Vendedor com bom poder de persuasão



Recentemente li algo que me deixou intrigado. Na seção de classificados de um jornal, um anúncio dizia que determinada empresa estava contratando vendedores. Um dos requisitos para candidatar-se à vaga era ter “bom poder de persuasão” Fiquei me questionando porquê uma empresa faria esta exigência.

Não é de hoje que o profissional de vendas é uma das classes menos respeitadas. Afirmações como: “isto é papo de vendedor” dão um exemplo de como somos vistos pela maioria das pessoas. Esta crença de que vendedor é mentiroso, inconveniente e empurrador tem seus fundamentos. É de se admirar que uma profissão que faz girar todo o PIB de uma nação, até hoje não tenha um curso de graduação. Vendedor é sim uma profissão muito democrática, afinal todos nós vendemos o tempo todo. Mas precisamos manter um nível mínimo de conduta para sermos respeitados. É muito comum vermos colegas se denominando como consultor de vendas, executivo de vendas, gestor de contas e outras mais. Este tipo de conduta mostra como se sentem envergonhados de se reconhecerem como vendedor. A falta de regulamentação para a profissão causa distorções, permitindo que pessoas sem o mínimo preparo exerçam a função. Quando estas pessoas são contratadas por empresas que não oferecem a mínima estrutura necessária para trabalho, vemos absurdos serem cometidos e manchar o nome de toda uma classe.

Voltando ao ponto inicial, percebe-se que o conceito de vendedor que esta empresa tem está equivocado. Afinal, para que um profissional sério, que trabalhe para uma empresa séria, precisaria de poder de persuasão? Será que vai oferecer um produto tão sem qualidade que será necessário persuadir o cliente.
Não seria suficiente falar dos benefícios do produto?
Se fosse necessário, falar da seriedade da empresa.
Do prazo de entrega.
Condições de pagamento flexíveis.
Qualidade da matéria prima.
Garantia do produto.
Responsabilidade sócio-ambiental.
Programa de controle de qualidade.
Mostrar depoimentos e dar referências de outros clientes.
Oferecer uma amostra.
Falar de sua participação de mercado.

Enfim, são tantas as ferramentas que um bom vendedor dispõe, que acredito que poder de persuasão não se aplica a um bom profissional. Prefiro acreditar que houve um engano na formulação do anúncio. Onde deveríamos ler, por exemplo: “Bom relacionamento interpessoal” ou “Boa fluência verbal.”

Se você é líder de uma equipe de vendas, incentive seus vendedores a participar de cursos e palestras, para evitar que tenham de usar seu poder de persuasão. Se você é vendedor e ainda acredita que persuasão é uma ferramenta de vendas, procure se aperfeiçoar, você venderá mais e melhor. Abraços e boas vendas!

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Autor: Evandro X


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