COISAS ESPECIAIS NA BÍBLIA



COISAS ESPECIAIS NA BÍBLIA

NÚMEROS SIGNIFICATIVOS. Há muitos que vêm nesta referência – “Então vieram a Elim, e havia ali DOZE fontes de águas e SETENTA palmeiras. e ali se acamparam junto das águas”.(Êxodo 15.27). – Uma alusão simbólica e profética aos DOZE apóstolos e SETENTA discípulos de Jesus!

QUE FAZIAM OS SACERDOTES DURANTE SETE DIAS APÓS A CONSAGRAÇÃO? Depois de terminarem a ministração ao Senhor, os sacerdotes tinham que permanecer SETE DIAS e SETE NOITES, à porta da tenda da congregação, fazendo “a guarda do Senhor.” Se, por acaso, resolvessem desobedecer, seriam mortos. Vamos conferir este quadro na Bíblia da “Versão de Hoje.” “Vocês não devem deixar a entrada da Tenda por sete dias, até que seus ritos de ordenação sejam completados. O Senhor nos mandou fazer o que temos feito hoje, a fim de tirar o pecado de vocês. Vocês devem permanecer na entrada da Tenda dia e noite por sete dias, fazendo o que o Senhor mandou. Se não o fizerem, morrerão. Isto foi o que o Senhor me ordenou.”

POR QUE OS RECABITAS SÓ PODIAM HABITAR EM TENDAS? Os recabitas eram proibidos terminantemente de tomar vinho. Esta lei foi promulgada por Jonadabe, filho de Recabe, pai daquele grupo. O mais incrível e que Jonadabe também os proibiu de construírem casas, semearem sementes, plantarem ou possuírem vinhas.Por causa disto eles só podiam habitar em tendas. (Jeremias 35.1-10). O profeta Jeremias referiu-se aos recabitas, para compará-los com o povo de Israel e elogiar sua notável obediência.

NATURALISTAS. Salomão foi o segundo naturalista de que se tem notícia na Bíblia. O primeiro foi Adão, que classificou, um por um, cada animal, conforme relata o Gênesis. “Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus, e a todos os animais selváticos.” (Gênesis 2.30). Salomão fazia conferencias, talvez públicas, talvez privadas, a respeito da ciência natural. “Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano, até ao hissope que brota no muro. também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes.” (I Reis 4.33).

ONDE DEUS ESCREVEU? 1.Em tábuas de pedra - Êxodo 31.18 2.Na parede do palácio de Belsazar - Daniel 5.5 3.No chão - João 8.6 4.Nas tábuas de carne do coração – II Coríntios 3.3 5.No livro da vida do Cordeiro – Apocalipse 13.8

COISAS DE CRISTO. 1.O sentimento de Cristo – Filipenses 2.5.
2.O amor de Cristo – II Coríntios 5.14. 3.A paciência de Cristo – II Tessalonicenses 3.5. 4.O poder de Cristo – II Pedro 1.3.

PRECIOSAS CONQUISTAS. A Bíblia mostra que o filho de Deus consegue conquistar quatro tremendas fortalezas. 1.O DIABO – “Mancebos, escrevo-vos porque venceste o maligno.” (I João 2.13). “O que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” (I João 5.18). 2.O MUNDO – “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (João 5.4). 3.A CARNE – “E os que são de Cristo crucificam a carne com as suas paixões e concupiscências.” (Gálatas 5.24). 4.A MORTE – “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação. não segundo as nossa obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos. e que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho.” (II Timóteo 1.9,10).

O MINISTÉRIO DAS LÁGRIMAS. 1.Lágrimas de simpatia – João 11.35
2.Lágrimas de gratidão – Lucas 7.38. 3.Lágrimas de devoção – João 11.33. 4.Lágrimas de solidão – Lucas 7.13. 5.Lágrimas de serviço e testemunho – Atos 20.19. 6.Lágrimas enxugadas – Apocalipse 21.4.

CIDADE ESPORTIVA. Dizem os historiadores que a cidade de Corinto era um centro de atletismo, para onde acorriam os melhores atletas do mundo conhecido de então, e onde se realizavam algumas das mais acirradas disputas esportivas, de âmbito nacional e internacional.Aproveitando a realidade e vivência dos Coríntios foi que o apóstolo Paulo escreveu estas palavras: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina. aqueles para alcançar uma coroa corruptível. nós, porém, a incorruptível” (I Coríntios 9.24,25). Referia-se o apóstolo à célebre coroa DE LOUROS com a qual os atletas vencedores eram laureados.

JEJUM COMPLETO. Depois de apenas um dia de pregação na cidade de Nínive, realizada pelo profeta Jonas, cidade que, para percorrer toda tinha que utilizar três dias, o povo creu em Deus e se arrependeu. O arrependimento foi tão expressivo que o rei de Nínive proclamou um jejum absoluto. Ninguém podia comer ou beber qualquer coisa. O mais extraordinário, porém, na proclamação que fez, é que ATÉ OS ANIMAIS tiveram que ficar sem comer ou beber. E não somente isto. houve algo mais desusado. todos os animais foram vestidos de pano de saco em sinal de ARREPENDIMENTO! (Jonas 3.5-8).

