Gente tem prazo de validade? Algumas empresas acham que sim!



Assim à queima roupa pode parecer uma pergunta absurda. Afinal gente não tem prazo de validade, não é? Gente é gente e uma pessoa não pode ser comparada a um produto qualquer que se apanha na gôndola do supermercado. É, mas no mundo corporativo a dinâmica é diferente e as coisas não são bem assim. Quando se trata de negócios, as pessoas são medidas, mensuradas e validadas de acordo com gráficos de resultados e curvas estatísticas. No gráfico da vida o profissional é constantemente balizado pelas curvas da idade, do peso, da cor e dos resultados. São elas que determinam se você está dentro do prazo ou com validade vencida.

É óbvio que ao perguntarmos para um gestor se a sua organização segrega as pessoas, balizada por fatores como os expostos, ouviremos um enfático não. Mas basta observarmos o padrão de comportamento que facilmente podemos constatar uma discrepância entre discurso e prática. O mundo corporativo se orienta pela competitividade e na cabeça dos medíocres um profissional que ultrapassou a barreira dos 50 anos ou dos 100 quilos, por exemplo, deixa de ser competitivo.

Fiz, há pouco tempo, uma consultoria de headhunter para uma organização a procura de um diretor comercial. Identifiquei em Brasília o profissional com todas as credenciais, disponibilidade e currículo para a vaga. Após as primeiras entrevistas comigo o profissional se deslocou até Maceió (sede da empresa), para o primeiro contato com o contratante. A conversa, profissional e empolgante, me deixou com a sensação de dever cumprido. Pra encurtar a história, o cidadão deixou de ser contratado por que pesava 120 quilos. Todas as minhas argumentações não foram suficientes para demovê-los da idéia pré-concebida de que gente gorda não tem agilidade e outros preconceitos tão pueris quanto esse.

Os anúncios que vemos nos classificados dos jornais, na esmagadora maioria, também apontam restrição à faixa etária dos candidatos. Tenho um amigo, engenheiro de estradas, aposentado que resolveu voltar à ativa e se inscreveu num concurso do DERT – Departamento de Estradas do Estado do Ceará –. Passou no concurso, mas teve sérias dificuldades em assumir o posto porque tem 65 anos.

Mas se tem um lugar onde o bicho pega de verdade e onde a validade do profissional é extremamente curta é na área de vendas. E aí a validade nem é por idade, peso, cor, orientação sexual, religião ou quaisquer outros preconceitos. Costumo dizer que vendedor tem validade de apenas trinta dias. Termina o mês e seu prazo é renovado por mais trinta dias. Se ficar noventa dias sem atingir a meta da empresa, na maioria dos casos, vai parar no olho da rua. Não importa quantas metas tenha batido ou quantos desafios tenta enfrentado em nome da corporação. Não vendeu hoje? Tchau!

Entre outras coisas, é por isso que o profissional deve construir uma sólida rede de relacionamentos. Ser ético, afetivo, pro-ativo, criativo, verdadeiro. Porque se um dia cair em desgraça e se deparar desempregado, porque ficou três meses sem cumprir a meta da empresa, seu passado e seu futuro valem muito na concorrência.

Claro que estou pesando a mão e até sendo leviano ao generalizar. Existem empresas que acompanham de perto o seu time de vendas e muito antes do vendedor cair em desgraça o problema foi detectado e o profissional recebe suporte do RH, do gerente, supervisor e até do diretor. Essas são as empresas preocupadas com o material humano que a transforma. Mas infelizmente o mercado é formado muito mais por empresas focadas unicamente em resultados de curto prazo do que em manter talentos comprometidos e devotados.

Agora uma coisa é verdade. Existem pessoas que se permite ficar ultrapassada e gente assim é facilmente substituída. É inconcebível nos dias de hoje, por exemplo, um profissional que não sabe dirigir, que não se relaciona com a informática, que não se preocupa com reciclagem profissional, com cuidados pessoais, higiene, aparência, bem estar e saúde. Portanto, se esse artigo falou ao seu coração, fique atento. Se um dia disserem que você está ultrapassado olhe pra dentro de você e seja sincero com o que enxergar. Pode ser que seja verdade. Porém se disserem que você está fora da validade, não acredite!

Nelson Gonçalves é vendedor, jornalista e palestrante profissional.
www.nelsongoncalves.net
Autor: Nelson Gonçalves


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