Importância da Assitência de Enfermagem no Puerpério



O puerpério é o período que se inicia após a dequitação (retirada, expulsão) da placenta. A experiência de gestar, parir e de cuidar de um filho pode dar a mulher uma nova dimensão de vida e contribuir para seu crescimento emocional e pessoal. Por outro lado, pode causar desorganização interna, ruptura de vínculos e de papéis, podendo até, resultar em quadros de depressão puerperal. Este é o período no qual a autoconfiança da mulher encontra-se em crise. O puerpério é influenciado por vários fatores que desencadeia modificações, tanto internas quanto externas e, por isso, torna-se um momento carregado de sentimentos e sensações.
O período imediato puerperal é uma fase significativa de estresse psicológico e fisiológico, a perda de sangue durante o nascimento do bebê e a fadiga causada durante o trabalho de parto e outras condições podem causar complicações, no período pós-parto bactérias normalmente encontradas no corpo têm a probabilidade de proliferação após o trabalho de parto e o nascimento do bebê, isso ocorre devido a redução da imunidade da puérpera. As infecções puerperais são causadas pelas bactérias como estreptococos beta-hemolíticos, estafilococo, coliformes e outros.
A infecção é definida como resposta inflamatória provocada pela invasão ou presença de microrganismo em tecidos orgânicos. Podendo causar as seguintes complicações e infecções.
•INCONTINÊNCIA URINÁRIA- Dificuldade de urinar devido a compressão na passagem do feto na vagina.
•INFECÇÕES DAS FERIDAS LOCALIZADAS. Podendo originar uma ferida interna ou externa, quando externa pode ser infecção na episiotomia quando parto normal, ou na sutura abdominal quando cesárea.
•ENDOMETRITE- É uma infecção no endométrio que pode ser causada pelas bactérias da flora vaginal.
•SALPINGITE- É uma infecção nas trompas de falópio, causadas pelas bactérias gonococos.
•PARAMETRITE- É uma infecção do tecido conjuntivo abdominal.
•PERITONITE- É uma infecção no peritônio causando uma dor intensa no baixo ventre.
•MASTITE- É uma infecção nas mamas causando dor intensa, edemas, rubores.
•HEMORRAGIA PUERPERAL- Ocorre no período das primeiras 24 horas do pós-parto havendo perda sanguinea em torno de 300 a 500m ml.
•DEPRESSÃO PÓS-PARTO- Sentimentos de irritabilidade, choro freqüente, sentimentos de desamparo e desesperança.
No período puerperal, vários cuidados á mulher fazem parte das ações dos profissionais de saúde, principalmente a enfermagem, que deverão estar aptos a esta assistência e para que isso aconteça é necessário a aquisição de profissionais qualificados e comprometidos de forma pessoal e profissional, que recebam a parturiente com respeito, ética e dignidade, além de serem incentivadas e orientadas a exercerem a sua autonomia no papel ativo da mulher no parto, como também serem protagonistas de suas vidas e repudiarem qualquer tipo de discriminação e violência que possam comprometer os direitos de mulher cidadã.
A assistência de enfermagem em pacientes no puerpério é muito importante porque uma assistência qualificada pode evitar grandes danos para a paciente como, riscos de infecções, danos psicológicos. Sendo assim, a puérpera bem informada e preparada para cuidar de seu bebê e de sua recuperação pós-parto possui menos riscos de qualquer complicações.
Autor: ANTONIO CARLOS BOLONHA JUNIOR


Artigos Relacionados


InfecÇÃo Purperal

Psicose Puerperal

Recem Mama

Fatores Que Determinam A Escolha Do Tipo De Parto Pela Mulher...

Assistência De Enfermagem No Puerpério

InfecÇÃo E Hemorragia: Principais Agravos Do PÓs-parto. Lisiene Lopes Da Costa; Joseneide Barbosa Almeida

Infecção Hospitalar