Natal de Benevides



Um projeto implantado em Benevides, este ano, reúne estudantes e catadores de lixo para tentar reduzir o lixão do município. A iniciativa também deverá ajudar na geração de renda e do turismo. A tática é reaproveitar garrafas pet e utilizá-las para transformar a cidade em um parque temático de Natal. A meta, ambiciosa, é fazer do município uma cópia de Gramado (RS).

O projeto, chamado de 'Natal de Benevides', custará R$ 535 mil, em recursos da prefeitura e do empresariado. Entre as despesas estão a contratação da empresa responsável pelos enfeites natalinos de Gramado (RS), treinamento dos catadores de lixo e demais participantes do projeto, confecção dos adereços e preparação da cidade para a programação natalina.

A confecção envolve 27 catadores de lixo e 16 pessoas selecionadas entre a população em geral. Durante cinco meses, cada um deles receberá R$ 550,00 mensalmente. Esse é o tempo de duração das oficinas e da confecção dos enfeites a partir das garrafas plásticas, trabalho que começou em junho. Para a construção da cidade natalina, com árvores, bolas, guirlandas e velas, serão necessárias 200 mil garrafas de 2 litros, 2,5 litros e 1,5 litro.

O prefeito Edmauro Farias observa que as garrafas poderiam ser compradas de catadores, mas a opção escolhida para o projeto foi a de induzir os estudantes a participarem, uma forma de estimular neles a consciência ambiental pelo reaproveitamento. Foi, então, criada a campanha para a coleta de garrafas nas escolas. Vinte delas levadas para a escola são trocadas por um cupom que dá direito a participar do sorteio de prêmios no dia 21 de dezembro. O número de vasilhames, por pessoa, foi calculado de acordo com a população estudantil, segundo o prefeito Edmauro Farias.

O administrador aposta no projeto como uma experiência que pode ajudar a cidade a combater a produção diária de 40 toneladas de lixo. Ele afirma que somente o consórcio entre as prefeituras pode resolver o problema do tratamento dado ao lixão hoje existente, mas outras alternativas, como a do projeto, podem ajudar a reduzir a produção.

Segundo Farias, a nova experiência será repetida nos próximos anos, com reaproveitamento de 80% do material utilizado este ano e utilização de mais garrafas a serem coletadas. Quanto ao destino dos catadores que hoje participam do projeto, ele afirma que está sendo estudada uma nova iniciativa para fazer trabalho semelhante, só que com temática de festa junina.

Iniciativa visa também a melhoria do turismo

Além do combate à produção de lixo, o prefeito aponta a experiência como um projeto para transformar a cidade em um polo turístico. Se hoje, a igreja de 200 anos, o rio e os igarapés de Benfica ainda não foram descobertos pelos turistas, a expectativa é que um Natal bem produzido faça a diferença.

O plano leva em conta o tráfego de milhões de carros em frente à cidade, todos os dias, a distância de 25 quilômetros até a capital e as poucas atrações de Belém nessa época. Pelos cálculos do prefeito, os enfeites bem produzidos e a programação que, este ano, terá shows entre os dias 21 de novembro de 2009 e 3 de janeiro de 2010 farão de Benevides uma 'Gramado' da Amazônia.

Ele acredita que, se a ideia for bem trabalhada, a cidade poderá capitalizar junto ao empresariado de fora investimentos na economia local. Por enquanto, o investimento é reconhecido por quem teve na produção dos produtos artesanais uma alternativa para a pesada rotina dos lixões.

Rosemary Pinheiro, por exemplo, está satisfeita com o trabalho, faz planos de mantê-lo e até de voltar a estudar. Ela parou os estudos na quarta série do ensino fundamental, foi abandonada pelo marido aos 17 anos, com um bebê para criar, e até este ano dividiu com a mãe, três irmãs e dois irmãos a busca de material reaproveitável no lixão.

A trabalhadora conta que os irmãos conseguiram emprego e ela chegou a confeccionar bolsas para uma comerciante, mas somente os irmãos conseguiram se livrar de vez da coleta de lixo. Por enquanto, ela afasta a hipótese de voltar para lá e sonha em viver de outro trabalho quando o projeto 'Natal de Benevides' terminar.
site: http://www.nataldebenevides.com.br

Fonte: O Liberal
Autor: Josué


Artigos Relacionados


O Natal Em Parauapebas

Qual E O Futuro Do Nosso Lixo?

Sacos Plásticos Viram Os Vilões Da Ecologia

O Lixo Do Bairro Santa Maria

O Projeto Utilixo

A Produção De Lixo E A Contribuição Da Escola Frente Aos Impactos Ambientais

Enfeites De Natal Guirlanda