RiskOffice começa a assessorar agroindústrias
13 DE MARÇO DE 2006
A consultoria financeira brasileira RiskOffice decidiu apostar nos agronegócios como forma de diversificar os investimentos de sua carteira de clientes. A estratégia da empresa também contempla assessoria a agroindústrias em gestão e análises de riscos. "Os investidores começaram a demandar outros tipos de investimentos com títulos vinculados aos agronegócios", afirmou Fernando Lovisotto, um dos sócios da RiskOffice*.
Ao perceber essa tendência de mercado, a consultoria decidiu criar uma divisão especifica para o setor. Para coordenar sua nova frente de atuação, a RiskOffice contratou o executivo Luiz Fernando Abussamra, ex-gestor de risco da Açucareira Corona (controlada pelo grupo Cosan) e ex-operador de credito da ABN Amro.
Abussamra assume num momento em que a vocação agrícola do Brasil atrai cada vez mais a atenção de potenciais investidores estrangeiros. As apostas dos analistas de mercado são de que o Brasil deixara de ser classificado como país de alto risco para os investidores institucionais americanos e passara a ser apontado como "investment grade" (grau de investimento), o que devera gerar uma mudança de perfil dos investidores aqui instalados nos próximos dois anos.
Especializada em investimentos, a RiskOffice tem tradição em consultoria financeira para entidades de previdência complementar, fundos de private equities e seguradoras. "Há uma grande demanda por parte dos investidores pela diversificação de títulos que não estejam atreladas a dívidas públicas, taxa de juros e inflação", disse Abussamra.
Mas, além de concentrar a consultoria em títulos vinculados aos agronegócios, a RiskOffice quer oferecer análise e gestão de riscos para as agroindústrias. Abussamra acredita no potencial desse mercado, uma vez que essas companhias estão sujeitas as oscilações de preços das commodities agrícolas, a sazonalidade da safra e possuem maior pressão no fluxo de caixa.
Com uma carteira de mais de 300 clientes, dos quais apenas 2% com vínculo com os agronegócios, a RiskOffice quer elevar sua carteira em 20% nos próximos 12 meses com a nova divisão agrícola, afirmou Lovisotto.
Abussamra já começou a prospectar as agroindústrias e deverá prestar consultoria para cooperativas agrícolas. "Queremos nos inserir nos agronegócios para vivenciarmos as particularidades da cadeia e trabalharmos em gestão de risco para o setor", disse.
*Um dos diretores da RiskOffice é Marcelo Rabbat, consultor de investimentos especializado em riscos de crédito e de mercado.
Autor: Assessoria de Imprensa Web
Artigos Relacionados
Multimercado Sem Renda Variável Vira Alternativa á Renda Fixa
Fundações Compram Mais Papéis Privados
Novos Mecanismos De Financiamento Do Agronegócio E Oportunidade De Investimento
Juro Real Abaixo Das Metas Acelera Mudanças Nos Fundos De Pensão
Riskoffice Aumenta Consultoria Para Os Cliente De Alta Renda
Risco Globalizado
Riskoffice Cria índices De Long/short E De Multimercados Para Institucionais