Fatos Interessantes Sobre O Violão



O violão é um instrumento musical que utiliza cordas para produzir o som. Geralmente o violão tem seis cordas, mas há de quatro, sete, oito, dez e doze cordas não são raras.

O violão é considerado como um instrumento que serve para muitos tipos de música como blues, country, flamengo, rock e pop. Tocando o violão acusticamente envolve a produção de tons pela vibração das cordas e modulação pelo corpo do violão. A manipulação eletrônica também pode ser feita no tom usando um amplificador.

A combinação de várias madeiras, com cordas de náilon ou de aço são utilizadas para a construção de violões acústicos.

A história e o desenvolvimento dos instrumentos de corda semelhantes ao violão, data de pelo menos 5.000 anos atrás. Naqueles dias, quando o material sintético não era disponível para a fabricação de violões, um violão era definido como um sendo instrumento longo, com um braço de madeira, que emitia baixos sons, e um instrumento de costas achatadas, geralmente com os lados arredondados.

Há dois tipos principais de violões:

O violão acústico: Uma caixa de som acústico (presente na frente do corpo do violão de forma arredondada feito de madeira) é usado para produzir o som destes tipos de violões. Não é necessário nenhum dispositivo externo para produzir o som. Isto faz com que o violão acústico seja mais comportado do que outros instrumentos comumente encontrados em bandas ou orquestras e com freqüência um amplificador externo é usado para que o som deste instrumento seja mais audível, para se igualar ao som dos outros instrumentos da banda. Os últimos modelos de violões acústicos vem com uma grande variedade de acessórios para amplificar e modificar o som natural do instrumento.

Dentro da categoria do tipo acústico, as subcategorias incluem:

Violões clássicos.
Violões flamengos.
Violões com cordas de aço (incluindo a guitarra folk).
Violões de doze cordas.
Violões arch-top.
Violões renascentistas ou Barrocas.
Violões resonator, resophonic ou dobro.
Violões russas.
Violões com baixo acústico.
Violões tenor.
Violões harpa.
Violões de alcance extendido.
Violões battente.

Guitarras elétricas: o corpo das guitarras elétricas são sólidos, semi-ocos ou ocos. O som produzido é pouco e baixo sem amplificação. Um amplificador forma uma parte integral de uma guitarra elétrica. As vibrações das cordas de aço convertidas em sinais elétricos por pick-ups eletromagnéticos são inseridos em um amplificador usando um cabo ou transmissor de rádio. O som é freqüentemente modificado, seja usando dispositivos eletrônicos ou por distorção natural das válvulas. Os pick-ups aqui são de dois tipos: linha única ou linha dupla, cada uma podendo ser ativa ou passiva. O som da guitarra elétrica é mais comumente usado nos estilos de música jazz, rock and roll e blues.

A construção da guitarra é baseada no fato do tocador ser canhoto ou não. Geralmente, os tocadores usam a sua mão dominante para tocar nas cordas. Para a maioria das pessoas, é a mão direita. A outra mão do tocador serve para pressionar e segurar as cordas do violão.

Existem alguns acessórios que podem ser importatne para tocar o violão ou guitarra. São estes: Plectrum - Também chamado de palheta de guitarra, é usado para tocar as cordas. É feito de um material plástico duro; Slides - É usado para criar um efeito sonoros nos gêneros musicais tipo blues ou rock. A boca de uma garrafa, a lâmina de uma faca ou um pedaço de metal redondo, qualquer um destes pode ser usado como um slide; Copatasto - É usado para mudar o pitch das cordas abertas.

Este artigo também pode ser acessado a partir da seção de artigos da página http://www.polomercantil.com.br/violao.php


Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


Berimbau Com Santo Daime: Novos Símbolos Nacionais

Papel Da Religião No Poder

Papel Da Religião No Poder

'a Ira De Um Anjo'

Cidade Do Contraste

Violência Familiar Com ênfase Na Criança, Adolescente E Mulher

Em Ipatinga, Lbv Divulga A Paz Nos Esportes