Tecnologia da informação reduz custos para micro e pequenas empresas



Cerca de 39% das micro e pequenas empresas brasileiras não fazem investimentos em tecnologia da informação (TI).

Percebemos que alguns mitos ainda prevalecem. "Muitos empresários pensam que são pequenos demais para investir em TI, mas não há tamanho mínimo para que uma

empresa possa se beneficiar da tecnologia. Outro erro é pensar que tecnologia é cara, inacessível para os pequenos. Hoje os custos são muito acessíveis.

Em muitos casos os empreendedores têm à sua disposição recursos gratuitos na internet. Transmissão ao vivo, aplicativos, redes sociais como, Orkut e Hi5,

blogs, entre outros, transformaram-se em poderosos recursos de divulgação e realização de negócios.

Em todo o mundo, 1,4 bilhão de pessoas têm acesso à internet. No Brasil são 19,6 milhões de pessoas. "Desse total, mais da metade utiliza as redes sociais,

mas elas ainda não são vistas como plataformas de negócios.

Um caso de sucesso de micro empresa que utlizou a TI a favor de negócio é da empresa Safira Sedas,ela criou comunidades da loja em sites de relacionamentos,

a empresa foi indexada no Google e se cadastrou no PagSeguro – um aplicativo gratuito – que permite a venda pela internet. Em seis meses foram contabilizadas

18 mil visitas.


A tecnologia melhora o acesso às informações para tomada de decisões, automatiza as tarefas rotineiras, melhora o controle interno das operações e facilita o

atendimento ao cliente. As empresas que investem em tecnologia exportam, crescem e geram empregos, e os empresários podem usar dessas ferramentas

tecnológicas para reduzir custos de produtos e serviços.

Um outro exemplo é O uso de rede de dados (Voip) como alternativa à telefonia tradicional é outro exemplo de como a internet pode contribuir para reduzir

custos para as micro e pequenas empresas. Para os empresários que pretendem aproveitar os recursos da internet, os especialistas explicam que o primeiro

passo é definir o objetivo. "Se a intenção é estimular as vendas, o empresário deve escolher qual o conteúdo, quais aplicações e quais as interações sociais

serão utilizadas".

As MPEs no país são extremamente heterogêneas quando comparadas em relação a alguns fatores como a produtividade,faturamento, lucratividade, ramo de

atividade, tipo de gerenciamento, qualificação da mão-de-obra, e uso de novas tecnologias, onde é possível encontrar empresas com alto grau de

desenvolvimento tecnológico. Contudo, a grande maioria das MPEs atua em setores tradicionais, absorvendo grande quantidade de mão-de-obra e utilizando pouca,

ou nenhuma inovação tecnológica. Apesar das diferenças entre as MPEs, os problemas enfrentados pelas mesmas são bastante parecidos em todo o país, onde

segundo a pesquisa “Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas” do SEBRAE (1999), que procurou identificar os fatores condicionantes da

mortalidade, cotejando informações relevantes entre dois grupos de empresas (extintas e em atividade), relativas,por exemplo, ao perfil,à postura e à visão

empresarial.

Fazendo uma comparação através de pesquisas realizadas, em São Paulo, cerca de 47% das MPEs entrevistadas utilizam microcomputador e/ou notebook, enquanto

que no Rio Grande do Norte este percentual é de aproximadamente 52%, essa representação mostra diferenças regionais no acesso aos recursos da TI nas MPEs são

bastante aparentes.


Lembramos que o desempenho de uma empresa está associado a diversos fatores, tais como mercado, incentivos regionais, conjuntura econômica, gestão financeira

e contábil, gestão de recursos humanos, gestão da informação, dentre outros fatores. Portanto, podemos supor que a quantidade de empresas com acesso e uso de

computadores e Internet não traz “por si só” um diferencial competitivo as MPEs, e sim o como estes recursos de TI estão sendo explorados através de uma

gestão da informação mais planejada e voltada a resultados mais estratégicos, atuando como ferramentas decisórias na elaboração e manutenção das formas de

atuação nos diversos fatores que atuam no desempenho e competitividade das MPEs.


MARCOS VIEIRA - CONSULTOR DE NEGÓCIOS
www.maximize-ti.com.br
Autor: Marcos Vieira


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