Gestão Estratégica do Conhecimento
Entretanto, apenas obter informação não é o suficiente para a tomada de decisão estratégica, pois é necessário saber o que fazer com a informação e como aplicá-la no quotidiano empresarial. É por isso que as empresas, desde as de pequeno porte até as grandes corporações, precisam estabelecer uma gestão do conhecimento com estratégias de inteligência de mercado e constante realização de pesquisas.
A gestão do conhecimento começa com a obtenção da informação, mas não termina aí, pois é necessário ter um capital intelectual com o conhecimento acadêmico e científico que possibilite a compreensão das variáveis mercadológicas e a implantação de estratégias que atendam às necessidades da empresa e às novas exigências do mercado globalizado.
Isso significa que a empresa deve não apenas contratar profissionais graduados, mas também estimular a formação acadêmica entre os seus próprios colaboradores, inclusive subsidiando seus estudos, para constituir um ativo intelectual e utilizar o conhecimento agregado por esse ativo. Tom Peters disse que "numa sociedade baseada no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda", por isso o estímulo à educação corporativa deve ser contínuo, inclusive com a programação de cursos, palestras e treinamentos junto aos colaboradores.
Além disso, a empresa precisa de sistemas de informação para armazenar, processar e transformar os dados em informações, apresentando-os sob a forma de relatórios, planilhas e gráficos que forneçam conhecimento e maior robustez para uma tomada de decisão de maior qualidade por parte dos gestores, por isso Peter Drucker já avaliava que “administrar é aplicar o conhecimento à ação”.
A implantação de novas estratégias depende de informações e de conhecimentos atualizados sobre o mercado, por isso também é necessário que a empresa realize constantes pesquisas de marketing para a avaliação da satisfação do públicoalvo, aceitação dos produtos e serviços, sazonalidades nas vendas, opiniões sobre a marca e sobre a qualidade do atendimento, necessidade de seleção de novos meios de comunicação e escolha de outros canais de distribuição, mídias, CRM, marketing mix etc.
O uso de listas, como a Database Marketing e o CRM, garante a implantação de bancos de dados corporativos com informações atualizadas sobre o Públicoalvo e suas necessidades, desejos, padrões de compra e opiniões, estabelecendo um relacionamento de longo prazo com os clientes, o que permite conhecê-los cada vez melhor.
A partir disso, a empresa cria uma estratégia de gestão do conhecimento e inteligência de mercado, podendo conhecer melhor a si mesma (suas forças e fraquezas), e as tendências de mercado (oportunidades e ameaças), através da Análise SWOT:
• Forças: qualidades da empresa como participação no mercado, posicionamento do produto, tecnologia de ponta, estratégias inovadoras, valor da marca etc.
• Fraquezas: oportunidades de melhoria como tecnologia antiga, remuneração inadequada, atendimento ruim, vendedores inexperientes, falta de criatividade etc.
• Oportunidades: implantação de nova tecnologia, lançamento de novo produto, entrada em novos mercados, estratégias inovadoras de marketing, abertura de nova filial etc.
• Ameaças: entrada de novo concorrente no mercado, lançamento de novo produto por um concorrente, um concorrente utilizando nova tecnologia ou fazendo novas promoções etc.
Assim, tanto no ambiente interno quanto externo, a empresa passa a tomar conhecimento sobre as variáveis que afetam diretamente a sua gestão de negócios, o que lhe permite uma tomada de decisão que minimize riscos e possibilite a maximização de resultados.
Autor: Michael Jullier Gama Alves
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