TIATIRA - UMA IGREJA COMPLACENTE



TIATIRA - UMA IGREJA COMPLACENTE

“Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras”.

Estas palavras foram dirigidas por Jesus à igreja de Tiatira. Era uma igreja com abençoadas virtudes. Realizava a obra do Senhor, era paciente, tinha fé e tinha amor. Para que uma igreja melhor?

Mas, tinha um defeito terrível – era complacente.

Ou seja, era condescendente com uma coisa horrorosa que ali acontecia. Ali existia uma falsa profetisa chamada Jezabel que tinha o mesmo espírito de Balaão. É claro que esta não era a Jezabel que enfrentou Elias. Não era uma reencarnação dela tampouco. Era uma reprise daquele espírito perturbador.

Outra coisa que muito nos chama a atenção em relação a Tiatira é que ela estudava “as profundezas de Satanás”. Isto se refere claramente ao ocultismo. Naquele tempo proliferavam, como hoje, as religiões de mistérios.

Religião de mistério ou Mistérios é uma forma de religião com arcanos, ou um corpo de conhecimento secreto. Nela, há um conjunto central de crenças e práticas de natureza religiosa que são reveladas apenas aos iniciados em seus segredos.

As religiões de mistérios era comuns na Antiguidade, sendo exemplos delas os mistérios de Elêusis, o Orfismo, o Pitagorismo, o culto à Ísis, o culto a Mitra e o Gnosticismo. Nos tempos modernos, algumas das religiões de mistérios praticadas são o Cristianismo Esotérico, o Rosacrucianismo e a religião dos druzos.

Conheci, no Rio e em Brasília, pastores evangélicos, à frente de importantes igrejas, que praticam o Cristianismo Esotérico.

No Rio tive contato com alguns que até misturam o cristianismo com o umbandismo. Em Brasília encontrei alguns que nas noites de sexta-feira sobem a um monte onde é feito um braseiro de sete metros de comprimento e eles caminham descalços sobre esse braseiro. Aos domingos pregam nas igrejas e são muito apreciados. Aonde foi o discernimento no meio do povo de Deus?

Cristianismo Esotérico é uma vertente dita cristã composta pelas escolas de mistérios, constituindo o que eles alegam ser “a parte mística do Cristianismo”. Trata-se de um segmento minoritário, uma vez que não se dirige às massas nem faz proselitismo, e não é estruturado em igrejas, apesar de a maioria das escolas terem rituais específicos. A este ramo do Cristianismo pertencem o Gnosticismo e o Rosacrucianismo (apesar de muitas organizações com o nome "Rosacruz" não se vincularem ao Cristianismo). Os Essênios são considerados os precursores do Cristianismo Esotérico.

As bases da doutrina cristã esotérica se diferenciam dentro da comunidade cristã especialmente pelo fato de a reencarnação e o evolucionismo constituírem seus pontos-chave. Consideram a Bíblia e, especialmente, os Evangelhos como fontes de autoridade dos mistérios de Deus, mas não é considerada a "palavra de Deus" nem deve ser interpretada literalmente, ou considerada à prova de erros.

Outras escrituras que não foram incluídas na Bíblia também são amplamente consideradas, entre as quais muitos dos evangelhos apócrifos. Cristo é considerado como o líder da humanidade e governante do Sistema Solar, sendo onipresente e por isso tendo uma centelha dentro de cada forma vivente (o chamado "Cristo Interno"). É considerada também a única entidade à qual o homem deve se dirigir, rejeitando-se, portanto, o culto a santos e imagens. (Fonte: Wikipédia).

Se havia uma perigosa mistura naquele tempo na igreja de Tiatira, imagine-se agora a coisa como está.

Tiatira tem vários significados, dependendo da vertente lingüística. Um deles é “torre alta”. Era uma cidade-observatório, imitação da torre de Babel. Outro significado é “sacrifício contínuo”.

A missa romana é um sacrifício contínuo. Significa, para eles, que o sacrifício de Cristo de uma vez por todas na cruz do Calvário não foi o suficiente. É necessário, diariamente, o sacerdote realizar um novo sacrifício e, através do “mistério” da transubstanciação, transformar o pão e o vinho no verdadeiro corpo e sangue de Cristo. É claramente uma cerimônia pagã.

Tiatira é o exemplo e o símbolo do que está acontecendo até hoje. Existem práticas chamadas “evangélicas” que nada diferem das práticas pagãs e espíritas. Nem é necessário nos determos em detalhes. Você sabe muito bem a que me refiro.

Mas, existe uma esperança. Jesus mesmo afirmou, em Mateus 24.24, que os escolhidos jamais serão enganados. “Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios, de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”.

Se possível fora... então não é possível.

Fique com a Bíblia, a pura palavra de Deus e com ela somente. Tenha cuidado com os inumeráveis livrinhos bonitos que lotam as livrarias evangélicas e até seculares. Procure saber a origem deles e a origem de quem os escreveu. Sempre os compare com a Bíblia e fique com este texto: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles”. Is 8.20.

Outra tradução diz: “A Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva”.

Dois dos livros mais perigosos que encontrei em minha vida cristã foram “E a Bíblia Tinha Razão” e “A Bíblia Disse a Verdade”. Por quê? Não parece um paradoxo e um absurdo o que estou afirmando.

Senhores, eu demorei muito a fazer certas afirmações. Tenho quase setenta anos. Faz 52 anos que leio, estudo, medito, pesquiso, tudo sobre a palavra de Deus, a Bíblia sagrada. Só escrevi livros sobre a Bíblia: “Monólogo”, “O que o Espírito Santo Pode Fazer por Você”, “Curiosidades Bíblicas”, “E a Bíblia diz Isto”, “O que a Bíblia não diz”, “A Psicologia Bíblica do Sucesso” e estou preparando dois: “Segredos, Mistérios e Enigmas Bíblicos e “Teologia Revelada”.

Quando eu afirmo uma coisa estou pronto a ser questionado. Pois bem, os dois livros que eu disse que são os mais perigosos e contrários à Bíblia é porque eles explicam tudo o que aconteceu na Bíblia como sendo casos naturais, explicados pelas Ciências.

No primeiro citado, de Werner Keller, ele chega a dizer que o maná era resina de um arbusto chamado tamargueiro.

Quantas florestas de tamargueiro seriam necessárias para alimentar dois milhões de pessoas durante quarenta anos e ainda no deserto?!!!

O outro, escrito por Sir Charles Marston, “explica” cientificamente cada milagre bíblico. Chega a afirmar que o povo de Deus não atravessou o Mar Vermelho, atravessou um pequeno riacho chamado Yom Suph, que tinha um pouco mais de dois palmos de água.

Então o milagre foi maior.

Em dois palmos de água Deus afogou todo o exército de Faraó e seus carros de guerra! Tenha santa paciência!

Está vendo como são “as coisas profundas de Satanás”?

Vamos ficar com as coisas simples de Deus?

(Refs.: Ap 2.18-29.)
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


A BÍblia (na Visão Da Doutrina Espírita)

O Descaso No Estudo Das Escrituras

Afinal, O Que é A Bíblia?

"a Igreja E A BÍblia"

A Bi Blia

Crente Ou NÃo

Pregar A Palavra