locupletação nas mãos, a corrupção desenfreada, a mania de querer enganar as instituições, o fisco entre outras nuanças deletérias, sem contar com o nepotismo doentio que dela se acerca.

Existem as exceções, mas são tão miúdas que se tornam invisíveis. Segurança – Grupo de coronéis denuncia quebra de hierarquia na Polícia Militar, diante de salários equiparados entre soldados do “Ronda do Quarteirão” e tenentes. Eles reclamam que policiais do programa não têm contato com superiores e cometem faltas graves. Meus senhores quando a insubordinação campeia numa instituição militar o perigo de uma rebelião se torna iminente. Cuidado Senhor governador, pois a coisa parece mais feia do que imaginávamos. Coitado do ‘relações públicas da Polícia Militar’ não pode expor os fatos verídicos, visto que se o fizer será sumariamente punido, e afastado das funções.

Já o secretário de segurança falando ao vento, diz que vê o movimento com certa preocupação, pois não deixa de ser uma “indisciplina mascarada de legalidade”. O secretário disse ainda que aguardará o andamento das manifestações, pois acredita que não haverá uma maior adesão. “A Polícia tem deficiências, mas em salário não”. (Afirmações do secretário). Com estas insinuações o senhor secretário deixa transparecer que desconhece totalmente o que dispõe sobre remuneração de policiais. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) é a que remunera menos seus integrantes, é a que paga menos no Brasil. A Polícia do Piauí suplanta a do Ceará, sem nenhum demérito aos irmãos piauienses.

O senhor secretário está ganhando por dois lados, como policial federal, e como secretário da segurança, jamais poderia desagradar o governador afirmando que policiais cearenses passam fome e suas famílias estão abandonadas. Sem contar o dilema das viúvas e de seus dependentes. O Serviço Social da PM morreu foi sepultado, e ninguém tomou ciência. Acabaram e dizimaram a Academia de Polícia, o Bptran, o Hospital da PM está em estado de letargia. As Associações impedidas de efetuarem qualquer desconto em folha, pois o poderoso Secretário da Administração açambarcou todo o poder para a sua secretaria. Agora querem mudar o nome secular de Polícia Militar para “Ronda do Quarteirão”.

Queríamos saber se aqueles fatos lamentáveis envolvendo policiais “Do Ronda” foram investigados e se alguém foi punido? Tenente ganhando igual a soldado é um absurdo. A formação de oficiais estagnou, pois a Academia General Edgard Facó fechou. O quadro de oficiais médicos e dentistas está em extinção. O que podemos pensar diante de tantas barbaridades cometidas contra as policias? Enquanto isso, políticos ganham os tubos de dinheiro e a cidade de Fortaleza atolada em lixo, buraco e o interland cearense sem assistência médica, sem escola, e as delegacias de polícia fechadas para balanço. Dos 184 municípios do Estado quantos delegados de policia formados pela Academia estão no lugar que deveriam? Pouco mais de 40 municípios. É uma vergonha!

O que foi retirado abruptamente de nossos salários (precatórios) eles fazem finca pés para não nos pagar e ainda nos apelidaram de “Marajás”. Pode Freud? O pior é que no Estado do Ceará não se respeitam leis, o pior de tudo é que esse mal já se espalhou Brasil afora. Rasgam a Carta Magna todos os dias e a toda hora e impunidade continua. Determinada vez um deputado federal ao usar a tribuna da Câmara Federal, disse que a imunidade parlamentar era para falar e não para roubar.

A crise na política nacional metamorfoseou-se em vírus feroz e letal, sendo seus efeitos propagados rapidamente com consequências imprevisíveis. Vejam as aberrações que acontecem na psicosfera brasileira e só quem paga o pato são os policiais. “Curiosidades de um País de loucos”; - Um motorista do Senado ganha mais para dirigir um automóvel do que um oficial da Marinha para comandar uma fragata! Um ascensorista da Câmara Federal ganha mais para servir os elevadores da casa, do que um oficial da Força Aérea que pilota um Mirage.

