DESTAQUES ESPECIAIS



DESTAQUES ESPECIAIS

PRESERVAÇÃO DA BÍBLIA

Provérbios 25.1 fala de algo gloriosos e tremendo. Observe. “Também estes são provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá.” Trezentos anos depois de Salomão ter escrito seus três mil provérbios e seus mil e cinco cânticos (I Reis 4.32), Ezequias, o piedoso rei de Judá, designou escribas capacitados para transcreverem algumas dessas tão importantes máximas.

HUMILDADE A TODA PROVA

A oferta dos pais de Jesus, no dia de sua apresentação no templo, para a cerimônia da circuncisão foi uma oferta promulgada para OS MAIS POBRES dentre o povo – uma rola ou dois pombinhos. (Lucas 2.21-24. Levítico 12.6-8).

DEBAIXO DE PALMEIRAS OU DE PEDRAS?

A juíza Débora escolheu um local bem estranho para julgar o povo. Debaixo de umas palmeiras, que tomaram o seu nome, “as palmeiras de Débora”. No rodapé de algumas Bíblias lê-se “pedreiras”. Será que seu tribunal estava montado dentro de uma caverna? (Juizes 4.4,5).


RAINHA FAZ ÍDOLO SENSUAL
O “horrível ídolo” feito por Maaca, e queimado por seu próprio filho, Asa, era na realidade conforme melhor tradução, um “objeto obsceno”, ou seja, um ídolo fálico ou sensual segundo Crônicas 15.16.

PROGRESSO

A cidade de Jerusalém já possuía, em aproximadamente 713 a.C., um completo sistema de abastecimento de água, feito através de encanação (II Reis 20.20).

PREGADOR MODERNO

Esdras usou um púlpito para ministrar a palavra de Deus ao povo (Neemias 8.4).

GRUPO COSMOPOLITA


Depois de passar três meses pregando na Grécia, Paulo teve que sair dali por causa de perseguição movida pelos Judeus. O grupo de irmãos que o acompanhava, de vários lugares diferentes, é digno de nota.

“E acompanhou-o até à Ásia Sopater, DE BERÉIA, e, dos DE TESSALÔNICA, Aristarco, e Segundo, e Gaio de DERBE, e Timóteo, e, dos DA ÁSIA, Tíquico e Trófimo.” (Atos 20.4).





FORÇA
EXTRAORDINÁRIA


“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e SUSTENTANDO TODAS AS COISAS, pela palavra do seu poder.” (Hebreus 1.3). “Ele é antes de todas as coisas e todas as coisa SUBSISTEM por ele.” (Colossenses 1.17).

Estas duas referências bíblicas falando sobre nosso Senhor Jesus Cristo demonstram algo que os maiores cientistas do mundo afirma.

Que existe uma FORÇA SUPERIOR, maior do que todo o Universo, a qual sustenta juntos todos os astros. Eles dizem também que se tal força não existisse, tudo entraria em caos.
OUTRO



A Bíblia fala de um outro Jó, além do famoso patriarca. Seu nome é apenas citado na Bíblia. Ele era filho de Issacar. “E os filhos de Issacar. Tola, e Puva, e Jó, e Sirom.” (Gênesis 46.13).

A EPÍSTOLA DA ALEGRIA

A carta de Paulo aos Filipenses é chamada de “a epístola da alegria”. As expressões PAZ, DAR GRAÇAS, ALEGRIA, GLORIAR, REGOZIJO, e REGOZIJAR-SE aparecem 21 vezes na epístola.

E é surpreendente notar que a epístola da alegria foi escrita por Paulo, enquanto estava NA PRISÃO!

EXCELENTE CONSELHO


Uma observação muito curiosa e interessante é que Davi, no leito de morte, quando chamou Salomão para dar os últimos conselhos ao seu sucessor, o primeiro destes conselhos para seu filho foi. “Sê homem!” (I Reis 2.2)
GRILOS, COMIDA NOBRE

No Velho Testamento, existe a permissão para as pessoas comerem GRILOS, conforme se encontra em Levítico 11.12.

REI MACUMBEIRO

O costume de fazer “despachos” nas encruzilhadas é muito antigo. Ele é descrito no livro de Ezequiel, realizado por um grande personagem. O Rei da Babilônia. “Porque o Rei da Babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos para fazer adivinhações. Aguçará as suas flechas, consultará os terafins, atentando nas entranhas.” (Ezequiel 21.21).

HUMILDADE A TODA PROVA

A oferta dos pais de Jesus, no dia de sua apresentação no templo, para a cerimônia da circuncisão foi uma oferta promulgada para OS MAIS POBRES dentre o povo – uma rola ou dois pombinhos (Lucas 2.21-24 e Levítico 12.6-8).

DESCUIDO IRREPARÁVEL

A mulher de Urias foi tão negligente quanto Davi, pois resolveu tomar banho em um local de onde podia ser vista. (II Samuel 11.2).

