PORMENORES IMPORTANTES DAS ESCRITURAS



PORMENORES IMPORTANTES DAS ESCRITURAS

Local impróprio
Por causa da perseguição dos midianitas, Gideão estava “malhando o trigo no lagar” (Juizes 6.11). Aquele era um lugar bem impróprio para fazer isto, pois o lagar era o local onde se espremiam uvas e frutos oleaginosos.

Boa vida!
O serviço militar, no tempo de Davi, não era o que se pode chamar de serviço duro. A escala de prontidão era a mais desusada de que se tem notícia até hoje. Cada soldado do rei dava serviço durante um mês e, em seguida, DESCANSAVA DURANTE ONZE MESES!Cada turma de soldados era composta de 24.000 homens, com seu comandante e seus capitães. (I Crônicas 27.1-15).

Histórias e parábolas
Nos evangelhos encontramos muitas vezes Jesus contando histórias da época para ilustrar alguma verdade e encontramos, ao mesmo tempo, títulos afirmando que são PARÁBOLAS, quando são apenas histórias.

Benjamitas campeões de pontaria
Na tribo de Benjamim havia 700 homens, os quais eram canhotos e atiravam com fundas. A Bíblia diz que eles atiravam com a funda uma pedra em um cabelo e não erravam! (Juizes 20.16).

O maior reino
O maior reino terreno descrito na Bíblia é o do rei medo Assuero, que reinava desde a Índia até a Etiópia (Et 1.1), sobre 127 províncias.

Milagre maior
A travessia do Jordão não foi algo bem mais simples e menos perigoso do que a do Mar Vermelho. Apesar do Jordão ser um riozinho não muito caudaloso, por ocasião da cheia era um rio perigosíssimo. Foi exatamente durante esse período de enchente que Deus trouxe o seu povo para atravessá-lo. Isto torna o milagre ainda mais sério. (Josué 3.15). Uma testemunha de que a enchente do Jordão não era brincadeira, foi o profeta Jeremias, pois em seu livro, Deus lhe faz a seguinte pergunta. “Se tão somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão?” (Jeremias 12.5b - Edição Revista e Corrigida).

Tempos difíceis
“E havia um mancebo de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e peregrinava ali.” (Juizes 17.7). Este versículo demonstra o grau de desorganização e apostasia no meio do povo de Israel no tempo dos juizes. Este jovem era da tribo de JUDÁ e ao mesmo tempo declarava-se LEVITA! Isto era impossível. Só podia ser levita quem pertencesse à tribo de Levi! Isto era simplesmente um meio que alguns achavam de ganhar dinheiro às custas do trabalho sacerdotal, chegando ao ponto de ministrarem até para os ídolos. (Juizes 18.1-20).

Reminiscências de Babel
Apesar de Deus ter confundido as línguas em Babel e ter feito o povo parar a construção da cidade, ainda assim permaneceu gente morando lá. Aproximadamente 1.526 anos depois daquele tremendo acontecimento, o rei da Assíria tomou a Samaria e, para povoá-la, dentre cinco povos trouxe também aqueles que habitavam em Babel. Eis o relato. “E o rei da Assíria trouxe gente DE BABEL, e de Outã, e de Ava, e de Hamanata, e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria.” (II Reis 17.24).

Outra arca
Moisés fez uma arca de madeira, para dentro guardar as duas tábuas de pedra, onde Deus escrevera os dez mandamentos. Foi Deus mesmo quem mandou-o fazer esta arca, um tipo de estojo. (Deuteronômio 10.1). Esta arca foi feita no monte (Deuteronômio 10.5). Não se trata da mesma arca feita por Bezaleel, (Êxodo 37.1), a arca do concerto do Senhor. Dentro da arca do concerto havia somente as duas tábuas de pedra com a lei (I Reis 8.9), provavelmente a arca menor com as tábuas dentro da arca maior. Enquanto as tábuas da lei ficavam dentro da arca, o livro da lei ficava AO LADO da arca. (Deuteronômio 31.26). São duas coisas completamente diferentes. Deus mandara tomar um vaso de um ômer de maná e colocá-lo diante do testemunho (Êxodo 16.33,34). No Novo Testamento descobrimos que finalmente a arca passou a comportar três coisas importantes: as tábuas da lei, a vara de Arão que floresceu e o maná (Hebreus 9.4).

