A Empresa Socialmente Responsável



Missão, Visão e Valores são os pressupostos que norteiam a razão da existência de uma empresa, os objetivos que pretende atingir e os princípios de sua cultura organizacional, sendo que o lucro é a meta de toda a empresa privada com fins lucrativos, mas não deve ser a única, pois a organização também precisa atender a demandas sociais direcionando estes pressupostos para solucionar os problemas da sociedade.

As teorias da Administração, de Taylor a Drucker, não consistiram em resolver apenas os problemas das empresas, mas também em solucionar as questões da própria sociedade, por isso, para a empresa atingir o seu objetivo social, suas metas precisam ser alinhadas aos problemas da sociedade.

Os gestores precisam entender que tornar a empresa em uma entidade socialmente responsável, aproxima a empresa da sociedade e do seu próprio públicoalvo, construindo uma imagem positiva de sua marca.

Uma empresa que se preocupa em minimizar a emissão de resíduos, que utiliza papel reciclado, que promove ações sociais, que promove o apoio à educação, à cultura e aos esportes, que recolhe material para reciclagem e reutilização, entre tantas outras práticas, se antecipa às demandas sociais e à própria fiscalização, eximindo-se de problemas futuros, além de permanecer próxima daqueles que irão consumir os seus produtos e serviços.

Mas a empresa não deve fazer isso apenas para garantir o lucro, mas também para realmente se converter em uma fonte de soluções para os problemas da sociedade, pois o objetivo de um produto é justamente atender às necessidades do cliente e isso significa resolver o seu problema.

Uma empresa em atividade é responsável por gerar empregos, pagar salários, recolher tributos, girar a economia e produzir riquezas, motivos estes que por si só já tornam a empresa em uma fonte de soluções para os problemas sociais, mas ela não deve parar por aí, pois há outras questões igualmente importantes.

As questões ambientais também precisam estar em pauta nas reuniões executivas, com a tomada de decisões sobre como o atendimento a uma questão ambiental é importante para a sociedade e também para a geração do lucro.

A responsabilidade social precisa estar embutida nos pressupostos da Missão, Visão e Valores de uma organização, minimizando os impactos sociais causados pela presença da empresa e do próprio homem no ambiente. Seguem abaixo alguns exemplos de práticas de responsabilidade social:

• Uma fábrica de móveis pode utilizar madeira de reflorestamento como matéria-prima;

• Uma empresa que comercializa produtos esportivos pode doar bolas de futebol para um orfanato ou uma escola pública;

• Uma empresa pode doar uma pequena porcentagem de seu lucro anual para ajudar um hospital público ou uma entidade beneficente;

• Uma empresa pode se tornar mantenedora de algum projeto social ou de alguma entidade filantrópica ou desenvolver e executar os seus próprios projetos sociais.

Enfim, são tantas as medidas que uma empresa pode adotar para ajudar o desenvolvimento da sociedade que o objetivo da empresa não deixará de ser o lucro, mas a responsabilidade social será um caminho para atingi-lo.
Autor: Michael Jullier Gama Alves


Artigos Relacionados


Construindo Imagens Positivas

A Importância Da Responsabilidade Socioambiental Nas Empresas

Estudo De Caso Sobre Reciclagem Nas Indústrias Do Pólo Moveleiro De Ubá

Porte, Forma De Tributação E Natureza Jurídica Das Empresas

A Importância Dos Fundamentos Administrativos Para Gestor Contabeis

FunÇÃo Social, PreservaÇÃo Da Empresa E Viabilidade EconÔmica Na RecuperaÇÃo De Empresas

Lucratividade: Missão Principal De Uma Empresa