Estabelecer Metas Para Realizar Sonhos



Depois de reler os textos “O Poder das Palavras” e “Otimismo”, fiquei buscando na mente onde eu tinha lido alguma coisa semelhante como, o poder da palavra usado com otimismo, para se alcançar o sucesso realizando seus sonhos. Fui buscando entre todas as informações que vinham à minha memória, e eu lembrei. Vinha dos cursos e livros do Dr. Lair Ribeiro, nos quais ele ensinava o que fazer para que o seu cérebro aceite como verdade o seu sonho e atinja com sucesso a meta estabelecida.

Uma coisa fundamental na conquista do sucesso é a auto-estima. Se você não gosta de você mesmo, como vai convencer os outros a gostarem? Não adianta jóias, roupas lindas, se sua auto-estima estiver em baixa. O problema é que o modo como fomos criados nos leva a não gostarmos de nós mesmos. Parece incrível, mas é verdade. Nossa estrutura nos torna autocríticos demais.

Nos Estados Unidos foi feita uma pesquisa com crianças entre 3 e 4 anos. Os cientistas colocaram um minúsculo microfone atrás das orelhas das crianças e gravaram tudo o que elas ouviram durante 24 horas. A partir dos dados obtidos concluiu-se que, desde que nasce até completar oito anos, uma criança recebe 100 mil nãos!!! “Não faça isso!” “Não faça aquilo!” “Não ponha a mão aqui!” “Não, não e não!” Os cientistas concluíram também que, para cada elogio, a criança recebia nove repreensões. O que acontece com o nosso cérebro ante tantas negativas? Vai criando limitações, para que possamos nos sentir aceitos pelos nossos pais e pelas outras pessoas. E a genialidade das crianças vai desaparecendo.

Todas as crianças podem ser superdotadas, se forem estimuladas para tal. O mais importante é que isto pode ser feito em qualquer momento da vida, desde que se conheça a estratégia correta.

O maior poder da nossa mente está no nosso inconsciente; no entanto, na civilização ocidental, a educação costuma estar concentrada no hemisfério esquerdo do cérebro. A porta para o inconsciente é o hemisfério direito, mas nós não aprendemos a utilizá-lo.

Nós, seres humanos, temos uma série de condicionamentos programados em nossa cabeça e, geralmente, nem nos damos conta. As limitações que vivemos decorrem do uso limitado que fazemos do nosso cérebro e da programação negativa instalada em nós durante a infância. Hoje é possível aprender em uma hora o que se acostumava a aprender em uma semana. Basta você acreditar e adquirir a tecnologia para isto. Veja o exemplo da leitura dinâmica ou do sistema photo reading, com o qual se pode ler uma página na velocidade em que se vê uma fotografia.

Se você cresce pensando que não tem capacidade para aprender, vai ter dificuldades nas matérias, no vestibular, etc. Basta desenvolver uma boa auto-estima para conseguir êxito nas provas.

Para conseguirmos alcançar nossas metas, existem algumas dicas e recomendações valiosas. A primeira recomendação a enfatizar é: escreva tudo o que for importante.

Anos atrás foi feito um estudo na Universidade de Harvard, em que foram entrevistados todos os formandos. Entre as várias perguntas, uma era sobre suas metas de vida: o que queriam alcançar no futuro. A pesquisa perguntava também se a pessoa tinha essas metas por escrito. Somente 3% dos formandos tinham por escrito. Vinte anos depois, todos foram novamente entrevistados. Pasmem: aqueles 3% dos alunos, os que tinham suas metas por escrito, valiam mais financeiramente do que os 97% juntos! E não foi só isso: eles eram os mais sadios, mais alegres, mais dispostos e satisfeitos com a vida.

Veja a importância de escrever as coisas importantes. Tudo o que é importante tem que estar por escrito. E a sua vida, não é importante? No entanto, se eu perguntar a um grupo de pessoas o que cada um vai fazer daqui a um, dois, cinco, dez anos, a maioria dirá: não tive tempo para pensar. Se você não teve tempo para pensar na coisa mais importante, que é a sua vida, em que você vai pensar, então?

Faça um exercício: escreva as suas metas para os próximos seis meses, doze meses, cinco anos, dez, vinte anos. Confie, ponha em prática e depois veja os resultados...
Uma recomendação importante: a meta tem que ser sua e não de uma esposa, marido, pai ou mãe. Tem que ser algo que você quer. Você vai se surpreender com o que vai conseguir.
Autor: Aristides J. Gomes Freire Filho


Artigos Relacionados


Como Uma Dica Simples Pode Mudar O Seu Futuro

7 Dicas Para Você Crias Suas Metas

Como Alcançar Seus Objetivos

Como Alcançar Seus Objetivos

Aprendendo Com O Elefante

Qual O Seu Sonho?

Como Estabelecer Metas?