A ARTE-CIÊNCIA DO COACHING



O Coaching é uma arte-ciência, basicamente porque além da parte artística também é guiado pela parte científica. A parte artística é a parte individual de cada coach (profissional do coaching), aquela que é produzida com um misto de conhecimentos, habilidades e atitudes, dentre elas o poder da improvisação aplicado em perguntas e afirmações extremamente bem colocadas que atingem o que chamamos de pontos de mutação, ou seja, o ponto onde a mudança ocorre.

A parte científica é derivada da utilização desta sabedoria por profissionais especializados, com práticas comprovadas em empresas no mundo inteiro, e principalmente por empresas poderosas que dominam o mercado mundial.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Revista Fortune, entre as empresas que aplicam a metodologia do Coaching, 77% desenvolvem melhor relacionamento de trabalho com subordinados, 71% obtêm melhor relacionamento com chefe, 63% aumentam o nível de satisfação com o trabalho, 44% adquirem um aumento de comprometimento dos colaboradores para com a empresa, entre diversos outros benefícios comprovados.

Segundo a mesma pesquisa, 60% dos executivos de alto escalão das maiores organizações do mundo contam com um coach para auxiliá-los na gestão de seus negócios. O Coaching é apontado pelos maiores especialistas em gestão do mundo como uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento de carreiras.

A metodologia do Coaching chega a ser oferecido em algumas empresas como bônus para quem atinge uma determinada posição privilegiada na hierarquia da empresa. A questão é, se esta abordagem poderosa vem sendo utilizada com êxito e sucesso extraordinário nas organizações mais poderosas que servem de modelo para outras, o que podemos aprender com o coaching?

Como tudo na vida, o coaching em sua essência, é uma ferramenta simples, que possui técnicas simples. No entanto, requer um aprendizado especifico para a eficácia em sua utilização.

O coaching estabelece congruência e aprendizado sem limites porque trabalha com uma metodologia baseada em quatro pilares, são eles: foco, ação, resultado (feedback) e melhoria contínua.

O foco é a capacidade de se buscar o que se deseja com especificidade e nitidez. A maioria das pessoas sabe de forma específica ou generalizada o que não se deseja e, portanto, encontram grande dificuldade em entender o porquê as coisas não se manifestam em suas vidas.

A ação é a capacidade de somar esforço e dedicação para mover-se em direção ao que foi focado. A ação é a alma da conquista, é através dela que grandes feitos foram manifestados por grandes realizadores. Os grandes mestres na arte da realização sabem consciente ou inconscientemente trabalhar com os princípios do coaching.

O resultado (feedback) é a capacidade consciente de influenciar a realidade. Partimos do pressuposto que a realidade não existe, portanto é contestável e pode ser criada e recriada desde que se saiba o que se deseja com especificidade e nitidez. A prova real de que a realidade é contestável é que cada pessoa tem uma visão única e subjetiva das situações que lhe ocorrem.

Uma pessoa pode enxergar uma mesma crise de maneira positiva e aproveitar a oportunidade para gerar novos negócios, enquanto outras se lamentam por estar passando por ela. A mesma coisa acontece quando o assunto é: partido político, time de futebol, religião, relacionamento, empresa, universidade, idéias, crenças, valores, etc. Todos vêem a mesma coisa (fato), mas enxergam (tem uma percepção subjetiva) uma determinada experiência de uma perspectiva muito particular. Somente entendendo e compreendendo a real intenção do resultado (feedback) é possível destinar um esforço e dedicação suficientes para transformar pensamento em realidade.

A melhoria contínua é a capacidade de gerar abundância e prosperidade, é a análise incrementada de informações claras e precisas que fornecem opções e oportunidades de caráter único e abrangente.

O coaching é uma ferramenta imprescindível para pessoas e empresas que desejam expandir suas atuações sem limites. O coaching é uma ferramenta que disponibiliza um conjunto de ações que agem e interagem na mecânica do processo de aprendizado e evolução contínua. O coaching dinamiza seus resultados porque atua com uma perspectiva de ofertar soluções e viabilizar mudanças rápidas, efetivas e duradouras.

