SISTEMAS COMPLEXOS E ADMINISTRACAO



Uma característica dos sistemas complexos tem a ver com a não linearidade das causas e os efeitos. O velho problema do ovo e a galinha.
Este artigo foi elaborado pelo timo de professores de Administração da Monografia AC
A organização está inserida num meio ao qual condiciona de diversas maneiras (através de sua produção, através das pautas culturais que impõe aos indivíduos que a integram, que por outro lado também integram o meio, etc.) . Mas por outro lado, as características da organização são em parte produto do meio que a condiciona. Produz para a sociedade, mas ao mesmo tempo é produzida por ela.
A terceira característica tem a ver com as formas complexas que adotam, que propõe por sua vez a problematização da escala de medição. Que significa isto?.
Vejamos: As ciências formais nos permitem uma aproximação lateral para compreender este fenômeno. Na física clássica se considera que os objetos são independentes da escala eleita para medi-los.
Supõe-se que um círculo tem uma determinada circunferência, seja medido com um metro ou uma tábua de uma polegada. Esta afirmação é válida quando os objetos a medir apresentam formas regulares, mas que passa se tivéssemos que medir a longitude da costa brasileira? ou o tamanho de uma nuvem? ou o relevo do Pico da Bandeira? ou tão somente a superfície da Lagoa dos Patos.?.
Sugestão de tema de monografia - dissertação de Administração
Assim o explicava já em 1972 B. Kosko autor do que conhecemos como "teoria dos conjuntos imprecisos"
À medida que aumenta a complexidade de um sistema, nossa capacidade de fazer enunciados precisos e significantes sobre seu comportamento decresce até um umbral além do qual a precisão e a significância (ou pertinência) tornam-se quase características mutuamente excludentes.
A modo de corolário há um princípio que se pode enunciar sucintamente - quanto mais de perto se olha um problema do mundo real, tanto mais imprecisa se torna sua solução. Isto é, que quanto mas aumentamos a precisão com respeito a um objeto de estudo dado, aumenta o grau de indefinição do mesmo.
Todo um problema...Mas todos aqueles que tivemos estreito contato com organizações, intuitivamente percebemos que isto realmente ocorre e que os comportamentos caóticos nos permitiram descobrir que, descrições tão precisas quanto se queiram, não garantem - de modo algum- a certeza na predição da situação futura do objeto de investigação.
Este é o que concretamente chamamos um sistema caótico ou complexo. O comum denominador nestes sistemas, é a incapacidade de predizer o comportamento de variáveis no médio e longo prazo. E sem dúvidas, a organização é um sistema complexo.
Assim como os meteorologistas não podem predizer as características exatas do clima no próximo mês (conquanto sabemos aproximadamente que sucederá no outono, inverno, primavera ou verão...), do mesmo modo, estamos impossibilitados deterministicamente de predizer o comportamento literal das organizações.
Significa então, que devemos prescindir da análise racional? De jeito nenhum.
Somente, queremos significar que as ferramentas conceituais com as que contamos são insuficientes, e até poderíamos dizer de alguma maneira inapropriadas. Abordamos a complexidade, com reduções ou simplificações do real, em função de nossas próprias limitações intelectuais.
Mas podemos pensar sem temor a equivocar-nos demasiadamente, que a forma que adota o “conhecimento", está mudando.
Mais um serviço de Monografia Ad - Monografias ecológicas
Uma nova epistemologia se está gestando. Talvez devamos nos reformular quanto ao significado de alguns conceitos. Ordem, causalidade, ciência, racionalidade são conceitos que adquirem outra dimensão, à luz estas reflexões.
Assim nos diz Edgard Morín a respeito:
" Este entendimento da complexidade requer uma mudança muito profunda de nossas estruturas mentais. O risco, se essa mudança de estruturas mentais não se produz, seria o de ir para a pura confusão ou a rejeição dos problemas." (1976, p. 201)
No entanto, as teorias mecanicistas que governaram o pensamento administrativo durante quase um século, centraram sua atenção na decomposição de tarefas a efeitos de analisá-las e reduzi-las à sua mínima expressão. E isto sem dúvidas significou uma revolução que possibilitou o desenvolvimento da sociedade como nunca antes a história da humanidade havia registrado.
Suporte academico a partir da construção de monografias embasadoras para seu TCC de administração de empresas
Autor: Monografia AD


Artigos Relacionados


Causa E Efeito: Discussão De Kant E Hume (part I)

Abordagem Em Monografia E Tcc - Planos De Saude Odontologicos

Administração

Paradigmas De Programação: Perspectivas Do Mundo Para A Elaboração De Softwares

A Visão De Peter Senge

Análise Do Espaço E Seus Elementos Na Perspectiva De Milton Santos

Nivel De Servico - Retorno De Estoques