A MELHOR CASA ECOLÓGICA JAPONESA



Os Japoneses estão cheios de orgulho por causa de uma maravilha tecnológica. Desta vez não se trata de uma nova invenção, mas de um conjunto delas, fazendo a diferença para o Meio Ambiente. A Panasonic disponibilizou uma série de inovações que fazem com que sua utilização seja considerada a casa mais ecológica do Planeta.

Ela utiliza painéis solares no telhado e possui uma célula combustível no quintal. A eletricidade gerada em excesso fica retida em uma bateria de íon lítio. O piso tem sistema de aquecimento e o isolamento térmico evita perdas de calor do ambiente, com a conseqüente economia de energia.

Isso é só o começo, pois os aparelhos desenvolvidos pela empresa tornam a habitação ao mesmo tempo futurista e ambientalmente correta. Sensores acompanham as pessoas em cada cômodo da casa, soprando jatos de ar quente ou frio em cada local, dependendo da época do ano. Luzes, televisão e condicionadores de ar são desligados automaticamente, ao deixar um ambiente. Ao deslocar-se para outro, elas acendem-se. A máquina de lavar economiza água e energia, pois seu bojo inclina-se. A geladeira “aprende” os hábitos dos moradores e diminui o funcionamento do motor nos horários em que normalmente ela não é aberta.

Todas estas novidades fizeram com que a Panasonic ficasse em primeiro lugar num ranking ambiental, à frente da Sharp, Mitsubishi Electric e NEC, segundo o Jornal Nikkei. O governo Japonês tem apoiado iniciativas como esta para transformar o país num exemplo de tecnologia ecológica. Isto se faz mais do que necessário porque pesquisas indicaram que a população não se preocupa demasiado com as mudanças climáticas. Por outro lado, as autoridades vêem aí uma oportunidade de faturamento que colocará o Japão na dianteira de outras nações desenvolvidas. O país é a segunda economia do mundo e o quinto maior emissor de gases do efeito estufa. Sua intensidade de carbono foi 0,24 kg de CO2 por dólar de atividade econômica em 2007 - em comparação com 0,50 kg, nos Estados Unidos e 0,40 kg, na União Europeia.

Sem dúvida esta é mais uma das Boas Notícias Verdes, pela inequívoca demonstração das autoridades de que cuidar do Meio Ambiente não é mais uma questão de moda, mas de sobrevivência, inclusive financeira.

Álvaro Sad
Autor: Álvaro Sad


Artigos Relacionados


A Energia Solar E Seus Benefícios

A EvoluÇÃo Das Boas NotÍcias Verdes

Painel Solar Fotovoltaico E Térmico

O Carro Verde Do PrÍncipe Charles

A Descoberta Do Novo PetrÓleo Verde!

O Bom Exemplo Das Cidades Verdes

Amortecedor De VeÍculos Gerando Eletricidade