Transformando a CRISE em OPORTUNIDADE



By Cleo Nascimento

Transformar dificuldades em oportunidades... esse é o papel do Gestor Estratégico. Em meu dia-a-dia em conversa com clientes e parceiros vejo, frequentemente, a importância de manter o foco em soluções, independente do momento em que vivemos. Se a cada momento que ouvirmos a palavra "crise" pensarmos que não há outra solução a não ser esperar.... vamos ficar esperando muito tempo.

A FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) premia anualmente as melhores praticas de mercado através do PNQ (Premio Nacional da Qualidade). Os critérios estão fundados em oito pilares de excelência, que são eles:

1.Liderança
2.Estratégias e Planos
3.Clientes
4.Sociedade
5.Informações e Conhecimento
6.Pessoas
7.Processos
8.Resultados

Quero comentar nesse momento um pouco sobre o item: Clientes

Estamos em um momento que a competição torna-se mais acirrada e os empreendedores que fizeram adequadamente a lição de casa, estão hoje vivendo de forma menos turbulenta. Clientes, são o objetivo de qualquer empresa, porte, segmento, região, produto ou serviço.

Tanto se fala em técnicas de vendas, publicidade, propaganda, prospecção, que são indiscutivelmente, ações importantes para o negócio. Mas se fala muito pouco em Fidelizar o Cliente, quem já está dentro de casa. Encantar o Cliente para que ele permaneça com sua empresa, que ele aumente seu ticket médio, que ele faça o marketing boca-a-boca, marketing positivo.

Transformar dificuldades em oportunidades....conhecendo realmente o cliente que voce ja possui, fazendo um trabalho em sua base de dados, investigando o comportamento de compra, com certeza seus resultados serão mais assertivos com foco em ações que realmente tenha relevancia. Talvez você já possua os recursos necessarios para a virada mas ainda não percebeu que todas essas informações estão deixadas em segundo plano.


E me arrisco a sugerir uma equação:

Conhecimento do Cliente + Ações Monitoradas = Maiores Resultados


Gestor invista seu tempo nessa reflexão, o cliente é seu maior aliado, informações sobre ele são seu maior tesouro.

Uma ótima semana.

Cleo Nascimento
[email protected]
11 3715-5676

Assista a palestra de mesmo título (também realizada in-company), consulte nossa agenda.
Autor: Cleo Nascimento


Artigos Relacionados


Pós Venda

Será O Fim Do Marketing De Relacionamento?

Vender Ou Fidelizar?

A Importância Do Marketing De Consumidor

Como Usar O Marketing Na Pequena Empresa

4 Princípios Para O Sucesso Em Vendas

4 Princípios Para O Sucesso Em Vendas