Normalização Documentária



No Brasil a circulação de informações científicas e técnicas, ocorre em grande parte nos artigos publicados em periódicos e também em teses e dissertações. Porém, sabemos que a maioria dessas informações não chegam a ser disponibilizadas à comunidade em geral. Isso ocorre, pois não existe um órgão responsável pela harmonização, padronização e uniformização dessas informações. Então, surge a Normalização Documentária capaz de desenvolver estudos que visam valorizar mais os trabalhos científicos. Após, veremos por que a Normalização Documentária pode influenciar positivamente os trabalhos científicos e técnicos.

Grande parte das pessoas desconhecem os trabalhos científicos, esses publicados principalmente em artigos de periódicos, teses e dissertações, mas dificilmente chegam a serem acessados por qualquer indivíduo, pois sabemos que esses tipos de informações ficam restritas às universidades. Porém, os cientistas realizam seus estudos e pesquisas para serem de conhecimento público, ou seja, que a sua pesquisa tenha merecido divulgação e valorização e não fique esquecida em estantes de bibliotecas universitárias.

Por isso, a Normalização Documentária através de suas regras e métodos, traria mais qualidade e padronização às publicações periódicas, consequentemente essas seriam mais divulgadas pelas bibliotecas, por terem valor arraigado aos estudos minudentes dos cientistas, tornando-se assim em documentos de freqüente uso dos acadêmicos e pessoas leigas interessadas em expandir seus conhecimentos.

É de conhecimento geral que em nosso país a organização responsável pela promoção e elaboração de documentos normativos é a ABNT, esta busca a melhoria de vários campos científicos. Por isso, cabe a ela investir em estudos de trabalhos científicos, visando uma maior padronização entre eles através de regras que especifiquem os tipos de métodos, processos e resultados a serem alcançados, por determinadas pesquisas, e tornando assim as publicações científicas mais uniformes.

É importante ressaltarmos ainda que a normalização documentária pode trazer grandes benefícios as publicações científicas, porque é através dela que formulamos e aplicamos regras visando o ordenamento de uma atividade específica, neste caso as publicações científicas. Além disso, a Normalização Documentária poderia auxiliar no controle de qualidade do produto, visando sempre o melhor para o usuário, que em sua busca, indubitavelmente ele visa alcançar assuntos específicos e de qualidade que satisfaça a sua pesquisa. Por isso, a Normalização surge para trazer equilíbrio entre o conteúdo e o formato das publicações científicas, que na grande maioria estão separadas, isto é, ou o pesquisador busca pelo conteúdo ou ele busca pelo formato documentário.

Portanto, para que as publicações científicas cheguem até a comunidade em geral é preciso que a Normalização Documentária interfira na circulação desses documentos, através de estudos que tornem mais acessíveis e de maior qualidade, para serem usufruídos por qualquer pessoa interessada em expandir seus conhecimentos. Assim, o trabalho de um cientista torna-se mais valorizado e divulgado, não só para sua busca profissional e sim pela sua conquista pessoal.

Referências:

CERVO, Armando Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica: para uso dos estudantes Universitários. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1978. 144p.

DAY, Robert A. A Normalização no contexto da comunicação científica. Perspec. Cienc. Inf. , Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 147-156, jul./dez. 1998.

DIAS, Maria Matilde Konka. Normas Técnicas. In: CAMPELLO, B. S. ; CENDÓN, B. V. ; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 137-151.


Autor: Vitor Dias


Artigos Relacionados


Necessidades De SaÚde No Mundo Do SilÊncio: A Realidade Do Cuidado De Enfermagem Aos Surdos

A Editoração De Revistas Eletrônicas Envolve Gestão De Conteúdos A Ser Disponibilizada

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Educação Ambiental - Meio Ambiente

Nutrição Na Visão Da Prática Ortomolecular

RelaÇÕes Interpessoais

Educação Física E Qualidade De Vida