Qual papel do executivo?



A palavra “executivo” está sempre vinculada na mídia, através de jornais, revistas e etc. Mas afinal, você sabe qual papel do executivo dentro de uma organização? O que ele faz especificamente?

Os executivos realizam o seu trabalho por meio de trabalho de outras pessoas. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com intuito de atingir determinados objetivos. Eles trabalham em uma organização, a qual pode ser definida como uma unidade coordenada, composta de duas ou mais pessoas.

Funções dos executivos

No inicio do século XX, um industrial francês chamado Henri Fayol escreveu que todos executivos realizavam cinco funções gerencias: planejavam, organizavam, comandavam, coordenavam e controlavam. Hoje, essas tarefas foram condensadas em quatro: planejamento, organização, liderança e controle.

As organizações existem para atingir objetivos, alguém precisa definir estes objetivos e as possíveis formas de alcançá-los , o executivo e esse alguém. A função de planejamento engloba a definição das metas organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. Eles são responsáveis para elaboração da estrutura essa função inclui determinação de quais tarefas devem ser realizadas, quem vai realizá-las, como elas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instancia as decisões são tomadas.

Todas as organizações englobam pessoas, e é parte do trabalho executivo dirigir e coordenar essas pessoas, essa é a função da liderança. A última é o controle.

Para garantir que as coisas caminhem como devem, o executivo precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho deve ser comparado com as metas previamente estabelecidas.

Portanto, dentro dessa abordagem qual é a resposta para questão “o que fazem os executivos?” É a seguinte: Planejar, organizar, liderar e controlar.

Habilidade dos executivos

Os executivos devem ser dotados de habilidades e competências para atingir seus objetivos;

Habilidade técnica: Engloba a capacidade de aplicação de conhecimento ou especialidade especifica.

Habilidade Humana: É a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos, define habilidades humanas. Muitas pessoas são tecnicamente proficientes, mas incompetentes nos relacionamentos interpessoais.

Habilidades conceituais: Habilidades conceituais auxiliam avaliação executivo, que fica com incumbência de diagnosticar situações complexas, desenvolver soluções e alternativa para socorre.

Excelente final de semana e até a próxima coluna.
Autor: Leonardo Soares Grapeia


Artigos Relacionados


Comportamento Organizacional

Análise Comparativa Da Utilização Do Balanced Scorecard - Bsc E A Gestão Economica - Gecon

DiferenÇas Entre O Bom E O Mau LÍder Baseado Na GestÃo De Pessoas

Administração Por Objetivo

Coaching – Uma Ferramenta Para O Desenvolvimento Da Liderança.

Artigo: Planejamento Estratégico

Importância Do Ceo Como Líder De Mudanças No Alcance De Desempenho Estratégico