Nem o mais forte, nem o mais inteligente.



Mais de 140 anos se passaram e o inglês Charles Robert Darwin continua tendo razão. A Teoria da Evolução das Espécies pode, sem sombra de dúvida, ser aplicada ao mercado.
Empresas que conseguem observar as novas tendências do mercado e se antecipar aos concorrentes, além de buscar a liderança, estão garantindo sua sobrevivência. Estamos vivendo os tempos de um novo consumidor, com muito mais informação e desta forma muito mais exigente. Ele sabe que qualidade, logística e preço muitos podem oferecer, então, busca um diferencial.
Empresas que se apegam a alguns antigos valores, resistem a mudanças ou encontram-se em uma "zona de conforto", têm grande chance de serem devoradas pelas que se adaptam às mudanças. Em outro âmbito, os profissionais que buscam conhecimento, especialização e estão "antenados" às oportunidades de mercado fazem diferença.
Estes são os responsáveis pela mudança de direção ou manutenção da liderança de mercado. Por mais que sejam as empresas, quem dita as tendências, os idealizadores e executores das estratégias são os profissionais que nelas trabalham. O mercado é formado de empresas e as empresas são formadas por profissionais. Portanto, pode-se concluir que se as empresas que evoluem sobrevivem, os profissionais que evoluem sobrevivem respectivamente.
Pode-se, também, dizer que um dos requisitos básicos para o crescimento profissional e empresarial está no abandono de alguns valores e crenças, bem como na busca constante do aprimoramento. Estar sempre olhando para o mercado e buscando informações. Desta forma é possível transformar inteligência em estratégia e informação em conhecimento.
"Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente; é o que melhor se adapta à mudança". (Teoria da Evolução das Espécies - 1/7/1858). Com toda certeza Sir. Charles Robert Darwin era, sobretudo, um estudioso do mercado.
Autor: .Marco Antonio Murara


Artigos Relacionados


O Rebolation Comercial.

O Rebolation Comercial.

A Visão Comercial Fora De 4 Paredes.

EstratÉgias Emergentes E Empreendedorismo: ContribuiÇÃo No Processo Do Aprendizado Organizacional

A Visão Comercial Fora De 4 Paredes.

Clima Organizacional No Centro De Treinamento Automotivo

Marketing De Relacionamento