Lideres e Gestores sem tempo



Tenho notado em conversas com profissionais, que ocupam cargos de líderes, gestores de equipes, que grande parte deles sofre da síndrome de falta de tempo.

Sinto com tristeza gestores se gabarem de terem trabalhado até tarde, de virarem a noite, como se isso fosse motivo de orgulho ou diferencial qualitativo como exemplo de dedicação e resultado.

Vocês são líderes, gestores de pessoas e de negócios, e é assim que a empresa os vê e espera que ajam.

Como Gestores vocês devem dedicar a maior parte do tempo (tempo de trabalho) ao planejamento, organização, controle, motivação, desenvolvimento do pessoal, orientação, coaching à equipe e à estratégia do negócio.

Não cabe a vocês realizarem pessoalmente as tarefas e sim conseguir que elas sejam realizadas, no prazo correto e com qualidade, pela equipe e, para tanto, cabe sim a vocês proporcionarem as condições ideais para que a equipe cumpra seus objetivos.
Vocês como gestores devem prover a equipe de recursos em quantidade e qualidade ideais para a realização das tarefas, e aqui falo de recursos humanos, materiais e emocionais.

A equipe não quer que vocês peguem na picareta com eles, se bem que em momentos críticos esta pode ser uma atitude positiva do líder, eles querem sim que vocês intersedam junto à direção das empresas para conseguir as melhores condições possíveis para realizarem as tarefas. Cabe a vocês garantirem estas condições, cabe a vocês organizarem e planejarem com a equipe a melhor distribuição da carga em função do tempo e competências de cada um.

Vocês são o ponto de equilíbrio de suas equipes e para tal devem gozar de saúde intelectual e emocional para transmitirem a confiança e a segurança que eles necessitam para produzirem com qualidade.

Lembrem-se que vocês não vivem para trabalhar e sim trabalham para viverem melhor.
O tempo passa e não podemos retornar como no filme "O Feitiço do Tempo” e saibam que quando estiverem com a idade mais avançada terão uma grande certeza, a de que a vida passou rápida demais.


Marcos Falcon
Autor: Marcos Falcon


Artigos Relacionados


Que Aqui Bate

Biologia Da EmoÇÃo

Obrigado Leitores

Vou-me Embora

Grito De CrianÇa

Metáfora Lógica.

Descendencias