Uma Educação de corpo inteiro



Uma educação de “corpo inteiro”

O movimento é um componente essencial para a produção de conhecimentos na primeira infância. Para se obter uma educação de “corpo inteiro”, é necessário romper com a” cultura do imobilismo e do silêncio” que, durante muito tempo, esteve presente no espaço escolar. Sabemos que a criança é formada de corpo e mente, os quais são indissociáveis e complementares; a dicotomia entre o corpo e a mente anula o homem concreto, com sua unicidade e totalidade, colocando-se, no lugar, um outro, abstrato, isolado,sem forma.A proposta de uma” educação de corpo inteiro “ deve ser incorporada pela escola, valorizando as brincadeiras , os jogos e a imaginação, porque, apesar de algumas habilidades motoras serem desenvolvidas na família, não e pode negar a importância dos primeiros anos de escolaridade.
Sabe-se que o movimento vai além de simples deslocamento mecânico do corpo percorrendo espaços. É antes uma forma de expressão,pleno de intencionalidade e poder de significação; ao se mover, o corpo manifesta aspectos da cultura na qual está inserido.O movimento é indispensável para o equilíbrio físico, cognitivo social e afetivo,os quais ,por sua vez, são condicionantes do desenvolvimento motor.O movimento é base da ação do sujeito com outros seres e com o mundo, por isso, é o mediador, de um comportamento que ocorre a partir da interação que recebe do meio em que vive.O correr de uma criança não é o mesmo de um adulto.
Entende-se que a aprendizagem se dá, na primeira infância, via apresentação simbólica, o que ocorre mediante ação corporal, ou seja, ao se relacionar com o espaço, com o tempo, com os objetos, consigo mesma e com o outro, a criança atribui um significado. Assim, ela se prepara para explorar suas capacidades de ação e expressão, o que permite o desenvolvimento de normas relacionadas às atividades motoras.
Como foi visto no livro” jogos, projetos e Oficinas para a Educação Infantil”, as brincadeiras, os jogos e demais atividades físicas são fundamentais para o desenvolvimento da motricidade infantil. Assim, ao professor cabe cuidar de sua expressão e posturas corporais ao se relacionar com as crianças. A partir de um ambiente organizado, o professor deverá observar as necessidades da criança, para valorizar a sua liberdade de ação.
Autor: Eva Coutinho Matos Santana


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