FILADÉLFIA - UMA IGREJA IRREPREENSÍVEL



FILADÉLFIA - UMA IGREJA IRREPREENSÍVEL

Das sete igrejas da Ásia a única que não recebeu qualquer repreensão foi Filadélfia. E o mais interessante é que não era uma igreja forte, cheia de autoridade e poder, não!

Jesus disse que Filadélfia tinha pouca força, mas completou: “Entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

Esta foi a palavra da perseverança que eles guardaram. Por causa disto o Senhor prometeu que os guardaria da hora da provação que viria sobre o mundo inteiro, para por à prova os que habitam sobre a terra.

Uma das maiores bênçãos para Filadélfia é que aquela igreja tinha “a chave de Davi”.

Sempre que encontro expressões como esta, fico matutando e começo a pedir a Deus que me dê o significado. Perguntei: Senhor, que chave é esta, a chave de Davi?

A Bíblia responde à Bíblia e Deus é o seu próprio intérprete.

Buscando entender, encontrei este texto em Atos dos Apóstolos que me remeteu claramente ao Apocalipse: “E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”. At 13.22.

Davi era um homem segundo o coração de Deus. Então, qual era a chave maravilhosa e abençoada que Davi possuía? A chave do coração de Deus.

Foi por isto que ele saiu vitorioso em tudo, porque nos momentos de extrema necessidade, ele usava a chave que abria o coração do Todo-poderoso.

E esta chave foi colocada nas mãos da igreja de Filadélfia. Que bonito!

Você pode crer que Jesus também passou esta chave para nossas mãos? Eu creio. O meu Pai celestial nunca me deixou desamparado.

Então, se você crê, use a chave. Abra o coração de Deus. Isto foi falado claramente na epistola aos Hebreus: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. Hb 4.16.

Para dizer alguma coisa tem que ser santo e verdadeiro. Para abrir o coração de Deus tem que usar a chave da confiança, da fé, do companheirismo, da intimidade com ele.

Filadélfia significa “irmãos amados”. Não vejo um segredo maior para uma igreja andar nos caminhos do Senhor e fazer sua obra do que o amor. Quando uma igreja ama ela automaticamente cresce e se desenvolve. A igreja primitiva despertou a atenção dos seus coetâneos pelo seu testemunho de amor. Foi por isto que o Senhor colocou diante deles uma porta aberta que ninguém poderia fechar.

Mas tem algo nesta carta que muito nos chama a atenção. O Senhor disse que viria sem demora e deu uma recomendação seriíssima para a igreja: “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.

Então é possível algo tomar do filho de Deus a sua coroa. Foi o que aconteceu com Saul, quando ele trocou seu direito de primogenitura por um guisado de lentilhas. Você já provou um guisado de uma boa costela com lentilhas? Se já provou sabe que a tentação foi grande. Mas, quando existe fidelidade não existe tentação por maior que seja que desvie o foco da vida de um verdadeiro discípulo.

Confesso que já chorei lendo o texto que citarei a seguir: “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia”. Jd 6.

Sim, chorei. Imaginei a glória que cercava aqueles anjos no céu. Imaginei a satisfação de adorarem o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Imaginei a alegria da presença de Deus, o ambiente santo, a paz, a grandeza, o amor, a glória, a honra, a auréola de beleza que os recobria. Imaginei o companheirismo, os hinos maviosos, talvez até os banquetes, pois a Bíblia fala do “pão dos anjos”. Imaginei tudo isto e de repente nos deparamos com esta declaração “anjos que não guardaram o seu principado”.

Por isto o Senhor adverte: Guarda o que tens!

Você tem um ministério? Guarde-o. Você tem dons espirituais? Guarde-os. O Senhor te deu bens? Guarde-os. Você tem uma igreja abençoada? Guarde-a. Você tem um pastor fiel e amoroso? Guarde-o. Você tem uma família linda? Guarde-a. Você tem discernimento espiritual e revelações na palavra de Deus? Guarde-os.

Guarde tudo o que você tem. Guarde tudo o que Deus lhe deu. Tenha zelo. Tenha amor pelo que você tem. Não foi fácil conseguir, não torne fácil perder.

(Refs. Ap 3.7-13.)
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Carta à Igreja Em Filadélfia

A Você Minha Amiga

Deus Restaura Tudo, Confie Em Deus Totalmente, Ao Menos Uma Vez!

CoraÇÃo Perfeito.

Um CoraÇÃo Inteiro

Deus Alimenta O Seu Povo No Deserto

Sou Poeta E Aprendi A Amar