Um doutor atendimento.



Desde que comecei minha carreira de vendas e a participar de rodas, palestras e treinamentos da área, ouvia as histórias contadas com orgulho que um vendedor é um profissional completo, pois teria que ser um misto das outras profissões; dizia-se que todo bom vendedor teria um pouco de comunicador, jornalista, bombeiro, mágico, ator, psicólogo, advogado, sobretudo que o vendedor para ser campeão deveria agir da mesma forma que um médico age em seu consultório, com calma, escutando do seu paciente todas as queixas para com eficiência fazer o diagnostico correto e só após isso receitar a melhor solução para o problema. Estes últimos são os melhores em desenvolver a empatia, uma das principais qualidades para o vendedor de sucesso.
Alguns dos vendedores, que internalizavam esta idéia e que agiam conforme os médicos estão até hoje brilhando em suas carreiras, a profissão de vendedor está cada vez mais sendo respeitada e apreciada e atualmente, não existe lugar nas grandes empresas, para vendedores sem formação ou para os não-especialistas, principalmente porque estes profissionais além de defenderem uma empresa em particular, ou várias, se vêem como uma própria empresa ambulante. Fazem parte do time do “Vendedor S.A”.
Retornando aos médicos, nota-se que atualmente aumenta a insatisfação da população, sobretudo a de baixa renda com a qualidade do atendimento por parte dos médicos, isso me deixa triste, pois sempre me espelhei nestes profissionais salvadores de vidas.
Conversando com alguns profissionais da saúde, tive um ponto de vista deles mesmos, que lógico, concordaram que o problema realmente existe e me confidenciaram que hoje em dia o médico, em um consultório particular, tem que atender no “varejo”, findando por precarizar o atendimento de qualidade, ou seja, atender a quantidade máxima de pacientes num prazo mínimo de tempo para que ao fim do mês, tirados os custos, se perceba uma renda interessante.
Da mesma forma acontece em um hospital público. O profissional acaba por não ter tempo de tocar o paciente, de realmente senti-lo e preocupar-se efetivamente com ele, nesta categoria aliam-se agravantes como falhas de gestão, ambientes inóspitos, falta de medicamentos, entre outros.
Eu como vendedor que sou, e igualmente um médico, devemos nos diferenciar não só pela eficiência, mas também pela eficácia. Nós somos solucionadores de problemas, temos que fazê-lo bem feito e da melhor forma.
Peço a devida licença e convido os profissionais de saúde a uma reflexão, a se verem como “Vendedores S.A”, acima citados, como empresários de si mesmos, que tratam seus pacientes também como clientes que são, não pensando em quanto irão receber por isso, mas priorizando o atendimento excepcional, pois se 80% das vendas são originadas pela indicação de um serviço bem prestado, na medicina não vai ser diferente.
Clientes e principalmente os pacientes são sensoriais, então isso vai desde o simples ato de cumprimentá-los na entrada, de ser cortês, gentil, ouvir seus pacientes enquanto olha-os nos olhos, de entendê-los, passando por serviços agregados como uma boa recepção, horários marcados com precisão, ambiente climatizado, revistas atualizadas e estacionamento à disposição.
Entendo que existem situações e situações, mas façamos o seguinte, vamos mirar na lua, se errarmos pelo menos ficaremos entre as estrelas.
Abaixo listo alguns dos erros cometidos por vendedores, qualquer semelhança não é mera coincidência.
• Antecipação da solução sem conhecer todo o caso;
• Apatia;
• Atrasos aos compromissos;
• Frieza;
• Linguagem inadequada;
• Ouvir pouco o cliente;
• Preconceito ou desdém;
• Pressa no fechamento;
• Robotização.



Para refletir:
E por não saber que era impossível ele foi lá e o fez.

Paz e Sucesso a todos nós.


Jean Oliveira
Autor: Jean Carlos de Oliveira


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