CUIDADO COM AS ILUSÕES! (VI)



CUIDADO COM AS ILUSÕES! (VI)

“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece”. Tg 4.13,14.

Os primeiros mestres da igreja eram realmente incisivos, diretos, objetivos e até ríspidos, às vezes, mas tudo isto era para o bem dos irmãos.

Vemos aqui o quadro de pessoas iludidas com a própria existência. Há muitos que se julgam invulneráveis e até imortais. Fazem planos mirabolantes, sem a devida humildade e submissão à vontade do Pai.

Se fosse hoje, Tiago falaria assim:

Que soberba e arrogância é esta, gente, quem são vocês? Tão pensando o quê?!!! Tão pensando que são de ferro, é? Sejam mais modestos.

Quem sabe lá o que acontecerá amanhã?

Foi por isto que Jesus disse:

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. Mt 6.34.

Se cada um de nós entendesse que a vida é um sopro, um vapor que aparece e se desvanece, seríamos não somente mais humildes, seríamos mais felizes. Aproveitaríamos melhor cada dia, cada momento, cada pequena satisfação. Daríamos mais valor às pessoas que se comunicam conosco, que riem conosco, que até choram conosco.

Seríamos mais apegados à missão espiritual que temos a cumprir sobre a terra. Buscaríamos mais oportunidades de ler a santa palavra de Deus. Aproveitaríamos melhor nosso tempo para realizarmos coisas úteis por nós e pelos outros.

Viveríamos mais na realidade, divorciados das ilusões. Já observou que as ilusões geralmente estão em nossa imaginação futurista? Um dia...

- Um dia vou à Flórida.

- Um dia vou botar a mão em uma boa bolada!

- Um dia vou escrever um livro!

- Um dia vou falar do amor de Deus para as pessoas!

- Um dia vou levar minha família a um lugar bem aprazível!

Não é melhor em lugar de ficar sonhando com esse dia utópico, viver este dia real que Deus nos deu pela sua misericórdia?

O salmista teve a visão clara disto, quando afirmou:

“Este é o dia que fez o Senhor. Regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”. Sl 118.24.

Bendito dia de hoje, obrigado porque você existe. Ajuda-me, Senhor, a aproveitar estas horas que o Senhor me concedeu.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Aprendendo A Depender De Deus

Senhor, Minha Esperança

Fuga

Amanhã

Amanhã Pode Ser Tarde

Procura-se

O Presente No Amanhã