Saber Ouvir



Uma ocasião alguém me perguntou se numa floresta onde não existe ninguém, cai uma árvore, tem som? Respondi que sim. Errei! A resposta é não, porque o que existe são as ondas sonoras que só se transformam em som se houver o receptor, ou seja, o ouvido. Contei este fato para abordar o assunto “ouvir”, que pode não ser bem o que você está pensando.

Você sabe ouvir os outros? Certamente você respondeu: Claro que sim!

Ouvir: vem do latim audire. Significa ter o sentido da audição, entender, prestar a atenção. Além de ser “ter o sentido da audição”, o mais importante é o “prestar a atenção”. Partindo desta informação, vamos nos estender à comunicação.

Quando uma pessoa está falando contigo, você consegue ouvir tudo o que ela fala? Ou perde parte do que foi dito, tentando se preparar para responder?

Existe uma grande diferença entre ouvir e ficar calado. Quando fica calado dá a chance para que o seu interlocutor exponha suas idéias. Entretanto, ouvir é muito mais que isto. É prestar toda a atenção ao que está sendo dito, sem se preocupar em buscar respostas ao que está ouvindo. É se concentrar totalmente no que vem aos seus ouvidos, reter a informação, sem a menor intenção de dar respostas.

Mas, como é difícil fazer isto. Como é difícil ouvir de verdade. Desde pequenos somos educados e até treinados a sermos rápidos na compreensão, o que nos obriga, automaticamente, a pensar nas respostas enquanto ouvimos. Passamos a ser especialistas em interromper as pessoas quando elas falam. Não conseguimos ouvir as frases até o fim, e já queremos dar a resposta àquilo que achamos que entendemos, embora quem estivesse falando não havia chegado ao final do raciocínio.

Para ouvir de verdade precisamos estar preparados. Como dito anteriormente, não é fácil, mas também não é impossível. Vamos tentar? Ou melhor, vamos praticar.

Quando você estiver em uma situação na qual uma pessoa amiga quer contar com a sua ajuda, para buscar a solução de um problema particular, pratique ouvi-la:


1. Isole o seu pensamento de tudo o que é seu.
2. Bloqueie qualquer possibilidade de interferência de outras informações.
3. Concentre-se em ouvir as informações sem se preocupar com respostas.
4. Esteja pronto a assimilar as informações, sejam elas quais forem.
5. Não processe as informações, apenas as receba.
6. Concluída a seqüência, tire dúvidas sobre o que não ficou claro.
7. Tiradas as dúvidas recomponha os fatos e dê à pessoa que relatou o resumo do que entendeu.

Se esta pessoa disser que é exatamente o que você relatou, você já conseguiu aprender a ouvir e poderá analisar o caso e contribuir com a sua ajuda na busca de soluções. Caso contrário continue o exercício. Sempre vai valer a pena. E, se você é um profissional de responsabilidade gerencial, lembre-se:

“Você gerencia coisas, mas lidera pessoas”.

Concluindo: “Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver”, disse James C. Hunter.
Autor: Aristides J. Gomes Freire Filho


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