O ENGAJAMENTO PELA NATUREZA



O ENGAJAMENTO PELA NATUREZA


Diante do quadro caótico em que se encontra o planeta com tantas agressões ambientais, tantos problemas , tanta falta de ação é preciso que cada cidadão urgentemente busque uma nova ação no sentido de se engajar na luta pela natureza e pelo fim das agressões ambientais. Claro que querer o fim das agressões ambientais numa lógica de utilitarismo predominante em nossa sociedade pode parecer a princípio uma utopia inalcançável, porém pode ser possível se cada um de nós contribuirmos de forma solidária no dia – a – dia. É preciso desenvolver um processo de união em prol de um ambiente melhor e mais justo, pois cada um de nós precisa viver no planeta que sente os reflexos de tanta agressão e insensatez dos que dominam o mundo.
As várias conferências que tem ocorrido em nome da natureza onde os líderes mundiais se reúnem e acabam não decidindo nada provam que somente os cidadãos engajados e perfeitamente irmanados em busca do fim das agressões ambientais poderão fazer alguma coisa, pois nessas conferências predominam ainda os interesses corporativos , a luta pelo poder e transferência de responsabilidades que sabemos que são de todos. O imediatismo tão comum em nossa sociedade remete a um futuro incerto e plenamente perigoso se os homens de boa fé não tomarem conta do que é seu(o planeta) nem fizerem algo para findar ou minorar os problemas ambientais que hoje nos cercam. É preciso que cada um tenha na mente a missão plena da mudança e desenvolver mudança de hábitos e condutas para com o planeta.
A missão de findar ou minorar as agressões ambientais deve se constituir em pauta de luta e de ação. Não adianta ficar culpabilizando este ou aquele, pois todos são responsáveis e todos tem o dever moral de engajar – se na luta por um ambiente saudável e ecologicamente justo. A solução está no processo educativo onde cada um de nós seja um” professor ecológico”, trabalhando as consciências para a mudanças, reduzindo a descartabilidade, lutando por saneamento básico, buscando o fim da ignorância que leva ao desperdício, exigindo leis rigorosas e cumpridas plenamente, exigindo fiscalização e punição a quem agride o ambiente e seus seres viventes e, finalmente lutando pela natureza e pelos dias melhores que virão caso mudemos nossos comportamentos.
O engajamento pela natureza deve começar em cada local de nossa vivência, devemos alertar nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho, nossos amigos do dia – a – dia e as pessoas com que convivemos sempre. É preciso criar grupos de discussão sobre o ambiente com linguagem clara, precisa e coloquial para que todos entendam a essência da necessidade de um engajamento ecológico eficiente que não fique apenas na retórica, mas que vá para a prática e seja indutor de uma nova lógica de comportamento que leve nossos governantes a saber que progresso só tem sentido com respeito ao ambiente e aos seres de todo o planeta indistintamente. A sociedade tem de mudar , a igualdade e a democracia devem vigorar para que todos tenham acesso a educação de qualidade, acompanhamento da saúde, compreensão dos problemas ambientais e do papel de cada indivíduo na luta por um mundo melhor livre das agressões ambientais. O engajamento ecológico não é uma utopia, é um sonho possível desde que haja disposição dos indivíduos para a mudança e para o debate firme e claro sobre o que vivemos, o que fazemos e nosso papel como seres eticamente responsáveis e cidadãos plenos na busca por um mundo melhor.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Meio Ambiente : A Responsabilidade De Todos

Meio Ambiente: E Eu Com Isso?

Revolucionar A Ecologia

Nosso Papel No Planeta

O Dia Da Terra - ReflexÃo Urgente

Planeta, Responsabilidade Ambiental E Mundo Da Economia

O Meio Ambiente De Todos NÓs