A Competitividade Das Redes De Franquias: O Caso Do Setor De Limpeza De Imóveis No Brasil



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Curso de Mestrado em Economia Profissional

ACOMPETITIVIDADEDASREDESDEFRANQUIAS: O CASO DO SETOR DE LIMPEZA DE IMÓVEIS NO BRASIL

HÉLIO BARBOSA HISSA

Fortaleza, 03 de setembro de 2002


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a competitividade das PMEs pertencentes a uma rede de franquia comparadas às PMEs autônomas do setor de limpeza imobiliária do Brasil. Os resultados alcançados demonstram que as PMEs estruturadas em redes de franchising agregam valores econômicos superiores às empresas que atuam isoladamente, obtendo, daí, maiores vantagens competitivas, derivadas das economias externas tradicionais e, principalmente, das ações conjuntas das referidas prestadoras de serviços. Embora o franchising não constitua o único formato de negócio capaz de elevar a produtividade das PMEs, no âmbito do mercado institucional de limpeza, a franquia empresarial é tão-somente um dentre os vários tipos de estruturas de redes existentes, havendo outras formas de associativismo e consórcios produtivos. Argumenta-se que, nas regiões onde não existem clusters, o franchising representa relevante alternativa em busca da competitividade. Conclui-se que a rede de franquia é de fato uma grande corporação constituída por pequenos empresários, os quais, uma vez inter-relacionados, adquirem eficiência coletiva, tornando-os cada vez mais velozes e dinâmicos, independentemente do espaço geográfico que ocupem.

Abstract

The main objective of this dissertation is to analyze the competitiveness of the Small and Medium-sized Businesses as part of thefranchise network compared to autonomous Small and Medium-sized Businesses in the sector of cleaning services for real state properties The results show that Small and Medium-sized Businesses in the franchise network, in the institutional cleaning market,obtain an aggregate economic value and competitive advantage, higher than those earned by firms working on their own. External economies which arise especially from the joint action, such as inter-firm cooperation, mutual learning and collective innovation, explain part of these results. However we do not argue that franchising is the onlyway providing for the possibility of raising Small and Medium-sized Businesses productivity and competitiveness. As is well known, entrepreneurial franchising is just one among many productive consortia modes in theinstitutional cleaning market. We do argue that for regions where clusters of Small and Medium size firms do not occur, franchising doespresent a remarkable alternative in the pursuit of competitiveness and higher productivity. Ultimately, the franchise networklooks likea huge corporation made up of small businessmen, who, once they establish an inter-relations among themselves, acquire a collective efficiency, becoming faster, dynamic and more flexible, regardless ofthe geographical space where they are located.

INTRODUÇÃO

Cada vez mais condomínios e empresas em geral concentram energias em seus objetivos principais, terceirizando atividades-meio, como é o caso dos serviços de limpeza de imóveis, negócio em larga expansão para as franquias do referido setor, no Brasil, desde meados dos anos 90.

Para se ter uma idéia dessa expansão, observe-se que em 1993 existiam apenas 15 redes (franqueadoras) de limpeza no país, aumentando para 31 em 1999, registrando um crescimento de 63%. Atreladas a essas redes, haviam 654 unidades franqueadas de limpeza em 1993, ao passo que em 1999 esse total passoupara 1.366 , cujocrescimento foi de 74% no referido período. Quanto ao número de empregos, estes aumentaram de 2.870 para 12.601 no mesmo espaço de tempo, variando 173%. Demais disso, as franquias de limpeza faturavam cerca de US$ 70 milhões em 1993, passando para US$ 159 milhões em 1999, apresentando uma variação de 30%. De acordo com as últimas estimativas feitas pela Associação Brasileira de Franchising - ABF,no ano de 2000 esse faturamento saltou para US$ 393 milhões, enquanto que em 2001 atingiu a casa dos US$ 400 milhões, constatando-se, pois, que as franqueadas de limpeza continuamobtendo forte desempenho nos últimos anos.

Além do desempenho alcançado pelas empresas franqueadas, também deve ser ressaltado que o preço dos seus serviços oferecidos no mercado são inferiores aos das empresas autônomas. De fato, após a conclusão dos cálculos efetuados no terceiro capítulo deste trabalho, constatou-se que os preços médios cobrados por cada faxineiro das empresas autônomas de limpeza (contratadas pelos órgãos públicos do Estado de São Paulo) é de R$ 814,32, enquanto que os preços médios de 102 empresas franqueadas de limpeza da LIMPIDUS (segunda maior franqueadora de limpeza, no Brasil) é deR$ 776,18, sendo inquestionável a qualidade dos serviços prestados por esta última, já que renova ano a ano o selo de qualidade da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Face ao exposto, a presente pesquisa tem como objetivo principal identificaros fatores que determinam (no setor de limpeza imobiliária) a maior competitividade das PMEsfranqueadasem relação àsPMEs autônomas. Admite-se, como hipótese,que quanto maior a cooperação, o aprendizado mútuo e a inovação coletiva, maior será a competitividade das PMEs franqueadasem relação às PMEs independentes. Assim, é possível afirmar que as vantagens competitivas das PMEs franqueadas derivam (em menor escala) das economias externas marshallianas e (em maior escala) das ações conjuntas dos franqueados da rede, conforme ficará comprovado ao longo do trabalho.