Quando falamos na utilização do Coaching em uma negociação, é importante considerar que as partes buscam satisfazer seus valores, que direcionam seus comportamentos e governam suas decisões. Os valores são estados emocionais de significativa importância e que as pessoas buscam vivenciar em suas vidas acima de quaisquer coisas.

O que isso significa? É simples. Se você não preservar os valores que realmente podem lhe trazer realização, ao final do processo de negociação você estará seguro de que foi lesado.

Portanto,

SEPARE A PESSOA DO PROBLEMA

Todo excelente negociador concentra sua atenção no propósito da negociação. Se você prestar atenção demais nos comportamentos da pessoa, poderá ser manipulado por emoções negativas que influenciarão diretamente o resultado da negociação.

“O comportamento de uma pessoa não é o que ela é. Aceite a pessoa, mude o comportamento.”
- Pressuposto Básico da PNL

IDENTIFIQUE E CONCENTRE-SE NOS INTERESSES DA OUTRA PARTE

Se você está ciente do resultado que deseja (passo 1), agora chegou o momento de identificar e concentrar-se nos interesses da outra parte envolvida. Identificar os interesses consiste em colocar-se no lugar do outro com responsabilidade e empatia, direcionando os valores para uma balança de dois lados, e utilizando uma linguagem clara e específica para expressar dúvidas, objeções ou idéias.

BUSQUE O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE ALTERNATIVAS PARA SATISFAZER AS LIMITAÇÕES

Este é o momento de você dar asas a sua criatividade e desenvolver alternativas que possam fazer a diferença perante qualquer impasse que surgir. A capacidade para lidar com dúvidas, objeções ou idéias que possam aparecer durante a negociação deve ser desenvolvida com a busca de alternativas que satisfaçam ambas as partes envolvidas no processo.

CONFIRME O QUE FOI ACORDADO

Aqui ambas as partes terão de elicitar verbalmente e por escrito o que foi acordado e estabelecer os próximos passos da negociação. Nesta etapa do processo poderão ser detectadas, revistas, negociadas e corrigidas as falhas que geralmente acontecem, prevenindo ambas as partes de qualquer desgaste futuro que possa ser desencadeado em decorrência do descuido.

Lembre-se: “perdedores sempre focam problemas e atuam mecanicamente. Vencedores sempre focam soluções e sempre buscam alternativas. Nesse sentido, o Coaching é uma ferramenta que pode expandir suas possibilidades e maximizar de forma extraordinária sua performance pessoal e profissional.”


Obs. Artigo publicado na Revista Supere (ACMinas)


MINICURRÍCULO DOS AUTORES

Thiago Stahl Tombini (Mr. Mind) é fundador da TST Assessoria e Consultoria Ltda., Administrador, Hipnoterapeuta, Especialista em Linguagem e Comunicação Humana, Coach e criador da metodologia Coaching Transformacional®. Site: www.thiagotombini.com.br
Contatos: [email protected]
(049) 3322 0164

Diego Berro é palestrante e treinador em vendas. Com formação profissional de nível tecnológico em recursos humanos e graduação em gestão empresarial pela EBAPE/FGV – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, Master Practitioner em Programação Neurolinguística. Co-Autor do livro: “Os 30 + em Motivação no Brasil”.
Site: www.diegoberro.com.br
Contatos: [email protected]
(021) 8570 4154 / (014) 9104 0522
Autor: Diego Berro


Artigos Relacionados


Executive Coaching: A Arma Secreta Para Liderança De Alto Impacto

Papo De Coaching Com Thiago Cury

Papo De Coaching Com Thiago Cury

Papo De Coaching Com Thiago Cury

Coaching Não é Mentoring

Como Funciona O Método Coaching

O Que é Coaching?