AÇÃO HUMANA X MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE



A ação humana X manutenção da biodiversidade é um artigo fundamentado qualitativamente, que tem por objetivo maior, a reflexão sobre a intensidade em que a diversidade de seres vivos está sujeita à destruição e/ou a modificação por meio das turbulências da natureza, que são frutos, na maioria das vezes, da ação impensada e irresponsável do ser humano, provocando a degradação da biodiversidade.Neste contexto, concluo que o equilíbrio do meio ambiente e a manutenção de vida do planeta ainda acontecem, devido ao fato de que existe uma riqueza enorme de diversidade de espécies que dão sustentação ao planeta, contudo sem garantias e exigindo cuidados especiais em prol da biodiversidade que resta.

1 INTRODUÇÃO

Os seres vivos, em geral, vivem em comunidade e são dependentes uns dos outros e juntos eles formam uma cadeia biológica onde cada um tem um papel fundamental a desempenhar para garantir a manutenção da vida do planeta.

Sendo assim, falar de biodiversidade é algo bastante complexo, pois se abre um leque de possibilidades, reflexões, fatos e aspectos que devem ser considerados.

Segundo Gutiérrez & Prado (2000, p.32), “A harmonia ambiental supõe respeito, igualdade social, cultural, de gênero e aceitação da biodiversidade.”

Sabe-se que, “a diversidade biológica aumentou mil vezes desde os primeiros tempos dos agregados microbiais graças ao progresso evolutivo (...)” , como nos coloca Wilson (1994, p.200). Porém, isso não é uma garantia a manutenção das espécies existentes no meio ambiente que sofre consideráveis fragmentações em sua originalidade, causando prejuízos e rupturas no processo de manutenção da biodiversidade.

A ação descabida e desenfreada do ser humano, ligado mais diretamente no Ter do que no Ser, causa a dubiedade da garantia das espécies do planeta, inclusive a da manutenção da vida do próprio homem, que participando de ações impensadas, contribui para a extinção de espécies raras e indispensáveis da teia da vida.


2 A AÇÃO HUMANA X BIODIVERSIDADE

A leitura de uma das obras de Wilson, me faz refletir sobre suas colocações e me permite estabelecer uma reflexão sobre a ação humana em tempos reais.

Wilson (1994, p. 209) nos informa que “a biodiversidade global atingiu seu pináculo cenozóico primeiro pela criação de um ambiente aeróbio e segundo pela fragmentação das rochas terrestres. Mas isso está longe de ser a história completa.”

Contudo faço uma associação da biodiversidade existente frente aos eventuais acontecimentos nas selvas de pedras construídas pela mão do homem.

Não raro, quando ligamos a televisão para assistir aos noticiários, ou fizemos a leitura das páginas ambientais em jornais da região e/ou acessamos a internet, nos deparamos com notícias que falam sobre espécies nativas de animais que aparecem em meios aos centros urbanos e, às vezes, até causam medo à população humana. Isso ocorre devido ao simples fato de o homem estar agindo no meio, tornando os ecossistemas onde estas espécies viviam, em locais impróprios para a sua sobrevivência, fato que faz com que estas espécies migrem para os centros urbanos providos de locais arborizados como praças e/ou jardins. É a ação humana diretamente ligada à dúbia manutenção da biodiversidade do planeta.

Homens! Homem que degrada a terra e faz causar a desertificação. Homem que trafica espécies da fauna e da flora silvestre. Homens que pesquisam e vendem grandes tesouros da biodiversidade, é a biopirataria engrandecendo empresas e instituições. Homens que ao invés de proteger, fazem queimadas, derrubam espécies de árvores centenárias somente para engrandecer seu capital. Homens que usam agrotóxicos em larga escala e não medem seu efeito danoso na biodiversidade. Homens que poluem o solo, as águas e o ar, que são indispensáveis à sua sobrevivência. Homens que são parte dessa biodiversidade em risco de extinção.

“A diversidade biológica abrange um vasto número de condições, das mais simples às mais complexas, tendo as mais simples surgido antes ao longo da evolução e as mais complexas depois.” (WILSON, 1994, p.201)

Neste contexto, nota-se que a evolução está diretamente associada ao equilíbrio ecológico e também, nas profundas mudanças da percepção dos seres humanos no que se refere ao papel que devem estes desempenhar, em prol do ecossistema planetário.

É sabido que o Brasil, é um país considerado ‘megabiodiverso’. A riqueza biológica da nossa nação impressiona outros países que movem ações piratas e exploratórias da complexa biodiversidade brasileira.

De outro lado, brasileiros e estrangeiros que julgam o verbo TER, como prioridade no rol da sua existência, não se preocupam com os dados sobre a destruição brasileira e planetária da biodiversidade, fato que impressionam ainda mais do que a megabiodiversidade existente.

A considerável ação humana irresponsável, tem provocado a destruição dos ecossistemas e o desaparecimento de muitas espécies. Uma real perda na biodiversidade!

A manutenção da riqueza da biodiversidade é hoje tema de muitas reflexões e debates pois a diversidade das formas de vida no planeta é a garantia da existência humana e dos benefícios econômicos e sociais, principalmente nos campos voltados à produção alimentícia.

Alguns países providos de melhores tecnologias e maiores recursos estão investindo em pesquisas em prol de produtos biológicos para não degradar o meio ambiente, por outro lado, querem para si o direito de exploração das descobertas com finalidades comerciais e, principalmente, lucrativas.

A real preocupação deveria estar mais diretamente ligada com a preservação da vida no planeta e não com os fins lucrativos advindos de algumas poucas ações de proveito financeiro a partir da exploração da biodiversidade existente.

As porções ambientais naturais estão sendo gradativamente escasseadas pela ação humana. Estas porções, são de grandiosa importância para a manutenção evolutiva biológica, que por sua vez, são base de toda a diversidade de espécies, de ecossistemas e das paisagens que por ora presenciamos.


3 CONCLUSÃO

O equilíbrio do meio ambiente e a manutenção de vida do planeta ainda acontecem, devido ao fato de que existe uma riqueza enorme de diversidade de espécies que dão sustentação ao planeta, porém, até quando isso acontecerá?

Se o homem não por a mão na sua própria consciência e não zelar pela diversidade de vida que participam da grande teia vital, acredita-se que não existirão garantias de uma existência biodiversificada futura. É o complexo processo vital exigindo cuidados especiais em prol da biodiversidade que resta.


4 REFERÊNCIAS

GUTIÈRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez, 2000.

WILSON, E. O. Diversidade de vida. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Autor: Gladenice T. da Silva


Artigos Relacionados


Evolução E O Gradiente Latitudinal De Diversidade: Especiação, Extinção E Biogeografia.

Biodiversidade Ambiental

22 De Maio: Dia Internacional Da Biodiversidade

A Biodiversidade

Unidades De ConservaÇÃo

A Biodiversidade Brasileira

Impactos Ambientais Em Áreas Canavieiras: A Morte Do Rio Una (pedras De Fogo - Pb)