Em outras palavras, tomando-se por base o conceito de "eficiência coletiva" de SCHMITZ (discutido adiante) chega-se à conclusão de que as redes de franquias tornam-se mais competitivas no setor de limpeza devido à ação conjunta dos franqueados. Isso porque, redes de firmas, a exemplo do que ocorre no franchising, não precisam estar, necessariamente,posicionadas no mesmo local e, mesmo assim, podem obter "eficiência coletiva". As economias externas são poucas, mas os ganhos decorrentes das ações conjuntas são substanciais. Conseqüentemente, nas regiões onde não existem clusters, dentro dos quais os pequenos empresários têm maiores chances de sucesso (devido à proximidade geográfica das empresas), o franchising representa relevante alternativa em busca da competitividade, independentemente do espaço geográfico que ocupem, ou melhor, independentemente de pertencerem ou não a um cluster.

Dessa forma, o referencial teórico em que se apóia esta pesquisa recairá, principalmente, sobre o conceito de "eficiência coletiva" de schimitz (1997) definida como "a vantagem competitiva derivada de economias externas locais e ação conjunta", pois esta é a teoria que mais se adapta ao propósito desta investigação, conquanto não se deixe de mencionar outros estudiosos do assunto, conforme será visto no primeiro capítulo.

Enfim, a investigação se desenvolverá a nível puramente teórico e explicativo, cuja metodologia principal será o estudo bibliográfico. Valendo-se ainda da utilização de planilhas de composição de custos diretos e indiretos com mão-de-obra, serão calculados os preços finais para se contratar um faxineiro de uma empresa autônoma de limpeza e outro faxineiro de uma franquia do mesmo ramo de atividade, comparando-se, ao final, quem apresenta o menor preço de mercado, supondo-se o mesmo padrão de qualidade nos serviços prestados por ambas companhias, conforme se verá no terceiro capítulo.

Para tanto serão utilizadas as planilhas de preços elaboradas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE,publicadas pelaAssociação Brasileira de Empresas de Conservação Ambiental –ABECAM(Publicações – Volume 3 – capítulo IV-a e IV-b, URL: http://www.abecam.net/, anexos II e III do presente trabalho) onde constam os dados das empresas autônomas que prestam serviços aos órgãos públicos dos Estado de São Paulo, dados estes que estão corroborados por outro estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, junto a 309 maiores empresa da construção civil.

Já os dados das firmas de limpeza franqueadas foram extraídos do Manual da LIMPIDUS (volume II, capítulo III, páginas 17 e 18), a qual conta hoje com 102 franqueados, no Brasil, sendo a segunda maior franqueadora de limpeza, ficando atrás da Jani-King (americana), com 120 unidades no país.

A estrutura da dissertação encontra-se dividida em três capítulos, a saber:

O primeiro capítulo iniciará com uma breve revisão da literatura econômica sobre a eficiência das pequenas e médias empresas, começando pela análise de Marshall (1890) nos distritos industriais ingleses do século XIX, passando pela Terceira Itália,nos anos 70 e 80, com os norte-americanos PIORE (1984) e SABEL (1984) e autores italianos como BECATTINI (1984) BAGNASCO (1985) etc., até que se alcancea década de 90 com Schimitz (1997),Porter (1999) esuas respectivas definições de "eficiência coletiva" e "estratégias competitivas". Também será visto, no final desse tópico, o significado de redes de PMEs e as primeiras noções sobre franchising.

O segundo capítulo apresentará o conceito de franchising sob o enfoque a lei 8.955 de 115/12/1994 (que introduziu a Franquia Empresarial no Brasil), bem como as suas principais características, relatando, sucintamente, o seuhistórico, bem como suas vantagens e desvantagens para franqueados e franqueadores. Constarão, também, nessa seção, as principais estatísticas do mercado total de franquias no país, inclusive as estatísticas referentes ao setor de limpeza nacional. A inclusão desses dados na pesquisa tem como intuito primordial ilustrar, em primeiro plano, a evolução do franchising como um todo e, em segundo plano, especificar o crescimento do setor de limpeza, no Brasil.

No terceiro capítuloprocura-se comprovar, através de situações reais, que a lucratividade obtida pelas empresas franqueadas do setor de limpeza é maior do que as empresas autônomas do mesmo ramo de atividade. Para tanto, utilizar-se-á a mesma metodologia de cálculo empregada pela FIPE, conforme já se disse anteriormente. Além disso, ver-se-á algumas situações reais de "ação conjunta" dos franqueados (cooperação, aprendizado mútuo e inovação coletiva) no âmbito da sede regional da franqueadora LIMPIDUS/CE, além de se tecer comentários sobre os benefíciosgerados pelas "economias internas e externas" aos franqueados da rede.

A conclusão reforçará todos os tópicos discutidos na dissertação, enfatizando, inclusive, que o franchising representa relevante alternativa em busca das vantagens competitivas, principalmente nas regiões onde inexistem aglomerados empresariais. Adverte-se, porém, que a franquia empresarial não é sinônimo de sucesso garantido, posto que não existe negócio sem risco e nem tampouco existe empresa que prospere por si própria, sem que haja o esforço e a inventividade do proprietário, o envolvimento de colaboradores, um bom ambiente econômico e a receptividade do mercado.

O franchising está longe de ser "uma panacéia capaz de eximir o empresário dos passos necessários ao êxito de qualquer negócio." (KEILA, 2002). Mas quando se fala do "modelo de negócios do franchising", esse sim, está em plena expansão no Brasil. Muitas marcas estão se consolidando, inúmeras empresas se convencem de que o franchising pode ampliar sua presença no mercado e as franquias chegam a todo o território brasileiro.

Nesse contexto, o conteúdo da dissertação vem ao encontro das necessidades de todos os profissionais envolvidos na tarefa de maximizar o lucro dos pequenos investidores, reunindo aspectos teóricos e práticos sobre a competitividade das redes de franquias do setor de limpeza.

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Autor: Hélio Barbosa Hissa


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