Corrida estranha
A primeira parte da pregação de Felipe ao eunuco de Candace, rainha dos etíopes, foi realmente extraordinária. Enquanto o eunuco ia tranqüilamente refestelado em sua cadeira, no carro, Felipe ia CORRENDO ao lado do carro, anunciando o Evangelho. Depois de algum diálogo foi que o eunuco resolveu convidar Felipe a subir em seu carro e sentar-se ao seu lado. (Atos 8.26-31).

Inconformado
Confunde-se muito o número de esposas e concubinas de Salomão. A Bíblia diz que, além da filha de Faraó, “amou Salomão muitas mulheres estrangeiras. moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias. Ele, na realidade, tinha 700 ESPOSAS, todas elas PRINCESAS e mais 300 CONCUBINAS. Ao todo, 1.000 mulheres. Mesmo assim, ele chegou a dizer. “Entre mil homens achei um como esperava, mas entre tantas mulheres não achei NEM SEQUER UMA.” (I Reis 11.1-3. Eclesiastes 7.28).

Glorioso enigma
Quando Jesus mandou Lázaro sair do sepulcro onde estivera sepultado, a Bíblia diz que ele estava com “os pés e as mãos ligadas com ataduras, e o rosto envolto num lenço.” (João 11.49). De que maneira ele saiu do sepulcro? Simplesmente atraído pelo poder de Jesus? Flutuando no ar? O fato é que, para caminhar normalmente, foi necessário que Jesus dissesse para os discípulos. - Desatai-o e deixai-o ir. (João 11.44).

A tia de Jesus
A tia do nosso Senhor Jesus Cristo foi um dos corações atingidos por sua graça. Ela era irmã de Maria, Sua mãe, e o nome dela também era Maria. Seu esposo chamava-se Cleófas. No dia da crucificação do seu divino sobrinho, ela estava firme ao pé da cruz, ao lado de sua irmã e de Maria Madalena. Um único versículo em todo o Novo Testamento refere-se a ela em seu parentesco com Jesus. Este é João 19.25, que assim se lê. “E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria de Cleófas, e Maria Madalena”. Ao que tudo indica, este mesmo Cleófas referido aqui foi um dos discípulos que andaram com Jesus, no caminho de Emaús, depois de Sua ressurreição, sem o reconhecerem. (Lucas 24.18).

Matriarcado
Houve um homem chamado Barzilai que foi pai de alguns sacerdotes. Estes sacerdotes foram considerados imundos para o sacerdócio, porque seus nomes não foram encontrados nos registros genealógicos. Também pudera! Esse Barzilai tomou uma mulher de Gileade como esposa e, em lugar dela receber seu nome, foi ele quem RECEBEU O NOME DELA. (Neemias 7.63,64).

Mãe abnegada
Depois que mataram enforcados os dois filhos de Rispa, concubina de Saul, por uma questão de retaliação política, a mãe deles ficou um enorme período em vigília, para não deixar as aves do céu pousarem sobre eles de dia, nem os animais do campo os estraçalharem durante a noite. A Bíblia diz que isto aconteceu desde o princípio da colheita, até que a água do céu destilou sobre um pano de silício que ela colocara sobre uma penha. (II Samuel 21.10).

O templo do céu
No livro de Apocalipse encontramos duas referências a um templo glorioso que existe no céu, onde está atualmente A ARCA DO CONCERTO. Nesta última referência, entende-se que o templo do céu é o próprio TRONO DE DEUS. Leia: “E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo. E houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.” (Apocalipse 11.19). “E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, DO TRONO, dizendo. Está feito.” (Apocalipse 16.17).

Método prático de curar braços quebrados
Em 572 a.C, aproximadamente, o método usado para consolidar o braço quebrado, era de colocar EMPLASTROS e atá-lo com LIGADURAS. (Ezequiel 30.21). Não mudou muito em mais de 3.000 anos, não foi?
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Curiosidades Bíblicas (1)

Uma Obra Para Deus Fora De Sua Vontade

O DilÚvio ComeÇou Sete Dias Depois Que NoÉ Entrou Na Arca

A Arca NÃo Foi ConstruÍda Em 120 Anos

A Genealogia De Sete.

Madrugadores

É Possível Fazer Uma Obra Para Deus Sem Ser A Sua Vontade?