Construa sua marca pessoal preocupando-se com o valor e com a sustentabilidade



Construir sua marca pessoal é um trabalho constante e árduo, pois envolve total dedicação. O trabalho não acaba, pois chega a hora do controle de seu posicionamento alinhado às suas estratégias. Só assim para você permanecer no mercado com uma vantagem competitiva.
E desenvolver uma boa estratégia requer eficiência operacional. Se você não estiver aplicando as melhores práticas no dia a dia não há estratégia no mundo que resolverá o seu problema. Querer atender a todos também representa um erro. A boa estratégia é aquela em que você opta pelo o quê não fazer. Se quiser fazer tudo, não há vantagem competitiva.
Você deve pensar no que é ser único. Ter uma marca pessoal única é oferecer algo de valor singular para cada pessoa. Pense em um supermercado, no qual você está inserido em uma prateleira. Como você, no meio de tantas marcas concorrentes, vai se diferenciar? Todo semestre, todo ano, as faculdades de todo o Brasil despejam novos lotes de jovens marcas no mercado. São milhares e milhares de novas marcas à venda, disputando espaço com você. Todos querem ser vendidos pelo melhor preço (obter os melhores salários e ser comprados pelas melhores empresas). Todos oferecem uma série de benefícios parecidos – a maioria fala inglês e espanhol; alguns falam esses dois idiomas e mais outros; uns têm MBA; uns têm embalagem mais atraente que outros; uns têm anos de mercado e dizem ter experiência; outros oferecem um produto novo, moderno; outros ainda são importados (de outros estados, de outro país).
Eles estão espalhados por todo o “supermercado” em diversas seções. Uns em posições extremamente atraentes, na altura dos olhos do consumidor e nas seções de maior brilho (pontas de gôndola). Estão bem iluminados e serão facilmente encontrados. Outros estão bem abaixo na gôndola e terão de ser procurados com um pouco mais de vontade pelos compradores. Uns estão na parte de ofertas naquelas grandes pilhas com cartaz de desconto. Outros, naqueles enormes balaios, revirados constantemente pelos consumidores, que deixam as embalagens meio amarrotadas.
Diariamente, compradores em potencial entram nesse supermercado e analisam quem deve ser comprado. As melhores marcas são repassadas no boca a boca dos próprios consumidores. As marcas que não se ajustam, por algum motivo, também serão influenciadas pelo boca a boca e estarão com a imagem e a reputação arranhadas para sempre.
O autor Arthur Bender ressalta bem essa comparação: “Diante do nosso mercado em potencial que nos analisa todos os dias, se estivermos com nossa marca a impulsionar nossa venda, no lugar certo, com a embalagem correta e atraente, na seção certa, mais cedo ou mais tarde alguém nos comprará”.
Mas diante dessa multiplicidade de marcas, dessa diversidade de escolhas, como você fará com que sua marca se destaque? “A grande batalha da marca pessoal é conseguir ocupar um espaço premier, como a primeira escolha dos nossos prospects (clientes potenciais)”, conclui Bender.
Seu nome é uma marca que precisa ser lembrada, precisa ter visibilidade, precisa ter diferenciais, precisa ser percebida com valor. Você precisa representar alguma coisa na mente dos seus prospects nesse emaranhado de informações e de gente disponível no mercado profissional. E você pode agregar valor à sua marca aderindo ao social.
Basta olhar para as crescentes preocupações com a sustentabilidade e com a saúde. Produtos orgânicos, à base de soja, zero, sem gordura trans não existiam até pouco tempo atrás. Foi assim também com as comidas prontas para micro-ondas, já em um mundo em que as mulheres estão inseridas no mercado de trabalho e não são mais donas de casa, somente. As transformações sociais que mudaram e continuam mudando as diversas formas de consumo estão em linha com a estratégia no social, onde sua marca pessoal deve focar.
Pense em desenvolver suas habilidades e atitudes voltadas às ações sustentáveis, como ser reconhecido pela reciclagem que desenvolve em diferentes produtos; pelas ajudas que presta às pessoas à sua volta, conhecidas ou não; pelo voluntariado em qualquer setor; pelo uso consciente da água; e até pelo uso de produtos que não agridem ao meio ambiente. Leve sempre esses conhecimentos às pessoas à sua volta, que nada mais são do que seus compradores, seu mercado potencial. Seu patrão é seu consumidor. Seus amigos são seu mercado. Seus conhecidos são prospects. Sua rede de relacionamentos, seus parentes, os amigos dos parentes que já ouviram falar da sua marca são potenciais compradores. Enfim, todos os que, de uma forma ou de outra, tiveram contato com você, são impactados por sua marca e criam percepção da sua imagem e dos seus benefícios, no futuro poderão ser os impulsionadores da sua “venda”. Capte a atenção dessas pessoas para o valor sustentável da sua marca, pois essa é uma dica, como palavra de ordem para que você se desenvolva e se destaque.
Mas acompanhar as tendências, inclusive sustentáveis, também não significa benefício imediato. Sempre há tendências, mas qual você deve seguir? Você deve seguir aquela que é realmente significativa para você. Nunca copie. Primeiro entenda e aplique na sua realidade. Não tente ser camaleão. Não mude a sua estratégia de acordo com o mercado.
Você não precisa se relacionar a uma atividade específica, como um projeto em andamento, mas sim a uma característica pessoal ou a um talento específico, pois isso te diferenciará e trará sua marca pessoal ao destaque. É o começo na identificação do seu posicionamento. Uma atividade específica tem hora para acabar, ao contrário de seu posicionamento, que deverá segui-lo por onde quer que vá. Será ele que trará sua vantagem competitiva, seu diferencial para o mercado. Funciona mais ou menos assim: se você sabe aonde quer chegar, certamente saberá por quem quer ser comprado e estará no corredor certo do “supermercado” da vida. Isso já é um grande passo para ser adquirido. Se você não souber, vai depender de novo da sorte.
Tenha um foco na construção da sua marca, um posicionamento claro, e aprenda a dizer não para poder se diferenciar e criar valor. Promover mudanças para atender as mutações do mercado é uma armadilha. E esse é o principal problema que impacta na construção da sua marca pessoal. Esse posicionamento faz com que você seja o único em seu segmento. Cria proposta de valor singular na pauta de prioridade. Mas esta ação estratégica requer olhar o tempo no longo prazo. Lembre-se que seu posicionamento requer coerência total em sua identidade. E sua identidade depende exclusivamente de você. Portanto, conheça-te a ti mesmo.
O mercado continuará em crescimento e, para você crescer junto, precisa ter uma noção clara de suas estratégias. E não abra mão da estratégia para crescer e ganhar mercado, porque isso pode acabar com as suas vantagens competitivas.
Lembre-se sempre que oferecer o que os outros oferecem é copiar seu concorrente, e você deve ser único, não pensando em somente ser o melhor. Esse é o princípio da estratégia na construção da sua marca pessoal, pois não existe a melhor pessoa, depende de como ela é vista no mercado em que atua.
Aprofunde a relação com você mesmo se conhecendo a cada dia melhor. Diferencie-se. Somente assim seu foco poderá oferecer estratégias de valor para sua marca pessoal. E lembre-se que uma marca saudável requer uma sociedade saudável, portanto as grandes estratégias também se relacionam cada vez mais com a sustentabilidade.
Autor: Adriano Barbosa


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