UM POVO BEM DISPOSTO



UM POVO BEM DISPOSTO

“E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto”. Lucas 1.17.

João Batista foi o maior dos profetas, segundo as palavras do próprio Senhor Jesus.

Deus o enviou com uma tríplice missão. Uma misteriosa missão.

Em primeiro lugar, ele veio para converter os corações dos pais aos filhos. Lucas citou apenas este aspecto, mas o profeta Malaquias falou mais alguma coisa:

“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” Ml 4.5,6.

Por que isto era necessário? Porque o coração dos pais estava endurecido. O povo de Deus chegou a fazer tantas abominações que chegaram ao ponto de oferecer seus filhos em sacrifício a deuses falsos como Moloque e outros.

Os laços de família, tão amados por Deus, estavam quebrados face a tantas perseguições, morticínios, holocaustos e outras mazelas.

Não foi atoa que um rabino em um campo de concentração chegou a fazer esta terrível oração a Deus:

- Senhor, eu sei que somos teu povo escolhido, mas só vem coisa ruim prá cima da gente. Senhor, será que já não é hora de tu escolheres outro povo?

A mensagem de Elias é a mensagem da restauração dos laços do amor familiar, reunificação da família, quebra dos ataques satânicos contra este fundamento glorioso.

Em segundo lugar João veio para converter os rebeldes à prudência dos justos.

Como é difícil transformar imprudentes em prudentes! Como é difícil orientar um rebelde! Quando alguém resolve aloprar, principalmente os filhos, que tremendo Calvário é trazê-los de volta, fazê-los ver a realidade da vida, a grandeza da justiça.

Mas tudo é possível ao que crê.

A terceira etapa do ministério de João foi preparar ao Senhor um povo bem disposto.

Eis uma coisa que estamos precisando muito em nossos dias – um povo bem disposto.

A palavra “disposto”, segundo nosso dicionário Aurélio, significa: adj. Posto, colocado de certa maneira. / Arranjado, preparado. / Apto, capaz, em boa disposição de saúde. / Inclinado, propenso: disposto a concordar. / Bras. Que mostra boa disposição de ânimo. / Bras. Valente, pronto para o que der e vier.

Precisamos de você na igreja, irmão, alguém valente, pronto para o que der e vier. Mostrando boa disposição de ânimo, preparado para a obra, para o trabalho, para anunciar o Evangelho. Que seja apto, preparado, capaz. E como alguém pode ficar assim? Lendo e meditando na Palavra de Deus.

Precisamos de você, irmão, com boa disposição de saúde. Mas e se isto não for possível? Ore e creia e o Senhor vai levantar seu organismo, seu corpo, para ficar saudável e forte e pronto para realizar a obra gloriosa do Evangelho.

Precisamos de irmãos inclinados para trabalhar em equipe, dispostos a concordar, propensos a ir sempre em frente realizando o que Deus determinou para realizarem.

Um povo bem disposto, que coisa abençoada! Mas, o que significa o oposto? O que é um irmão indisposto na igreja. Novamente o dicionário diz que ele é agastado, irritado, mal-humorado, aborrecido, amofinado, zangado, apoquentado, arreliado, azucrinado, chateado, enfadado, esquentado, importunado, incomodado, molestado, aceso, furioso, raivoso, exasperado, encolerizado, impaciente, inquieto, maçante, seco, susceptível...

Misericórdia! Quem quer trabalhar com gente assim? Quem quer conviver com gente assim?

O crente de verdade é meigo, afetuoso, carinhoso, delicado, terno, afável, amável, bondoso, brando, manso. Ele é como Moisés:

“E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra”. Nm 12.3.

Ou como Jesus, nosso exemplo maior:

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”. Mt 11.29.

Eu quero ser sempre assim, e você, amado(a)?
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


O Pai Do Dia

O Derramamento Do Espírito Santo Nos últimos Dias

O Que Jesus Veio Fazer Na Terra?

Eles TambÉm Erraram...



Caminhada Dificil

ArÃo Proibido De Entrar Em CanaÃ