Um diretor que é responsável pela garagem do Senado ganha mais que um oficial-general do Exército que comanda um regimento de blindados. Um diretor sem diretoria do Senado, cujo título é só para justificar o salário, ganha o dobro de um professor universitário federal concursado, com mestrado, doutorado e prestígio internacional. Um assessor de 3º nível de um deputado, que também tem esse título para justificar seus ganhos, mas que não passa de um "aspone" ou um mero estafeta de correspondências, ganha mais que um cientista-pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de formado, que dedica o seu tempo buscando curas e vacinas para salvar vidas. Precisamos urgentemente de um Choque de Moralidade, nos três poderes da República, Estados e Municípios, acabando com oportunismos e cabides de emprego.

Os resultados não justificam o atual número de senadores, deputados federais, estaduais e vereadores. Temos que criar coragem e dar fim a esses “currais” eleitorais, que transformaram o Brasil numa oligarquia sem escrúpulos, onde os negócios públicos são geridos pela brasiliense “Cosa nostra”. O País do futuro jamais chegará e nós não chegaremos a ele, sem que haja responsabilidade social e com os gastos públicos, atos governamentais (secretos) e nepotismos políticos. Já perdemos a capacidade de nos indignarmos, porém o pior é aceitarmos essas coisas como se tivesse que ser assim mesmo, ou que nada tem mais jeito, mas vale à pena tentar.


Não sejamos omissos. Vem a Copa do Mundo em 2014 e de antemão já estamos alertando para as licitações viciadas, pois tem muito olho grande envolvido no marketing da copa. Os terrenos próximos ao Castelão já foram supervalorizados. Cuidado mesmo. As questões da Segurança Pública não devem ser esquecidas. Se não investirem maciço na Segurança, adeus Copa do Mundo. As obras do governo estão muito parecidas com a construção da Igreja da Sé.

Estamos já nos encaminhando para o final de 2009 e nenhuma ação da que foi prometida a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) e altamente badalada pela imprensa local não saiu do papel. Sabemos que a pressa é a inimiga da perfeição e se quiserem resolver tudo sem o planejamento devido e gerido, as ações podem sair do giro e se transformarem num tremendo jirau. Quem avisa amigo é. Caros amigos policiais - temos que aderir a máxima de que: “Quem ri melhor é quem ri por último”.

Os que agem deleteriamente são tragos em figura de gente e o pecado se vira contra o pecador. Dizemos sem medo de errar que os pecadores estão no ápice do governo, mas como diz o clichê popular: “Araruta tem o seu dia de mingau”, “Depois da tempestade vem à bonança”, “os humilhados serão exaltados e os exaltados humilhados’. Avantes. Mostrem sua força, cantem seu hino feito com tanto amor e dedicação, cantem, cantem forte.

Mostrem sua brasilidade, sua pujança e o juramento que fizeram de defender a sociedade com o sacrifício da própria vida. Cantem sem parar. Corporação pujante e valorosa. Que lutou sempre e sempre lutará; pelo esplendor da pátria gloriosa; Polícia Militar do Ceará. Raça de fortes, povo de bravos, radiosa terra do nosso amor; Jamais quiseste filhos escravos; nós mostraremos o teu valor. Honra e civismo: eis a legenda heróica; que nossos atos guia e nos conduz, nós descendemos de uma raça estóica. Cujo berço é a imortal TERRA DA LUZ! Ninguém lembra dos quase 3.500 heróis que perderam a vida defendendo a sociedade. Pensem nisso!




ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE
Autor: Antonio Paiva Rodrigues


Artigos Relacionados


InseguranÇa Continua

Na Onda Do Ronda

"perdemos A Capacidade De Nos Indignarmos"

A InseguranÇa Nas Nossas Vidas

A SeguranÇa PÚblica No Atual Estado DemocrÁtico De Direito

Abuso De Autoridade Policial

Polícia Administrativa E Polícia Judiciaria: Juntas A Favor Da Sociedade