Sofista – Ensaios: Pecado e Virtude, Quaestio II “Bem-aventurança”.



“A verdade, considerada como virtude, não é a verdade comum, mas uma certa verdade, pela qual o homem se mostra como é, nas palavras e nas obras. A verdade da vida é aquela pela qual o homem, na sua vida, realiza o fim para o qual foi ordenado pelo intelecto divino”...

“A Suma Teológica de Tomás de Aquino é o céu visto da terra" (Papa Pio XI, in: Alocução de 12 de dezembro de 1924 no colégio Angelicum de Roma”


Quaestio II – De his in quibus hominis beatitudo consistit?

Questão II – Em que Consiste a “bem-aventurança” do homem?

A bem-aventurança caracteriza a maneira pela qual as criaturas racionais tendem a seu fim último e o atingem: mediante uma operação pessoal de “conhecimento” e de “amor”.

“Tudo obedece ao dinheiro”... Eclesiastes

A BEM-AVENTURANÇA É O ESTADO PERFEITO DA JUNÇÃO DE TODOS OS BENS.

Ora, parece que pelo “dinheiro” poderão se adquirir todas as coisas, porque o filósofo, no Livro V da Ética, afirma que o dinheiro se inventou para ser fiança de tudo aquilo que o homem quisesse possuir. Logo, a bem-aventurança consiste nas “riquezas”.

CADA DETALHE TEM UM LUGAR PRECIOSO NO PLANO DO CONJUNTO!!!
A VONTADE DOS HOMENS É TAL COMO DETERMINA DIARIAMENTE O PAI DOS D-USES DOS HOMENS, ISTO É, “JUPITER”, QUE SIGNIFICAVA TODO O CÉU, AOS QUE AFIRMAVAM QUE O INTELECTO NÃO ERA DIFERENTE DO SENTIDO.

TODAS AS POTÊNCIAS SENSITIVAS, SENDO ATOS DOS ÓRGÃOS CORPÓREOS, POR ACIDENTE “PODERÃO” SER MOVIDAS PELOS CORPOS CELESTES, QUANDO ESTES MOVEM OS CORPOS DOS QUAIS ELAS SÃO ATOS.

Obs.: A questão da influência dos Astros sobre a vida humana foi longamente discutida, notadamente por “Santo Agostinho”, e não perdeu sua atualidade: Que se pense na voga dos horóscopos. A resposta de “São Tomas” é matizada.


CONCLUSÃO: Aqui temos uma demonstração objetiva e direta da questão do “dinheiro” e sua influência como sinônimo de “Poder”, sobretudo explicitando o inequívoco significado da bem-aventurança , que podemos interpretar como “felicidade” (sentimento natural), uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até à alegria intensa ou júbilo ou bem-estar ou paz interna com o mero sentimento estimulado de satisfação do Ego (consciente) ou Superego (inconsciente), sem prejuízo das influências ocasionadas pelo auto-engano.

Nos próximos ensaios, conforme avançar pela Suma Teológica de São Tomas de Aquino, poderei discorrer com mais profundidade, bem como apresentar os esclarecimento de modo encadeado sobre os Vícios e as Vistudes do Ser, sobretudo sobre as influências internas sobre a “alma”.



REFERÊNCIAS:
Alquino, Tomas de (Santo), Suma Teológica, Editora Loyola, São Paulo



Até breve,

o autor, kohen, 33:::
"Permanecemos desconhecidos no mundo para que as nossas obras sejam duradouras e perenes". Louis Claude de Saint Martin
Autor: Franklin Delgado Tavares


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