Sono e Obesidade



A obesidade é uma patologia que se caracteriza pelo excesso de tecido adiposo no indivíduo, acomete aproximadamente 1/3 da população adulta e apresenta uma tendência crescente mundial.
A associação entre a obesidade e os distúrbios do sono tem sido frequentemente estudada: sabe-se , por exemplo, que a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é bem mais freqüente entre os obesos. Um dos motivos é o estreitamento mais acentuado da via aérea na região da faringe que ocorre nos indivíduos obesos.
Existem vários estudos que associaram tempo reduzido de sono (menos de 5 horas de sono por noite) com ganho de peso e obesidade. Por outro lado, outros estudos mostraram associação de tempo excessivo de sono (mais de 9 horas de sono por noite) com obesidade e aumento da mortalidade. Desta forma, acreditamos que o tempo de sono ideal é variável de um indivíduo para outro, mas, se a pessoa dormir entre 6 e 9 horas de sono por noite, teoricamente estaria com um metabolismo menos propenso para a obesidade. Entretanto, não importa apenas o número de horas dormidas, mas também a qualidade deste sono.
Se o indivíduo acima do peso tiver algum distúrbio do sono, como a apnéia obstrutiva do sono, além de ter um sono fragmentado e de qualidade ruim, ele pode ter sonolência excessiva durante o dia. Deste modo, seu metabolismo prejudicado dificulta a perda de peso e a sua indisposição e sonolência dificultam a prática de atividade física regular, diminuindo o gasto energético. Por vários motivos, em pacientes obesos e apneicos, é muito importante tratar simultaneamente as duas patologias: o tratamento da SAOS facilita a perda ponderal, assim como a perda de peso melhora a permeabilidade da faringe e a respiração noturna, diminuindo a gravidade da SAOS.
Os pacientes obesos que suspeitam que possuem algum distúrbio do sono devem procuram um médico especialista para uma avaliação e tratamento específico.

Dr. Fábio T. M. Lorenzetti
Autor: Fabio Tadeu Moura Lorenzetti


Artigos Relacionados


Terapia Do Sono

Odontologia E Fonoaudiologia Juntas Contra O Ronco.

Apneia Do Sono, Ronco, InsÔnia E A PopulaÇÃo Idosa.

Quantas Horas De Sono São Necessárias?

DistÚrbios Do Sono E ImpotÊncia

Ronco E Apneia Do Sono. Como Resolver Esses Problemas?

Tratamento Do Ronco - A Solução Está Com O Dentista.