O Medo de Perder Tira a Vontade de Ganhar



Comecei pensando em algumas perguntas que eu gostaria de ter as respostas e, quanto mais pensava, mais ficava difícil para respondê-las. Selecionei e cheguei então a três:

1. Será que existe alguém que não tenha medo de nada?

2. Será que um dia nós vamos perder definitivamente o medo?

3. Quando vamos ter certeza absoluta de alguma coisa?

Vamos primeiro dar uma analisada nas palavras. No dicionário consta que:

Medo – Perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente. Apreensão.

Certeza – Qualidade do que é certo. Convicção do espírito de que uma coisa é tal qual como ele a concebe.

Convicção – Estado de espírito de quem crê firmemente naquilo que diz ou pensa. Opinião, crença.

Absoluto – Que subsiste por si próprio. Que não tem limites, que não sofre restrição. Que enuncia um sentido completo. Incondicional, incontestável. O que é em si, e por si, independentemente de qualquer condição.

Fiquei com vontade de responder às perguntas feitas no início do texto. Vamos lá:

1. Sim, existe.

2. Alguns sim, mas poucos.

3. Um dia, se nos prepararmos para isto.


Quando estabelecemos metas podemos “ter medo” de não conseguir atingi-las. Ou seja, o medo é inversamente proporcional à vontade de ganhar. Trocando em miúdos: quanto mais medo, menos vontade ou possibilidade de ganhar. Veja pela definição de medo – Perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente. Se o perigo for real, você tem que estar preparado para que ele não o pegue de surpresa. Se for aparente, a culpa é sua, porque não é perigo, parece perigo, porque o vê como se fosse. Desta maneira fica claro que, para você atingir suas metas, sua cabeça tem que estar em ordem. Você precisa ter certeza absoluta em determinadas circunstâncias. Mas, isto é muito difícil!

No mundo de hoje, a única certeza que podemos ter é que tudo vai mudar. Temos a certeza absoluta que estamos aqui na Terra por algum motivo e, passamos a vida toda para descobrir qual. Quando descobrirmos, não vai dar tempo de fazer nada.

Recomendo que você não pare para pensar nisto, e sim, se prepare para ter menos medo e mais vontade de ganhar.

Ao querer atingir suas metas não se deixe influenciar pelos acontecimentos catastróficos. Eles trazem negatividade e, como conseqüência, o medo. Procure lembrar que, na história do mundo, sempre aconteceram catástrofes e o mundo continuou existindo. A humanidade passou por guerras, pragas, doenças e catástrofes e, continuará vivenciando situações críticas como as atuais, se reerguendo, retirando suas forças do nada, aprendendo sempre a nova lição. Podemos lamentar mas não esmorecer. Não podemos nos desanimar. O medo de não conseguir chegar onde queremos nos tira o entusiasmo, a força, a determinação, a vontade de ganhar. Entenda os fatos mas não viva com eles, aprenda o que você precisa para chegar ao seu objetivo mais rápido ainda. O tempo parece ficar cada vez mais curto.

Nestes dias de perplexidade total do mundo, medite um pouco sobre o que pode aprender com tudo isto que está acontecendo. O Homem pode quase tudo. Alguns acreditam que podem tudo. O que importa é que você busque dentro de si as forças necessárias para agir com toda a segurança. Esteja preparado para não ser surpreendido. Tenha a calma necessária para mudar de rumo. Tenha, dentro de suas limitações, a certeza absoluta de que vai conseguir. Retire o medo do seu vocabulário, assim como você diminuiu o não nas suas frases. Torne sua vida mais agradável eliminando de sua mente a lembrança da catástrofe acontecida com as torres gêmeas do WTC em Nova Iorque. Agradeça por ter saúde e estar bem. Sua vontade de ganhar certamente vai aumentar.

Para concluir sua meditação pense nas perguntas feitas no começo do texto e dê para você mesmo as suas respostas. As minhas, agora no final do texto são um pouco diferentes:

1. Ser humano, eu duvido. Aquele que sei que não teme nada também é Onipotente, Onipresente e Onisciente e, começou tudo isto aqui. Gênesis, lembra?

2. Não, se você ama. Se você tem pai, mãe, irmãos, filhos, você tem medo de perdê-los. Sim, porque você os ama tanto que, para defendê-los do perigo, não tem medo de nada.

3. Com devidas limitações de circunstâncias, podemos chegar a ter certeza absoluta de algumas coisas, desde que acreditemos nas duas primeiras respostas.

Lute com confiança para ter uma vida, um lar, um mundo melhor.

É para isto que você está aqui.

Para ser um vencedor.

Você merece.
Autor: Aristides J. Gomes Freire Filho


Artigos Relacionados


Meu Medo

Quem Tem Medo De Falar Em PÚblico ?

O Amor

O Medo...

A Coragem E O Medo

Notrevew Estou Com Medo Da Falta Que Você Me Faz Poes. Cantad. 23.03.11

Medos E Tormentas, Paz E Fé