SÍMILES

“E falarei aos profetas, e multiplicarei a visão. E pelo ministério dos profetas proporei SÍMILES” (Oséias 12.10). Esta palavra que é uma pura transliteração do latim “símile”, significa simplesmente ANALOGIA, ou COMPARAÇÃO.

ESTRANHA AUSÊNCIA

O livro de Ester, cuja lição espiritual é tão gloriosa, em nenhum dos seus 10 capítulos e 153 versículos menciona o nome de Deus!

DETALHE ORIGINAL

No meio de toda a angústia que sentia no ventre do grande peixe, Jonas preocupou-se com um ligeiro detalhe relacionado com o seu bem-estar. Estava incomodado com algumas algas que haviam se enrolado em torno de sua cabeça! (Jonas 2.5).

GRUPO COSMOPOLITA

Depois de passar três meses pregando na Grécia, Paulo teve que sair dali por causa de perseguição movida pelos Judeus. O grupo de irmãos que o acompanhava, de vários lugares diferentes, é digno de nota. “E acompanhou-o até à Ásia Sopater, DE BERÉIA, e, dos DE TESSALÔNICA, Aristarco, e Segundo, e Gaio de DERBE, e Timóteo, e, dos DA ÁSIA, Tíquico e Trófimo.” (Atos 20.4).

A EPÍSTOLA DA ALEGRIA

A carta de Paulo aos Filipenses é chamada de “a epístola da alegria”. As expressões PAZ, DAR GRAÇAS, ALEGRIA, GLORIAR, REGOZIJO, e REGOZIJAR-SE aparecem 21 vezes na epístola. E é surpreendente notar que a epístola da alegria foi escrita por Paulo, enquanto estava NA PRISÃO!

EXCELENTE CONSELHO

Uma observação muito curiosa e interessante é que Davi, no leito de morte, quando chamou Salomão para dar os últimos conselhos ao seu sucessor, o primeiro destes conselhos para seu filho foi. “Sê homem!” (I Reis 2.2).

EVIDÊNCIA HISTÓRICA

“E os israelitas edificaram a faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés” (Êxodo 1.11). O versículo acima é uma evidência histórica da inspiração da Bíblia. Qualquer estudante de História descobrirá, em seus compêndios, citações dos historiadores a essas duas cidades.

EMOÇÕES SURPREENDENTES

A Bíblia cita o caso de pessoas que estavam dormindo DE TRISTEZA. Também cita outro episódio em que outras não creram por causa da ALEGRIA. (Lucas 22.45. 24.41).

DISCÍPULO ILUSTRE

José de Arimatéia, o célebre discípulo oculto de Jesus, além de rico, era também SENADOR. (Marcos 15.43).

PRESENTE DE GREGO

Faraó, o rei do Egito, deu como dote para sua filha que casou com Salomão, uma CIDADE QUEIMADA. Salomão teve que reconstruí-la toda depois disto, (I Reis 9.16,17).

FESTA DO DESMAME

Algo surpreendente foi o que Abraão fez quando o seu filho Isaque foi desmamado. O que para nós, ocidentais contemporâneos, passa quase que desapercebidamente, para aquele grande “sheik” do deserto foi motivo de tanta alegria, que ele deu um grande banquete em comemoração a tal acontecimento. (Gênesis 21.8).

TRISTEZA OBRIGATÓRIA

No dia da Expiação, que era o décimo do sétimo mês, todo israelita era obrigado, por lei, a FICAR TRISTE. Se tal coisa não acontecesse, se o malfadado ser não “afligisse” ostensivamente sua alma, com lamentos, sonoros, suspiros e gemidos, seria sumariamente EXECUTADO! (Levítico 23.29).

FONTE OU CISTERNA?

Um dos atos mais incoerentes descritos na Bíblia, embora seja uma analogia, é este que Deus mesmo escreve. “O meu povo fez duas maldades. A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” (Jeremias 2.13). Já imaginou a condição mental de uma pessoa que tem coragem de abandonar um manancial de águas vivas e trocá-lo por uma cisterna?

MUITO GORDO

O tirano rei Eglom, soberano dos moabitas, e que dominavam terrível sobre os filhos de Israel, era tão gordo que, ao ser morto por Eúde, libertador do povo, a gordura de sua barriga, cobriu o punhal com o qual foi assassinado! (Juizes 3.12-22).

UMA LEI DIFÍCIL DE FISCALIZAR

Dentre as leis que foram promulgadas, existe uma bem especial e difícil de ser fiscalizada. “Não aborrecerás a teu irmão NO TEU CORAÇÃO.” (Levítico 19.17).

PERVERSIDADE

Mesmo depois que os dez filhos de Hamã, o inimigo dos Judeus, foram mortos, Ester, a rainha substituta de Vasti, ainda pediu ao rei que eles fossem ENFORCADOS! (Ester 9.6-14).

