Nova Ferramenta na Web Pode Ajudar a Prever o Risco de um Segundo AVC



Os cientistas desenvolveram uma nova ferramenta baseada na web que melhor pode predizer se uma pessoa sofrerá um acidente vascular cerebral no prazo de 90 dias. De acordo com pesquisa publicada no 16 de dezembro de 2009, introdução em linha da neurologia, o jornal médico da American Academy of Neurology.

"Esta é uma ferramenta nova e importante porque os estudos mostram que pessoas que têm um segundo AVC logo após um primeiro são mais propensos a morrer ou têm deficiências graves", disse o autor do estudo Hakan Ay, MD, com o Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School, em Boston.

"Esta ferramenta pode ajudar os médicos a identificar as pessoas que estão em alto risco de sofrer outro AVC e necessitam de uma avaliação imediata com base em informações normalmente disponíveis no momento da avaliação inicial."

Para o estudo, os investigadores examinaram as informações de 1.458 pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral isquêmico e foram internados no hospital dentro de 72 horas.

Os participantes deram informações sobre a sua história clínica e foram submetidos às análises cerebrais. Após três meses de seguimento envolvendo 806 dos participantes, 60 morreram. Destes, 30 acidentes vasculares cerebrais ocorreram dentro de 14 dias após o primeiro derrame. O estudo constatou que o risco de AVC recorrente foi de 2,6% em 14 dias e 6% em 90 dias.

Os cientistas desenvolveram uma nova ferramenta conhecida como o "Estimador de risco de recorrência em 90 dias" ou "RRE-90 score" para calcular o risco de uma pessoa ter outro AVC no prazo de três meses. Através dos fatores de risco de AVC ou ataque isquêmico transitório (TIA), a idade e o tipo do primeiro AVC que a pessoa sofreu, juntamente com informações de imagens do cérebro.

Quanto maior a pontuação, o mais provável era uma paciente experiência um segundo derrame. O risco é de aproximadamente 40 vezes maior em pessoas com quatro ou mais fatores de risco para AVC do que em pessoas sem fatores de risco. O estudo constatou que mais de 96% que tiveram o segundo AVC mostrou sinais de um ou mais fatores de risco.

No momento, não tem uma ferramenta bem desenvolvida para prever o risco de curto prazo de se ter outro AVC, assim que esta ferramenta estiver totalmente pronta poderá ajudar a melhorar os resultados. Pessoas com alto risco de um segundo AVC pode ser imediatamente internadas em centros especializados em um tratamento preventivo.

O estudo foi feito pelo National Institutes of Health.

Fonte: American Academy of Neurology
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


Artigos Relacionados


O Perfil Dos Pacientes Acometidos Pelo Acidente Vascular EncefÁlico IsquÊmico, Atendidos Em Uma Unidade Privada De ReferÊncia Em Fortaleza-cearÁ

Critérios Para Utilização De Anticoagulantes Em Pacientes Com Fibrilação Atrial

Fatores Que Influenciam A Ocorrência De Partos De Alto Risco Em Adolescentes Atendidas Em Um Hospital Público De Feira De Santana-ba

DoenÇas MetabÓlicas: Um Estudo Sobre Osteoporose ? Artigo De RevisÃo

Gestão De Risco Usando A Swap

Substitua Os Refrigerantes – Eles Podem Causar Avc

4 Causas De Morte Relacionadas Ao Sobrepeso E A Obesidade