Comunicação: O que o receptor interpreta.



Em todo meio social do qual você fizer parte: familiar, acadêmico ou
profissional, a comunicação só será efetiva se a sua linguagem for clara, correta e adequada para transmitir a mensagem desejada sem correr o risco da má interpretação por parte do interlocutor.
Partiremos do conceito de Roberto Shinyashiki, “Sucesso é a conclusão
eficiente de um percurso“. Levando em consideração que todos os indivíduos
são diferentes nas suas características, capacidade de raciocínio e
personalidade, chegamos à conclusão de que o nível da comunicação em seus
detalhes, informações e valores será também diferente.
A comunicação deve ser modulada conforme a carga genética,
sentimental, as crenças, os valores e conceitos que o indivíduo traz “de berço”. Experiências vividas criam definições e “pré-conceitos”
que passam a ser verdade para as pessoas que os defenderão.
O conflito de idéias começa quando se tenta provar a inverdade
dos “pré-conceitos”. Muitas grandes verdades caíram por terra ao longo da
história e estar sempre preparado para rever conceitos e definições, bem como
mudar ações, é algo difícil para muitos.
Quando nos expressamos, três tipos de veiculações podem estar
acontecendo na mente do receptor: A imagem da sua casa, quando se fala em
residência, o conceito de residência ou moradia e, ainda, a sensação
agradável de estar em seu lar são exemplos de tais veiculações. A boa comunicação é aquela que consegue unir ao menos duas destas veiculações. Imagem, Conceito ou Sentimento. Para isto precisamos de informações claras, objetivas, imparciais e sem acontecimentos que possam levar a outras interpretações.
Quando alguém lhe solicita uma tarefa, mas não lhe diz a forma correta
de execução e não lhe dá as informações necessárias, você executará conforme
seu julgamento e “pré-conceitos”. Pode este alguém lhe cobrar ou julgar
errada a sua forma de execução?
Muitos grandes negócios, antigas parcerias profissionais e até mesmo
empregos já ruíram em decorrência de uma má comunicação. No âmbito pessoal o
estrago pode ser o mesmo.
A capacidade de fornecer, absorver e interpretar informações para gerar
resultados compatíveis com nosso julgamento é a chave para a mudança.
Necessitamos de informações completas, objetivas e imparciais para que
possamos alcançar o sucesso, pois comunicação não é o que lhe dizem, nem o
que você entende, mas o resultado das duas coisas juntas.
Autor: .Marco Antonio Murara


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