Tarefas Equivocadas



É certo que existem áreas de atuação profissional e que cada vez mais as pessoas estejam se dedicando a áreas específicas dentro de sua profissão, especializando em um assunto dentro da sua própria área de conhecimento e formação. Com a área de educação não poderia ser diferente. Cada pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado compõem-se de conhecimento específicos dentro da graduação do indivíduo. Exemplo: temos médicos ortopedistas especializados em ossos da mão, temos advogados especializados em direito ambiental, temos biólogos especializados em pesca litorânea e assim por diante. A formação do professor também é assim, com absoluta certeza. Cada qual deve se especializar em sua área de graduação, ou seja, deve ter domínio da sua matéria. Afinal foi para isso que ele freqüentou, na faculdade, um curso específico e não outro. Todavia, algo estranho ocorre no planeta escola com relação a essa dinâmica de conhecimento, no que concerne aos saberes de cada profissional graduado. Devemos atentar para o fato de que todos nós devemos ser instruídos em nosso idioma materno, mas isso não nos qualifica a dar aulas de língua portuguesa, como uma coordenadora sugeriu outro dia: “Um professor de matemática é capaz dar aulas de português, mas o de português não consegue das aulas de matemática.” Ao ouvir esse disparate, dou-me conta de quanto o saber do professor é desvalorizado. Neste equívoco, o conhecimento do professor de português em sua área de atuação fica restrito ao ler e escrever, enquanto o do professor de matemática se torna o saber dos saberes. Do outro lado, os que lecionam matérias humanas teimam em dizer que as pessoas só precisam saber as quatro operações. Se assim fosse, não precisaríamos passar tanto tempo na escola.
Podemos atestar que pessoas físicas pagam assessoria a alguns profissionais no intuito de receber informações valiosas sobre o assunto no qual esta pessoa tem conhecimento. E isso confere poder a quem tem tal informação. O professor faz isso de graça, basta perguntar e atiçar seu prazer de ministrar uma aula seja para quem for. Contudo, esse saber é ignorado até por seus próprios colegas de profissão.
Ler, escrever e interpretar são habilidades muito importantes, assim com fazer contas. E apesar disso, muita gente de alto nível acadêmico continua escrevendo erradamente. A missão do professor de português não é a de alfabetizar o aluno. Estamos centrados nestas habilidades básicas por conta de o aluno não conseguir dominar esses requisitos na fase inicial de sua atuação escolar. E por que será que ele não consegue? As respostas são muitas e as mais diversas. Posso, sem reserva, enumerar desde a super lotação das salas até a péssima remuneração dos profissionais. Mas isso não vem ao caso neste momento. O que estou tentando dizer é que um professor não pode se apropriar do conhecimento de outro profissional de área adversa a sua sob pretexto algum, pois é a ausência de sentido ético. É o mesmo que dizer que uma mulher pode ser modelo, pois tem 1,80m de altura. Esse fato não faz de ninguém modelo, há outras qualidades que norteiam esta profissão. Ser professor de português não significa só saber ler e escrever, isso é o que todas as pessoas alfabetizadas deveriam ter interiorizado. Ser professor de português requer um entendimento amplo das linguagens, um conhecimento abrangente do construir a linguagem, é muito mais do que seguir uma gramática e pontuar erros e acertos, é fazer com que as palavras tenham vida em forma de significados e solidificar o conhecimento humano em sua forma global, contrapondo e ampliando diferentes culturas e línguas. Torna-se muito difícil fazer com que o professor seja valorizado, quando não há entendimento entre seus profissionais ou quando o desrespeito reina.
Autor: Silvana Spina


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