BRASIL DE CABELOS BRANCOS: O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO



O Brasil esta passando por um processo de envelhecimento populacional rápido e intenso .De acordo com as projeções das Nações Unidas (United Nations,1999), a população brasileira apresentará um dos mais rápidos processos de envelhecimento demográfico.

A cada ano, 650 mil novos idosos são agrupados a população brasileira e estatisticamente ocorrerá um aumento de 700% da população idosa em menos de 50 anos.

Toda essa mudança ao contrario do que se imagina habitualmente, resulta da decadência da fecundidade e não da decadência da mortalidade. Uma população torna-se mais idosa à medida que aumenta a dimensão de indivíduos idosos e diminui a proporção de indivíduos mais jovens.

As conseqüências desse avanço poderá gerar grandes dificuldades ao Estado para lidar com o novo perfil epidemiológico, que aos poucos se sobrepõe. Será necessário que os serviços de saúde desenvolvam estratégias de capacitação voltado para a promoção de um envelhecimento saudável.

O “Jovem País de Cabelos Brancos” (população brasileira), precisa então compreender a fisiologia do envelhecimento, que determina as modificações físicas, emocionais, psicológicas e sociais apresentadas durante a vida.

Ao envelhecer diversas implicações vão surgir, uma delas são as limitações funcionais, que se resumem em diminuição da capacidade cognitiva e de atenção, aumento do tempo de contração e relaxamento muscular, aumento do risco de quedas e diminuição das proteínas contráteis.

As limitações dos sistema nervoso, conceitua-se em diminuição de amplitude de movimento, alteração no metabolismo geral, diminuição de acuidade visual, diminuição da acuidade auditiva, alteração dos receptores sensoriais e outros.

Basicamente, essas modificações são influenciadas por fatores fisiológicos, genéticos, ambientais, dietéticos de saúde, de estresse e de inúmeros outros elementos.

Cabe a nós enquanto éticos, focalizar na busca das intervenções patológicas, para tentar amenizar a temida perda de performance. Esta compreensão deve ser integral, para que este conquiste e preserve a prerrogativa de um cidadão em envelhecimento.

REFERÊNCIAS:
BORN, T. Carros de bois e ILPI a propósito da tarefa de elaborar uma nova legislação. 2006. Portal do envelhecimento. Disponível em: . Acesso em: 7 jan. 2009. [ Links ]

Carvalho JAM, Garcia RA. O envelhecimento da população brasileira: um enfoque demográfico. Cad Saude Publica. 2003;19(3):725-33. DOI: 10.1590/S0102-311X2003000300005 [ Links ]

Lima-Costa MF. Epidemiologia do envelhecimento do Brasil. In: Rouquayrol MZ, Almeida Filho N. Epidemiologia & Saúde. 6ª ed. Rio de Janeiro: MEDSI; 2003. p.499-513. [ Links ]

Minayo MCS, Hartz ZMA, Buss PM. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Cien Saude Coletiva. 2000;5(1):7-18. DOI: 10.1590/S1413-81232000000100002 [ Links ]

Parahyba MICA, Veras RP. Diferenciais sociodemográficos no declínio funcional em mobilidade física entre os idosos no Brasil. Cienc Saude Coletiva. 2008;13(4):1257-64. DOI: 10.1590/S1413-81232008000400022 [ Links ]

Veras RP, Ramos LR, Kalache A. Crescimento da população idosa no Brasil: transformações e consequências na sociedade. Rev. Saude Publica 1987; 2(3):225-233. [ Links ]


Autoras: JULIANA DE SOUZA ALVES *
NEILLA PAOLLE CASTRO **

Prof. Orientadora: CLAUDIA SILVA LANA AREDES PATROCINIO ***

*ALUNA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS, IPATINGA-MG
** ALUNA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS, IPATINGA-MG
*** PROFESSORA DA DICIPLINA DE FISIOLOGIA DA UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS,IPATINGA-MG
ORIENTADORA DESTE ARTIGO CIENTÍFICO
Autor: NEILLA PAOLLE


Artigos Relacionados


AssistÊncia FisioterapÊutica Em Lar De Assistencia Permanencia Ao Idoso

O Papel Do Enfermeiro Na Atenção Basica: Atuando Na Promoção E Proteção Da Saúde Do Idoso

Grupo Melhor Idade

Atividades Da Vida DiÁria E A RelaÇÃo Com A EducaÇÃo FÍsica Escolar: Uma PercepÇÃo Dos Idosos

A Percepção Das Pessoas Sobre O Envelhecimento E A Qualidade De Vida Neste Processo

Envelhecimento Ativo: Uma Política De Saúde

O Papel Da Enfermagem Na SaÚde Do Idoso Dentro Do Psf