CUIDADO COM AS ILUSÕES! (IV)



CUIDADO COM AS ILUSÕES! (IV)

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos”. Mt 6.7.

Nossa oração tem que ser definida, não titubeante. Quando alguém está inseguro, não crendo que está sendo ouvido, passa a repetir muitas vezes o mesmo pedido. Acredita que assim mais facilmente sua oração será escutada.

Deus quer contar com filhos valentes, audazes, destemidos, até mesmo atrevidos às vezes. Lembra-se de Gideão? Veja o que ele disse para Deus:

“Disse mais Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira se ainda falar só esta vez. Permite que só mais esta vez eu faça prova com o velo; rogo-te que só o velo fique enxuto, e em toda a terra haja orvalho. E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo estava enxuto, e sobre toda a terra havia orvalho”. Jz 6.39,40.

Atrevido, não?!

Deus gosta disto. O que ele não gosta é de ver alguém inseguro, hesitante, vacilante, repetindo uma reza não sei quantas vezes, pensando que está certo. Isto é uma tremenda ilusão. Jesus mostrou isto de maneira inequívoca:

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.”. Mt 5.37.

Meus filhos, desde pequeninos, até hoje que são pais de moças e rapazes, nunca se aproximaram de mim tremendo e vacilantes para me pedirem alguma coisa. Sempre tiveram afoiteza em pedir. Por quê? Ora, porque estavam falando com o pai deles, seu amigo, não com um estranho perverso. Deus nos encoraja a falar com ele assim:

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.” Hb 10.19-22.

Há muitos que nem se lembram que tem um Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. Pensam que são mediadores de si mesmos. Isto é uma tremenda ilusão, porque se você é um convertido, você tem um grande, poderoso, majestoso e glorioso Mediador, nosso Senhor Jesus Cristo. Está lembrado que ele é o Sim e o Amém diante de Deus? (2 Co 1.20).

Vamos fazer uma possível alegoria: Quando você pede alguma coisa a Deus, ele fala com o Filho e diz:

- Meu filho, devo conceder isto para João? E o Filho responde, SIM!

- Meu filho, Maria está me pedindo uma bênção especial, devo atender? E o Filho diz, AMÉM!

Está vendo, amado, só é necessário crer neste teorema divino: você está orando movido pelo Espírito Santo, está pedindo ao Pai e tem a ajuda mediadora de Jesus Cristo. Quer mais o quê? Para que viver de ilusões? Tenho encontrado muitos irmãos que me dizem:

- Olhe, pastor, tenho recebido muita coisa de Deus, porque estou pagando o preço!

Eu não sabia que a vida cristã está condicionada por barganhas! Até onde eu entendo, já houve alguém que pagou o preço de qualquer dívida que tivéssemos:

1 Co 6:20: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

1Co 7:23: “Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens”.

1Ti 2:6: “O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”.

Col 2:14: “E havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz”.

Eu entendo que na hora que o irmão diz que está pagando o preço, ele quer dizer que seus jejuns e orações são elemento de barganha para conseguir alguma coisa de Deus. Parece algo muito bonito e santo, mas é apenas uma maneira de transferir a graça de Deus para a lei dos joelhos e do estômago.

Às vezes falo coisas que são mal interpretadas, então deixe-me explicar: não sou contra orações feitas de pé ou de joelhos, nem contra o abençoado jejum. O que sou contra é alguém fazer propaganda disto, quando Jesus mostrou claramente que isto deveria ser algo secreto entre seus filhos e Ele.

Mat 6:6: “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”.

Mat 6:16: “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa”.

Como a religião de Jesus é diferente da religião de muitos!

Amado irmão, amada irmã, eu já sou um ancião. Isto me dá a coragem de lhe dizer: leia o Sermão do Monte, de preferência várias vezes, e procure viver de acordo com os ensinamentos de Jesus nesta página dos evangelhos. Isto será um antídoto contra qualquer ilusão.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


O Poder Da Oração.

Sete Verdades Fundamentais Sobre A Salvação

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 1 De 7)

Crer Em Jesus E Executar A Obra De Deus.

O Que Preciso Fazer Para Ser Salvo?

Batismo, Fé E Trindade

Clamor Ao Espírito De Deus