O ENFERMO EM BETESDA ERA PARALÍTICO?



O ENFERMO EM BETESDA ERA PARALÍTICO?

O título que vem antes do Capítulo 5 do quarto evangelho é o seguinte. “Cura dum paralítico de Betesda”. Este título não está correto pois em nenhuma parte do texto encontramos o termo “paralítico”.

Parece até que nem havia paralíticos ali. O versículo 3 diz que ali “jazia grande multidão de enfermos; cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento das águas”.

Vamos acompanhar a leitura dos versículos 5 a 7.

“E estava ali um homem que havia trinta e oito anos se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe. Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe. Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim”.

Ora, se ele era paralítico como afirmou isto: “enquanto eu vou”?

A realidade é que ele era apenas um homem enfermo e fraco. Não era paralítico. Talvez você pense que não existe importância em corrigir-se tais erros, porque não importa se ele era paralítico ou tinha qualquer outra enfermidade. Mas, importa e muito, porque ao falarmos das coisas de Deus temos que ser precisos em tudo, em cada detalhe, para evitarmos erros maiores.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Os Efeitos Da Doçura Dos Nossos Lábios.

A Paralisia Na Igreja Nos Dias Atuais

Levando Alguém Até Jesus

Tema: Caracteriscas Dos Cristões Que Amam A Jesus De Todo Coração.

Uma QuestÃo De Fidelidade

O Milagre Requer Renuncia

Orando A Palavra