SEGREDO DA AUTO-ESTIMA



SEGREDO DA AUTO-ESTIMA
Dr. Wagner Paulon
2005

Hoje você vai principiar a ler um livro muito especial sobre um período importante da vida conhecida como adolescência; aqueles anos entre a infância e a vida adulta. Alguns de vocês têm nove, dez, ou onze anos agora, e estão começando a pensar sobre o crescimento. Vocês não estão certos sobre o que está para vir, mas estão excitados com a experiência e querem saber mais detalhes. Este artigo é escrito para vocês.

Outros agora são adolescentes, e esses conceitos serão importantes para eles também. Quer você esteja esperando os seus anos de adolescência ou já faça parte deles, logo compreenderá um pouco mais a respeito das questões e problemas que irão provavelmente ocorrer nos anos que prontamente se seguirão.

Todavia, por que dar tanta importância à adolescência? Por que nos esforçarmos para aprender a respeito deste período da vida? Bem, para falar com sinceridade, o crescimento não será a coisa mais fácil que você irá fazer.

Fácil não foi, para os que agora são adultos, e não será fácil para você também.

É sempre complicado adolescer, pois a vida apresenta muitas novas exigências quando você entra numa nova fase. Você não se lembra disso, estou certo, mas antes de ter nascido estava dobrado bem tranqüilo dentro do corpo quente de sua mãe. Podia ouvir o coração dela batendo firme, suave e seguro, e você se sentia protegido e aquecido nesse mundo que Deus lhe proveu. Todas as suas necessidades eram satisfeitas e não havia um só cuidado em seu mundo. Você não tinha nada com que se preocupar e nenhum aborrecimento.
No entanto quando chegou a ocasião apropriada, você foi empurrado com força para fora desse bolso pequeno e perfeito, quer gostasse disso ou não (ninguém lhe perguntou!), e entrou neste mundo frio onde um médico o apanhou pelos calcanhares e lhe deu palmadas no traseiro. (Que recepção para um novo companheiro na vizinhança!).

Na verdade, enquanto estava pendurado ali, olhando pela primeira vez para todas aquelas pessoas de cabeça para baixo ao seu redor, você provavelmente gostaria de ter voltado àquele pequeno mundo protegido que acabara de deixar. Mas você simplesmente não poderia ter continuado no ventre de sua mãe caso tivesse de crescer, desenvolver-se e aprender.
Autor: Wagner Paulon


Artigos Relacionados


Os Adversários Da Adolescência

Se VocÊ Gostasse De Mim

Mas VocÊ...

Cidade De Deus

Amores Perfeitos

Biologia Da EmoÇÃo

VocÊ...