Credibilidade



Encontrei no dicionário:

Credibilidade – Qualidade do que é crível.

Crível – Que pode ser acreditável.

Crédito – Confiança que inspiram as boas qualidades de uma pessoa. Boa fama, consideração, influência, valimento, autoridade, importância, valia, fé, crença, boa reputação, segurança de que uma coisa é verdadeira.

Você quando criança, deve ter tido em sua classe na escola, um daqueles garotos que só aprontava, todos sabiam que era ele que fazia tudo o que não podia ou devia mas, quando devidamente “enquadrado” dizia com a maior cara lavada: “não fui eu professora, eu juro”. Você lembra que ninguém acreditava nele, em nada que falasse ou jurasse que era verdade, mesmo contando um fato? Pois é, estas crianças também crescem, se tornam adultos que, grande parte das vezes, continuam com o hábito de, como dizia o grande escritor Leon Eliachar (O Homem ao Quadrado), inventar verdades. São pessoas que não estão satisfeitas, mas também não projetam melhoria em suas vidas e, costumeiramente, acham todos incompetentes. Elas não são sensíveis o suficiente para perceber que: Não têm credibilidade.

Hoje em dia a facilidade de se identificar uma dessas pessoas é muito maior pois as informações de como identificá-la estão disponíveis em livros e também através da Programação Neurolingüistica – PNL. Com algumas técnicas pode-se saber se a pessoa está lembrando um fato contando uma verdade ou, criando o fato, inventando a tal verdade. Nossos avós não precisavam disso. Apenas olhavam nos olhos. É o que eu recomendo.

Em um mundo cada vez mais competitivo como o nosso, é preciso ser cada vez mais merecedor de credibilidade. Não basta dominarmos nossa vontade e equilibrarmos nossa linha de sensibilidade. A palavra credibilidade vem de aquilo em que se pode acreditar! Faça mais do que o outro esperava que você fizesse por ele.

Uma das mais raras virtudes das pessoas é dar crédito a quem realmente merece, a quem teve uma idéia ou fez alguma coisa. Quem não viu pessoas que, em vez de darem crédito a quem realmente fez determinada tarefa ou teve uma certa idéia, tomam para si esse indevido crédito, ficando na verdade, desacreditados ?

Já aconteceu de você conversar com uma pessoa que diz ter tido uma idéia que, você sabe não ser dela? Você viu quando foi feito ou criado por outra e ela só participou da execução. Na ânsia de querer ser considerada a melhor, a mais capaz, a mais inteligente, esta pessoa tomou para si um crédito que não lhe pertencia. Como resultado ficou em débito com todos os que ficaram sabendo, posteriormente, quem havia realmente feito ou criado.

Saber dar crédito é uma virtude que só faz ganhar quem sabe fazer. A mentira tem perna curta e, mais cedo ou mais tarde, a verdade será descoberta e você será culpado por querer roubar um crédito de quem realmente merece. Já vi situações em que gerentes, supervisores ou coordenadores pegam uma idéia ou um feito realizado por um subordinado e dizem a seus chefes que a idéia e a ação foram deles próprios. Além de gerar total desconfiança, gera um clima de desmotivação e desagregação de qualquer equipe de trabalho. Nenhuma nova idéia será contada a esse chefe que não sabe dar crédito.

Essa insegurança é um erro de avaliação de quem não sabe dar crédito. A verdade é que, quanto mais você der crédito aos seus subordinados, mais eles lhe trarão novas idéias e você, “chefe”, será considerado excelente por motivar seus subordinados a criar, a inovar, a propor soluções aos problemas da empresa.

Pense nisso. Não tome para si um crédito que não lhe pertence. Dê crédito. As pessoas acreditarão em você mais e mais, na medida em que for dado crédito a elas. Lembre-se, sempre haverá alguém que conhece o autor da idéia ou feito. É a própria Lei de Murphy, se existe a possibilidade de dar errado, um dia dará. Para que correr o risco de ser desacreditado para sempre?

Dê Crédito.
Autor: Aristides J. Gomes Freire Filho


Artigos Relacionados


Crédito Pessoal X Cartão De Crédito

Delimitado O Acesso Ao Crédito Pela Banca

Como Fazer Um Empréstimos Sem Consulta

Dicas De Como Conseguir Um Empréstimo Pessoal

Aconselhamento No Credito: Devo Pedir Um Credito Pessoal?

Crédito Automóvel

Créditos On-line