LIVROS E EXTRATOS
BÍBLICOS QUE
SE PERDERAM


A Bíblia fala de livros, textos e crônicas a respeito da obra de Deus e do Seu povo que se perderam na noite dos tempos. São eles.

O “LIVRO DAS GUERRAS DO SENHOR”. (Números 21.14).

O “LIVRO DO CONCERTO”. (Êxodo 24.7).

O “LIVRO DE JASHER” ou “LIVRO DO RETO”. (Josué 10.13. I Samuel 1.18).

O “LIVRO DO DIREITO DO REINO.” (I Samuel 10.25).

O “LIVRO DA DESCRIÇÃO DA TERRA PROMETIDA” (Josué 18.5).

As “CRÔNICAS DO PROFETA NATÃ E DE GADE, O VIDENTE.” (I Crônicas 29.29).

7. O “LIVRO DOS SUCESSOS DE SALOMÃO.” (I Reis 11.41).

O “LIVRO DAS FALAS DE NATÃ, O PROFETA”. (II Crônicas 9.29).

A “PROFECIA DE AÍAS, O SILONITA”. (II Crônicas 9.29).

AS "VISÕES DE IDO, O VIDENTE”. (II Crônicas 9.29).

O “LIVRO DOS REIS DE ISRAEL”. (I Crônicas 9.1). - (Muitos afirmam que não se trata do canônico Livro dos Reis).

As “NOTAS DE JEÚ”, filho de Hanani. (II Crônicas 20.34).

O “LIVRO DE HISTÓRIA DE SEMAÍAS, O PROFETA” (II Crônicas 12.15).

Os “LIVROS DOS VIDENTES”. (II Crônicas 33.19).

O “LIVRO DE IDO, O VIDENTE.” (II Crônicas 12.15. I Crônicas 9.29 e II Crônicas 13.22). - (Pelo visto, este era muito importante).

Os livros dos Profetas que profetizaram o que se encontra em Mateus 2.23. (“Para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas. Ele será chamado Nazareno”).

O “LIVRO DAS CRÔNICAS DE JEÚ, FILHO DE HANANI.” (II Crônicas 20.34).

A verdadeira “I EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS”. A Primeira e Segunda epístolas que temos em nosso Novo Testamento deveriam realmente chamar-se Segunda e Terceira Epístolas aos Coríntios, pois antes da primeira que temos, Paulo já havia escrito uma epístola para aquela igreja. Ele diz em I Coríntios 5.9. “Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem.”

Judas 3 dá idéia de uma outra epístola escrita por aquele servo de Deus.

A “EPÍSTOLA AOS LAODICENSES”. (Colossenses 4.16).

Parece que Paulo havia escrito uma epístola aos Filipenses antes da que temos na Bíblia. (Filipenses 3.1).

O texto de Atos 20.35 não se encontra nos evangelhos. Onde Paulo leu?

Os outros 1004 cânticos de Salomão (I Reis 4.32). e muitíssimos dos 3.000 provérbios que não estão na Bíblia.

Perguntamos. Se todos estes textos existissem hoje, estariam fazendo parte do cânone sagrado? Talvez sim. Porém, o importante é que o Espírito Santo sabia o de que necessitávamos e devemos crer que a Bíblia que hoje temos está completa e é suficiente para suprir todas as nossas necessidades espirituais.


QUEM LAVAVA OS SACERDOTES ANTES DE ELES MINISTRAREM AO SENHOR?
Antes dos sacerdotes ministrarem ao Senhor, eles tinham que ser completamente lavados e vestidos. No início do ofício sacerdotal, Aarão e seus filhos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, tinham que passar por este processo que fazia parte da cerimônia sacerdotal. A Bíblia indica que era o próprio Moisés que tinha de lavar e vestir seu irmão e seus sobrinhos. Confira a ordem que Deus deu PARA MOISÉS. “Então farás chegar Aarão e seus filhos à porta da tenda da congregação e OS LAVARÁS com água. depois tomarás os vestidos, e vestirás a Aarão da túnica e do manto do éfode, e do éfode mesmo, e do peitoral. e o cingirás com o cinto de obra de artífice de éfode’’.(êxodo 29.4,5). Mais tarde encontramos Moisés realizando este ofício que era, ao mesmo tempo, muito humilde, mas muito digno. (Levítico 8). A tarefa em questão deveria mesmo ser levada ao cabo por Moisés, por que quem seria digno o suficiente para realizar tal serviço?
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


ConstituiÇÃo Da RepÚblica Federativa Do Planeta Terra

ContinuaÇÃo Perfeita

Curiosidades Bíblicas (7)

Bibliologia

SalomÃo NÃo Foi Um Rei Obediente

A Bíblia, Um Livro Cristocêntrico!

Nas Cavernas