OBJETOS IMPORTANTES

Dentre os tesouros que Nabucodonozor tirou do templo de Jerusalém e levou para a Babilônia, havia algo que foi considerado tão precioso, que Ciro, Rei da Pérsia, resgatou. Todos os utensílios resgatados foram 5.400 e os objetos a que nos referimos foram 29 FACAS! (Esdras 1.9,11).

MEDIDAS DE SEGURANÇA REFORÇADAS PARA O APÓSTOLO PAULO

O Apóstolo Paulo foi considerado um prisioneiro tão importante que o tribuno Cláudio Lísias designou para escoltá-lo 470 soldados romanos, comandados por DOIS CENTURIÕES. (Atos 23.22,23).

REDENÇÃO PLURAL

Provavelmente referindo-se a “dias mui distantes”, e à gloriosa igreja do Senhor, colocando ainda as características desse povo santo par a par com as características do seu Redentor, Jesus Cristo, o profeta Obadias afirma. “E levantar-se-ão SALVADORES no monte de Sião, para julgarem a montanha de Esaú. E o reino será do Senhor.” (Obadias 21).

PROFETA COM CIÚMES FERE ROSTO DE COLEGA

Talvez o maior exemplo de presunção que se encontra na Bíblia seja o de Zedequias, filho de Quenaaná. Ele, ao ouvir Micaías profetizando, contrário a sua própria profecia feriu-o na face e sarcasticamente, perguntou. “Por onde passou de mim o Espírito do Senhor para falar a Ti?” (I Reis 22.24).

Animal Alérgico?

A Bíblia diz que o jacaré dá espirros. (Jó 41.18).

FONTES TERMAIS ENCONTRADAS NO DESERTO

Apascentando os jumentos do seu pai, estranhamente NO DESERTO, um descendente de Esaú, chamado Aná, encontrou ali, algumas FONTES TERMAIS (Gênesis 36.24).

INTERESSANTES COINCIDÊNCIAS EM MORTE DE PATRIARCAS

Quando Abraão morreu, a Bíblia diz que ele estava “velho e farto de dias”. Seus dois filhos, Ismael e Isaque, o sepultaram. Eles vieram a ser inimigos até hoje, pela sua descendência. Quando Isaque morreu, a Bíblia também diz que ele morreu “velho e farto de dias”. Também diz que seus dois filhos, Esaú e Jacó, o sepultaram. Estes haviam sido inimigos, mas fizeram as pazes depois. (Gênesis 25.8,9).

ESPERANÇA MAIOR

O Velho Testamento termina com a palavra “maldição”. E a culminância verdadeira de 4000 anos de história de um povo em busca, sem fidelidade, dependendo de seus próprios esforços e juízos. O Novo Testamento termina com a gloriosa frase. “A graça do Senhor Jesus seja com todos”. É uma indicação real do teor dos seus 27 livros, que a graça de Deus é a única capaz de salvar os homens.

ORDEM INVERSA

Os inimigos de Jesus, ao pé da cruz, estavam pedindo para Jesus descer da cruz, porque eles queriam VER PARA CRER. Ele, porém, já havia ensinado que Deus exige outra ordem bem diferente. “CRER PARA VER!” (Marcos 15.32 c/ João 11.40).

QUANDO ALGUÉM ERA DESPEJADO DE SUA PRÓPRIA CASA?

Havia uma lei muito exótica em Israel, através da qual a pessoa recebia ordem de despejo DE SUA PRÓPRIA CASA. Isto acontecia quando vinha praga de lepra sobre alguém.

Deus ordenou que o sacerdote mandaria primeiro a ordem de despejo e depois iria PESSOALMENTE examinar a casa, a fim de dar o seu diagnóstico para ver se a pessoa podia retornar. (Levítico 14. 33-36).

Os leprosos que eram despejados de suas casas, muitas vezes passavam a viver em comunidades isoladas, onde conviviam com outros leprosos e até constituíam novas famílias.

HIERARQUIA SACERDOTAL EM ISRAEL

Havia, entre os sacerdotes, uma rígida hierarquia, reconhecida e respeitada por todos.

Por causa disto é que havia o sacerdote líder, ou o sumo sacerdote, mas havia depois dele o seu eventual substituto, uma espécie de sumo sacerdote secundário, ou vice.

Encontramos indicação de tal hierarquia em II Reis 25.18. “Também o capitão da guarda tomou Seraías, PRIMEIRO SACERDOTE, e a Zefanias, SEGUNDO SACERDOTE, e aos três guardas do umbral da porta.”
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Curiosidades Bíblicas (9)

Nas Cavernas

Interessantes Detalhes BÍblicos

ConstituiÇÃo Da RepÚblica Federativa Do Planeta Terra

Fatos De Destaque

Madrugadores

Curiosidades Bíblicas (7)