O respeito na sala de aula



Em primeiro lugar, faz-se necessário afirmar que o professor precisa aprender a dizer não e, acima de tudo, a ouvir não. Em segundo lugar, o professor precisa saber que, se quiser ser respeitado por seus alunos, é preciso primeiramente respeitá-los. Há limites e o professor necessita saber até onde pode ir, assim como exige dos alunos. Em terceiro lugar, o professor deve perguntar a seus alunos e não os está desrespeitando no que concerne a seus limites. Em quarto lugar, o professor deve ter consciência de que, se os alunos fazem algumas coisas que o desagradam, o contrariam, o incomodam e o ofendem – e como o fazem! -, pode ter plena certeza de que ele também, de uma forma ou de outra, faz coisas que os desagradam, contrariam, incomodam e ofendem, não somente como alunos, mas também como pessoas.

Você, meu caro leitor, pode estar chiando agora, visto que as coisas andam feias para os lados dos professores nas escolas diante de tanta violência verbal e física advindas dos alunos. Mas você pode fazer a sua parte. Não estamos em guerra, tratamos de educação. Escola não é campo de batalha, ainda que muitos alunos o façam tornar-se em algo semelhante.

Respeitar é não causar dano a outrem, e um dos danos ao aluno, obviamente, está relacionado com a sua aprendizagem e com o seu desempenho. Respeitar é fazer justiça, tanto na hora do erro quanto na hora do acerto do aluno. Respeitar é tolerar, muitas vezes, comportamentos inerentes à idade, ao ciclo de vida, à imaturidade. Isto feito, o professor conquista o respeito de seus alunos. O exemplo, dentro e fora da sala de aula, é de suma importância.

Daí o leitor ri. Meus alunos não têm um pingo de respeito para comigo e eu ainda tenho que os respeitar. Exatamente. Assim como o professor exige que o aluno tenha uma postura mínima de respeito para com ele, também ele precisa ter uma postura mínima de respeito na sua relação com o aluno. É necessário haver respeito de ambas as partes. Quando ambos mantêm uma conversa aberta, as coisas têm maior probabilidade de se acertarem.

O respeito à figura do professor é conquistado, adquirido, cartivado. O respeito do professor pelo aluno faz com que eles o respeitem. Isso ajuda inclusive a minimizar a indisciplina. É claro que existem exceções, em que não é possível fazer quase nada. Mas a melhor maneira até hoje encontrada é o respeito. Não adianta ficar mumurando que sua profissão não é de babá, que respeito deve vir de casa, os pais é que têm o dever de educar, e o professor, de ensinar. Quem planta respeito colhe respeito. É uma lei natural. Concordo plenamente que respeito deve ser ensinado em casa. Mas a escola deve dar continuidade. Quem almeja ser respeitado deve primeiramente praticar o respeito.

Desde o primeiro dia de aula, no primeiro contato com seus alunos, o professor deve explicar como serão suas aulas e como pretende aplicá-las; dizer sempre que respeito e educação andam de mãos dadas e que, para que possam ter um ano letivo tranquilo e saudável, todos deverão agir com respeito e educação. Não sou tolo ao ponto de acreditar que isso vai funcionar sempre, em todas as turmas. Claro que nem sempre funciona, pois aqui e ali encontraremos aquele tipo de aluno que foge à regra. Em alguns momentos a situação ficará tão fora de controle, que gerará em nós, profissionais da educação, o que mais repudiamos: o desrespeito. Isso acaba gerando outras situações de conflito, além de um mal estar muitas vezes irreversível na relação entre o aluno e o professor. Aí entra o princípio da apreciação e análise. O professor precisa dar o braço a torcer para reverter a situação e não ficar mal na fita, queimar sua imagem e desgastar sua postura de autoridade diante dos alunos.

O professor precisa aprender a dizer não e, acima de tudo, a ouvir não, a respeitar para ser respeitado, a perguntar a seus alunos e não os está desrespeitando no que concerne a seus limites e a ter consciência de que, de uma forma ou de outra, faz aos alunos coisas que os desagradam, contrariam, incomodam e ofendem, assim como os alunos o fazem com os professores. Esse é o princípio do respeito na sala de aula.
Autor: Prof. Maurício Apolinário


Artigos Relacionados


"ten Ways To Build Rapport With Your Students"

O Que Fazer?

O Professor Do Século 20 E O Aluno Do Século 21

A Falta De MotivaÇÃo Profissional Do Professor

Professor Vs. Aluno.

Ser Professor...

Resenha Do Texto: Quando Aprender é Perder Tempo... Compondo Relações Entre Linguagem, Aprendizagem E Sentido.