Gestão de Equipes



A empresa que decide sedimentar suas estratégias de progresso na formação de quipes persegue dois objetivos:

- O primeiro é melhorar o serviço ao cliente e a eficiência das operações, tratando dos problemas dentro do campo de trabalho.

- O segundo é fazer progredir as competências dos colaboradores que lhes são confiados mais responsabilidades.

Os dirigentes que aderem a essa política compartilham a mesma vontade: os desafios do futuro superados pela competência e pela inteligência dos homens.

E qual organização na nossa contemporâneidade pode negar que é essencial trabalhar em equipe? Bem, pode haver alguma empresa que ainda ignore essa necessidade, porém com certeza ela não estará no hall das melhores empresas para se trabalhar e pode estar cambaleando nas suas finanças.

O que mais se enfatiza atualmente é a eficácia de um bom trabalho em equipe para o aumento da produtividade e o quanto é importante que seus líderes tenham, além de uma habilidade técnica, habilidades interpessoais, estratégias coerentes com a missão da empresa e uma alta capacidade de aprendizagem.

Mas o que é uma equipe?

É um conjunto de indivíduos e, por isso, a contribuição de cada um para o grupo pode influir no sucesso ou no fracasso dos objetivos estabelecidos.
Para se formar uma equipe, é necessário: Cooperação, Participação e Interdependência.

Em uma equipe deve haver:

Compromisso de seus participantes, livre expressão dos conflitos de idéias, criatividade e consenso.

Buscando: satisfação, responsabilidade, consciência da qualidade da decisão, crescimento e sinergia.

E para que ocorra uma gestão com eficácia, precisa-se executar algumas ações, tais como:

1- Construir uma Organização com Equipes Autônomas (Creating an Organization Structured Work Groups): Estabelecer Funções de Base – Qualificação e Remuneração – Policompetência – Organização do
Tempo de Trabalho.

2 - Gerir as Pessoas através da Proximidade: Formação de Animadores – Comunicação Visual – Treinamento.

3 - Desenvolver o Progresso Permanente.

4 - Implantar um Projeto na Empresa: Kaizen – Resolução de Problemas – Sugestões – Reconhecimento –
Capitalização de Conhecimento.

5 - Desenvolver uma Estratégia 5s: Organização de Espaço de Trabalho – Arrumação, Limpeza e Segurança
nas Atividades Diárias.

Bem, essas são algumas das atitudes que você gestor deve identificar na sua empresa, caso contrário tente por em prática. Além dessas ações, avalie como está sua gestão, nunca é tarde para mudar !!

“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos.” Warren Bennis
Autor: Vera Lúcia da Conceição Neto


Artigos Relacionados


Treinamento E Desenvolvimento De Pessoas

A Educação Corporativa E A Formação Profissional

Gestão Por Competências

Saiba O Que É GestÃo De Pessoas

Palestras E Treinamentos MotivaÇÃo E Trabalho Em Equipe - In Company

Ferramenta Estratégica Para A Gestão Do Capital Humano

Gestor De Recursos Humanos: Importante Para Sua Empresa