Motivação?



Alguém já se perguntou por que em alguns dias estamos, digamos, "com a corda toda", e em outros, sem nenhuma explicação estamos "com a pilha fraca"?
Pois é, há estudiosos que afirmam que não é possível motivar as pessoas, ao menos não do modo que nós gestores gostaríamos de fazer: ligar ou desligar um interruptor ou virar uma chave e como mágica, motivar nossos comandados na medida e no momento em que precisássemos que eles se motivassem.
Se pararmos para pensar e avaliarmos o ambiente à nossa volta, perceberemos diariamente, pequenos sinais que cada membro de nossa equipe nos dá, a respeito de seu estado emocional.
Claro que são sinais indiretos, seja pela postura, pelo andar, pela feição, mas cabe a nós reparar no padrão de cada membro da equipe e identificar seu padrão normal, seu padrão UP e seu padrão DOWN, parece simples não parece?
Pois tenho más notícias, não é, e pior, as variações podem ocorrer ao longo da jornada de trabalho e aí é que está o desafio.
Se conseguirmos ter registrado em nossa mente o padrão UP e o padrão DOWN de cada membro da equipe, teremos uma ferramenta poderosa que poderá ser utilizada para obter o resultado que desejamos - motivação!
Mas não se iluda você não vai motivar ninguém, o que vai ter nas mãos é um indicador de estado de espírito, ou de humor (se assim preferir) de cada membro da equipe, e aí, se tiver habilidade, despertar em cada um aquilo que deseja - motivação.
Parece confuso, mas não é, vou explicar.
Cada um tem seus motivos, seus desejos, suas necessidades, e a tarefa do gestor é identificar quais são aqueles motivos, desejos ou necessidades que fazem com que alguém se sinta motivado e atinja um desempenho melhor e apresente melhores resultados.
Não entendeu, esclarecerei!
A motivação está latente dentro de cada um, em maior ou menor intensidade devido a um sem número de fatores, que vão desde o trânsito que se pegou - um susto que tomou no caminho - uma cena que viu e não gostou - o time que perdeu ou ganhou, milhares de motivos enfim.
E se a motivação é algo interno, pessoal e particular, há sim uma chave ou um interruptor que se operado adequadamente fará com que cada um se motive e desempenhe melhor as suas tarefas e atividades.
Proponho a você um desafio:
Gaste algum tempo com você mesmo, tente fazer uma auto-avaliação e descobrir o que faz com que você ligue ou desligue sua chave da motivação. E não seja pessimista, é claro que tem sim uma chave que o faz ligar e desligar o "motivador".
Eu além de gestor sou professor e tenho "chaves" diferentes para cada atividade profissional, e outras tantas para a vida pessoal e que levei muito tempo para identificar cada uma, que nem sempre consigo ligar de primeira no momento que preciso, mas é um exercício interessante, e que por si só já faz ligar a "chave" da motivação.
Experimente e depois me diga se funciona ou não, aposto como vai se divertir depois de descobrir a primeira "chave" e não vai mais parar de procurar outras em si mesmo e nos outros, é um jogo divertidíssimo que se joga só e que você vence sempre!
Autor: Marcelino Monteiro Januário


Artigos Relacionados


Motivação Própria

Maior Motivação Proporciona Comprometimento?

Essa Tal Motivação

Motivação No Trabalho

Marketing Pessoal E Motivação

Excesso De Informações

Qual A Diferença Entre Chefe E Líder?